A Região Sul do país é destaque quando se verifica os indicadores de saúde, taxa de mortalidade, qualidade de vida e educação. A região concentra uma área industrial significativa, que se estende de Curitiba (PR) até Blumenau em Santa Catarina e outra área que se prolonga é Porto Alegre, para o norte, tendo como centro a cidade de Caxias do Sul (RS). Muito influente na economia do país, a população do sul sofreu influências de imigrantes italianos e alemães, se tornando um grande polo turístico e cultural.

O Ranking Connected Smart Cities 2017 feito pela Urban Systems, aponta que, dos 11 eixos de análise das cidades inteligentes, Curitiba está entre os cinco melhores do Brasil em sete deles: 1º em Educação, 2° em Meio Ambiente, 3° em Urbanismo, Empreendedorismo e Governança e 4° em Mobilidade e Acessibilidade e Tecnologia e Inovação.

Já a cidade de Florianópolis se destaca por ser uma das cidades que mais geram conhecimento tecnológico- de acordo com o CEO da Urban Systems, Thomaz Assumpção, “Não é por acaso que a cidade também é uma das Melhores para se Fazer Negócios, com destaque para a Capital Humano, setor atrelado ao desenvolvimento de eixos de educação, empreendedorismo e tecnologia e inovação”.

Porto Alegre, uma das principais capitais do país, se destaca em eixos como Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Inovação, empreendedorismo e economia: “A cidade tende a ter um salto em seu desenvolvimento com a recente Concessão do Aeroporto, importante infraestrutura de mobilidade já analisada no Ranking Connected Smart Cities. Com os investimentos que receberá, irá dinamizar a economia da cidade, ampliando sua área de influência estratégica de negócios”, aponta Thomaz Assumpção.

O Encontro Regional Sul, promovido pelo Connected Smart Cities 2018, será realizado no dia 26 de Outubro de 2017.