ADRIANA LEVISKY

Arquiteta urbanista sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA São Paulo, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB na Comissão de Edificações e Uso do Solo (CEUSO), conselheira do Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo – CMPU e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS. A sua atuação na Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana é focada em elaborar soluções e ações específicas relacionadas às questões de legislação urbanística e edilícia, ao desenvolvimento e aprovação de empreendimentos complexos, bem como, à elaboração de acordos de vizinhança e à viabilização de interlocuções e modelos de cooperação público-privados. É graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP e mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH USP.

ALBERTO TEIXEIRA

É sociólogo e professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado em Análisis Social pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M).

ANA CARLA BLIACHERIENE

Advogada. Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP). Livre-docente pela USP. Mestre e doutora pela PUC-SP. Estuda: controle, eficiência e transparência da administração pública, novas tecnologias aplicadas à qualidade da gestão pública e desafios jurídicos, sociais e de gestão para a implantação das cidades inteligentes.

CLAUDIO BERNARDES

Engenheiro Civil – Escola de Engenharia Mauá (IMT)

Master of Engineering – University of Sheffield (U.K.)

Especialização em Engenharia de Produção para Construção Civil (Fundação Vanzollini – USP)

Professor da cadeira de Desenvolvimento Urbano do curso de MBA em Negócios Imobiliários – ESPM

Ex Presidente do Secovi-SP

Presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP

Presidente do Conselho de Gestão da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento do Municipio de São Paulo

Colunista da Folha de São Paulo

Membro do HPF – Habitat Professionals Forum – vinculado ao UN- Habitat

Membro do Comite Tecnico Internacional do IPMS (International Procedures Measurement Standards)

Diretor Presidente da Ingaí Incorporadora S/A


CRISTIANO LOPES SAITO

Engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica/USP com experiência internacional nos mercados de infraestrutura para energia e transporte. Profissional com carreira internacional, já trabalhou na Argentina, Suíça e França gerenciando equipes multiculturais com alcance global. Atualmente, é Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Veículos Leves sobre Trilhos na Alstom América Latina e promove soluções inovadoras de transporte através da integração de modais e reurbanização de nossas cidades.

DANIELLE ANDRADE

Engenheira eletrônica pela UFPE (2001) com mestrado em Telecomunicações pela Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim, Alemanha (2005), atua como Gerente de Projetos do Instituto de inovação CESAR desde 2010, liderando projetos principalmente nas áreas de desenvolvimento de software e sistemas embarcados. Entusiasta do design, vem atuando fortemente em projetos para desenvolvimento de cidades inteligentes, centrados não apenas em tecnologia, mas no design colaborativo dessas soluções.

EDUARDO ARCAS

Como Gerente de Cloud e IoT, Eduardo tem liderado as discussões e oportunidades da Ericsson em IoT na América Latina e no Caribe. Nos últimos 7 anos tem trabalhado com temas de IOT / M2M tanto com operadores como com empresas. Seu principal foco de atuação está nas Verticais: Saúde, Transporte, Cidades e casas Inteligentes. Para o setor de Transportes, ele foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da solução dos ônibus 3G conectados em Curitiba (Brasil), conhecida em todo o mundo. Eduardo trabalhou com a maior parte do portfólio da Ericsson, de fixo para redes móveis e participou ativamente dos grandes projetos de 2G, 3G e 4G com operadoras na América Latina, América do Norte e Ásia. Eduardo é Engenheiro Eletrônico pós-graduado em Administração (M.B.A.).

FÁBIO MARIZ GONÇALVES

Graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma Universidade (1999).
Leciona na FAUUSP desde 1989, onde presidiu a Comissão de Graduação entre 2009 e 2014. Lecionou na Universidade São Judas Tadeu, no Centro Universitário das Faculdades Alcântara Machado, na Universidade Brás Cubas, Universidade Ibirapuera e coordenou o curso de arquitetura de Universidade Anhembi Morumbi.Sócio da Projeto Paulista de Arquitetura entre 1989 e 2003. Onde desenvolveu projeto de arquitetura e urbanismo. Destacando os projetos de Urbanização da Favela do Jaguaré – São Paulo (2003), da Operação Urbana Água Espraiada (2000) e de Urbanização de Favelas e Recuperação Ambiental da Área Jardim Santo André – Lote 2 (1999).Entre Julho de 2014 e Janeiro de 2017 foi Diretor do Departamento de Urbanismo – DEURB da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU da Prefeitura de São Paulo. Quando participou da elaboração da Lei nº16.402/2016, o Zoneamento do Município de São Paulo e coordenou o Decreto nº 57.537/2016 que Instituiu os Planos Regionais das Subprefeituras.Entre Janeiro e Dezembro de 2016 foi Presidente da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana – CPPU.

