Jamile Sabatini Marques trabalha na área de Cidades Mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis por meio da Fecomércio/SC, na qual atua como Presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação. É membro do conselho do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD), membro do Comitê Assessor do Programa Start-up Brasil do MCTIC, participa do grupo de trabalho da Indústria 4.0 do MDIC, é membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis/SC. Além disso, compõe a Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação da CNC e atua na Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) como Diretora de Inovação e Fomento.

De acordo com ela, “O Connected Smart Cities vem trazendo este tema à tona em várias regiões do país e agora Florianópolis, reconhecida como a ‘capital da inovação’, será a anfitriã do Encontro Regional Sul integrando academia, governo e sociedade. É primordial sensibilizar os agentes públicos quanto à relevância do bem-estar das pessoas e do capital humano nas cidades”.

Jamile Sabatini ressalta a importância do mapeamento da região sul, escutando os principais atores locais para identificar os problemas e trazer soluções: “É fundamental que as cidades se tornem mais humanas e inteligentes, com o foco voltado para as pessoas. Abordamos várias dimensões para que as cidades sejam mais inteligentes, como: um olhar de desenvolvimento econômico com empreendedorismo e inovação, mobilidade, governança, pessoas, lugar, sustentabilidade, identidade e social para o desenvolvimento de cidades voltadas aos seus cidadãos”.

Ela confirmou a presença como palestrante no Encontro Regional Sul, que acontecerá em Florianópolis no dia 26 de outubro de 2017, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos e a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.