A Prefeitura de Cuiabá desenvolveu um processo, coordenado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, que implanta o sistema de coleta seletiva realizado em conjunto com um trabalho de orientação, atualmente presente em mais de 20 bairros da cidade.

O objetivo da iniciativa é reaproveitar resíduos sólidos, o que, além de minimizar a quantidade de lixo nos aterros, promove a geração de renda e melhora a situação de trabalho dos garis. A prefeitura realiza esse trabalho em conjunto com cooperativas e, além da implantação da coleta seletiva por meio de um caminhão para coleta e de um espaço para separação e prensa do material, está sendo realizando um trabalho de educação ambiental através de panfletagem e campanhas pela cidade.

Além da coleta de lixo doméstica, empresas de grande porte devem se cadastrar na Secretaria de Serviços Urbanos para o controle da produção de resíduos sólidos. A cidade já conta com aproximadamente 300 empresas cadastradas para o controle do volume de resíduos gerados.