FELIPE FERREIRA FONTES

Com uma bem sucedida carreira profissional em grandes empresas como bancos, companhias aéreas e indústrias, em 2012 Felipe Fontes decidiu deixar tudo para trás para empreender em iniciativas de impacto social. Hoje é CEO da NEARBEE e colabora com diversas iniciativas de inovação e empreendedorismo.

FILIPE ROCHA

Turismólogo, Pós graduado em Administração e Mestrando em Políticas Públicas.
Atua no desenvolvimento de projetos integrando Tecnologia e Políticas Públicas, possui trabalhos reconhecidos no Brasil e Exterior e aplicações práticas em municípios brasileiros de pequeno e médio porte.

FRANZ WAGNER DAL BELO

Professor, Diretor de Inovação na SEIDE da Prefeitura Municipal de Maringá-PR, Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, Coordenador Curso Técnico de TI do IST Maringá, Ex-Presidente da Câmara Técnica de TI do CODEM, Ex-Coordenador do TicNova e Hackathon, Consultor e Palestrante em Inovação e Gamificação Educacional e Empresarial.

GERMANO GUIMARÃES

Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas e pós-graduado em Liderança Global pela Georgetown University em Washington. Trabalhou na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. No Governo Federal, trabalhou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica em Brasília. Foi assessor de Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou no Instituto Endeavor. Ex-presidente do iClass – Associação Iberoamericana de Liderança para a Competitividade e cofundador do Big Bang – Encontro de jovem líderes e empreendedores da América Latina. Atualmente é Diretor e Cofundador do Instituto Tellus. Em 2010 foi duplamente premiado pelo Prêmio Mario Covas nas categorias de Inovação e Excelência em Gestão Pública. Hoje faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Natura, membro do Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso e curador do Global Shapers do World Economic Forum.

GUSTAVO BORBA GUIMARAES

Engenheiro Mecânico pela Unicamp.
Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA
MBA – Gestão Empresarial pela FGV
20 anos de experiência em desenvolvimento de produto e tecnologias aplicadas em processo produtivo.
Atuou em empresas como Embraer, Safran, Dupont entre outras.
Fundou em 2013, a THRUONE que desenvolve projetos inovadores com alta tecnologia, além de ser fornecedora da EMBRAER para serviços de engenharia.
Em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos e a FATEC-SP, a THRUONE está desenvolvendo o projeto Smart Circuit City que vai integrar diversas tecnologias do estado da arte para prover uma solução turnkey para melhoria da mobilidade urbana e da qualidade do ar das cidades com a redução da emissão de CO2, NOx e material particulado.

HELOÍSA PROENÇA

É arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Foi Secretária de Planejamento do Município de São Paulo de 1999 a 2000 e presidente da Empresa Municipal de Urbanização em 2005.

É integrante da equipe de coordenação do Plano Diretor Estratégico desde 1979, tendo participado de sua elaboração ao longo de cinco gestões administrativas da Prefeitura de São Paulo. Entre 1999 e 2000 foi presidente da Comissão Normativa de Legislação Urbanística – CNLU.

Com mais de 30 anos de experiência em planejamento urbano e gestão pública, prestou consultoria a diversas entidades, como o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Curitiba, Banco do Brasil e Metrô. Entre 2007 e 2009 foi consultora da Prefeitura de Bogotá (Colômbia).

Eleita “Personalidade do Ano 2005” em “Gestão de Políticas Públicas para as Cidades” pelo Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo – SEESP.


ISABEL GONZÁLEZ MIERES

Isabel González Mieres é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Oviedo (Espanha) e é certificada como PMP pelo Project Management Institute. Atua na thyssenkrupp desde 1998, em diferentes áreas de projetos de Gerenciamento de Contas, Desenvolvimento de Negócios e Infraestrutura para escadas e esteiras rolantes. Desde 2010, é Chefe de Projetos no Centro de Inovação da thyssenkrupp Elevator, onde coordena mundialmente o Conselho Operacional de Patentes para escadas e esteiras rolantes.

JP AMARAL

Cofundador da rede Bike Anjo (bikeanjo.org) e atualmente coordena o projeto “Bicicleta nos Planos” (bicicletanosplanos.org). Ele é formado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, trabalha com e pela mobilidade urbana sustentabilidade desde 2008 e é certificado como auditor na metodologia BYPAD – Assessoria em Planejamento para Bicicleta. Ele também é membro da rede Red Bull Amaphiko de empreendedores sociais e do Programa de Líderes do Futuro da Chanceler Alemã pela Fundação Alexander von Humboldt, atuando em cooperação internacional pela bicicleta.

