Fundada em 1973, a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização independente, mantida pelo setor privado e sem fins lucrativos. A CCBC tem como principal objetivo promover o intercâmbio comercial, cultural e tecnológico entre Brasil e Canadá, por meio de produtor e serviços diferenciados e inovadores. Arminio Calonga, responsável pelo Desenvolvimento de Negócios para a CCBC, afirma que “A eficiência na gestão é o caminho mais inteligente a ser seguido por países em desenvolvimento, como o Brasil. Por isso eventos como o Connected Smart Cities são fundamentais: eles trazem o tema para a pauta das cidades, mostram que o uso da tecnologia é necessário e, mais do que isso, permitem que os gestores encontrem soluções e parcerias para os desafios que enfrentam em suas cidades”.

De acordo com ele, “as novas tecnologias tornam as cidades mais eficientes, amigáveis e barateiam alguns serviços. Por exemplo: pode-se gerenciar remotamente a iluminação pública, reduzindo os custos, e o sistema de tráfego, facilitando a mobilidade. O monitoramento das cidades com câmeras integradas a uma central favorece o aperfeiçoamento de políticas de segurança e de trânsito. As possibilidades são inúmeras”.

Arminio Calonga ainda ressalta que o primeiro passo para o desenvolvimento de Smart Cities no Brasil é planejar a longo prazo e planejar as ações com a participação da sociedade: “Algumas cidades já estão se desenvolvendo iniciativas nesse sentido, como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, muitas vezes com parceiros privados”.

O Connected Smart Cities acontecerá nos dias 04 e 05 de setembro em 2018, no Centro de Convenções Frei Caneca em São Paulo. Para mais informações, clique aqui.