LUIZ ANTÔNIO DA COSTA SILVA

Graduado em Direito pela UNIPLAC, mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC e Empreendedorismo em Telecomunicações pela Universidade SOFRECOM – França. Executivo de TIC, exercendo cargos diretivos na BrasilTelecom, Teltec Solutions e atualmente Vice-presidente de Tecnologia do CIASC.

MARCELO NUNES DA SILVA

Engenheiro Florestal, Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos pela FAAP e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, atuou por 05 anos, pelo SEBRAE-SP, como consultor de Desenvolvimento Local e Territorial; Responsabilidade Empresarial e como facilitador do seminário desenvolvido pela ONU – Empretec. Atualmente é coordenador do Centro para a Competitividade e Inovação no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde a 07 anos conduz o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais, foi responsável pela criação do APL Aeroespacial e de Defesa e hoje coordena o APL de Tecnologia da Informação e Comunicação.

MARCELO REBELO

Marcelo Rebelo é apaixonado por espaços públicos. É o Fundador da CrowdPlaces e idealizador do Praças. É Urbanista, criador da metodologia Lean Places, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com especialização em Planejamento e Gestão de Cidades pela USP Cidades.

Anteriormente trabalhou na Prefeitura de São Paulo com Habitação de Interesse Social e Urbanização de Favelas, onde coordenou o Projeto Heliópolis e participou de consultoria na cidade de Durban, África do Sul. Foi também coordenador do curso de pós-graduação “Habitação e Cidade” pela Escola da Cidade.


MYRIAM TSCHIPTSCHIN

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura pela Universidad de Alcalá – Madri. Mestre pela FAU- USP na área de Planejamento Urbano e Regional. LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC). Líder do Núcleo de Urbanismo Sustentável no Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

PEDRO CONCY

Apaixonado por Educação, Empreendedorismo e Inovação. Juntou suas paixões e fundou a Estante Mágica, startup educacional que mais publicou títulos infantis no Brasil em 2016. Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense e com diploma de Empreendedorismo em Stanford, não sai de casa sem um livro embaixo do braço.

RONI HIRSCH

Roni Hirsch vive uma carreira multidisciplinar que alinha a função de pai, artista, cenógrafo e designer com 20 anos de experiência em diversos mercados nacionais e internacionais. Estudou arte antiga na Índia e Educação não Formal em Israel.
Apaixonado pela criação de espaços diversos, pelo universo da criança, e instalações artiísticas de grande porte fundou, juntamente com sua sócia Helo Paoli em 2014 o Erê Lab, empresa de mobiliário urbano lúdico Brasileira que visa reconectar a criança com a cidade fortalecendo seu papel como cidadã.
O Erê Lab nasceu de uma inquietação do artista sobre o futuro das cidades e das crianças. Queremos provocar a transformação através do uso da forma, materiais e dos espaços nos quais os equipamentos são inseridos na vida das cidades. O artista passou a estudar o tema de como somar o brincar à brasilidade e à espontaneidade da rua. Escreveu o Manifesto pela criança do século XXI, base criação de uma cultura cidadã para o futuro. Uniu-se então a esse sentimento uma nova estética de brinquedos infantis, fazendo uso de diversos materiais. Bagagem de seus 20 anos de experiência com cenografia.”O Erê foi concebido para ser apropriado por quem o usa, trazendo o olhar, o toque e a participação de quem passa. Todos são participantes do Erê Lab.”.
Nesses dois anos e meio o Erê Lab surgiu, cresceu e ganhou alguns prêmios como Artemisia Lab primeira infância, Prêmio de Design da Museu da Casa Brasileira e o mais recente Prêmio Mais Movimento do PNUD (Orgão ligado a ONU Pelo Desenvolvimento Humano).

SHAWN SLACK

Shawn Slack é Diretor de Tecnologia da Informação da Cidade de Mississauga. Ele liderou a visão e o plano de fornecer todos os serviços da cidade online. Lidera ativamente a transformação digital dos serviços da cidade, sendo fortemente ativo em relação à segurança pública. Atualmente, está envolvido em iniciativas de cidades inteligentes guiadas pelo Plano Diretor de TI da cidade.

VIVIAN BLASCO

Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) PUCSP. Especialista em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing UFMG Universidade Federal de Minas Gerais. Sócia na Agência Conversa Sustentável. Coach pela SLAC Coaching. Certified Practitioner (PNL) pela Master Solution Institute. Professora na FGV-EAESP- Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Mackenzie – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora no Complexus – Núcleo de Estudos da Complexidade na PUCSP. Autora do livro: Cidades em Tempos Sombrios. Barbárie ou Civilização pela Paco Editorial.