ADRIANA CARVALHO

Adriana Carvalho é gerente dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. É responsável por promover o envolvimento e o avanço das práticas de empoderamento das mulheres e igualdade de gênero nas empresas, ministra oficinas e palestras sobre o tema, lidera parcerias da ONU Mulheres com empresas e é membro de vários grupos que discutem igualdade de gênero, dentre eles, a Aliança, o Movimento 360 e o grupo Mulheres do Brasil. Adriana Carvalho é graduada em economia pela FAAP com especialização pela FGV e mestrado em administração de empresas pelo Insper. Sua dissertação de mestrado foi sobre o tema de Mentoring. Tem experiência profissional nas áreas da Supply Chain, Comercial e Financeira de multinacionais, e durante 11 anos ocupou posições de liderança na Dow Brasil.

ADRIANA LEVISKY

Arquiteta urbanista sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura – AsBEA São Paulo, representante do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB na Comissão de Edificações e Uso do Solo (CEUSO), conselheira do Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo – CMPU e do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS. A sua atuação na Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana é focada em elaborar soluções e ações específicas relacionadas às questões de legislação urbanística e edilícia, ao desenvolvimento e aprovação de empreendimentos complexos, bem como, à elaboração de acordos de vizinhança e à viabilização de interlocuções e modelos de cooperação público-privados. É graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU USP e mestre pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – FFLCH USP.

ADRIANO YAMAOKA

Pós-graduado em administração de empresas com foco em estratégia empresarial pela EAESP-FGV. Eng. eletricista pela Faculdade de Engenharia São Paulo (FESP) com ênfase em Telecomunicações. Há mais de 10 anos desenvolvendo mercado de soluções sem fio para aplicações M2M, IoT e Cidades Inteligentes.

ALBERTO TEIXEIRA

É sociólogo e professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pós-doutorado em Análisis Social pela Universidad Carlos III de Madrid (UC3M).

ALFREDO SIRKIS

Alfredo Sirkis é gestor ambiental e urbanístico, jornalista, escritor e roteirista de TV e cinema brasileiro. Atualmente, é diretor executivo do “think tank” Centro Brasil no Clima (CBC) dedicado às mudanças climáticas. Até final de 2014 foi deputado federal e presidente da Comissão de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC) e um dos vice-presidentes da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados. Foi vereador em quatro mandatos, secretário municipal de urbanismo e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), entre 2001 e 2006 e secretário municipal de meio ambiente, entre 1993 e 1996, na cidade do Rio de Janeiro.

ANA CARLA BLIACHERIENE

Advogada. Professora da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP). Livre-docente pela USP. Mestre e doutora pela PUC-SP. Estuda: controle, eficiência e transparência da administração pública, novas tecnologias aplicadas à qualidade da gestão pública e desafios jurídicos, sociais e de gestão para a implantação das cidades inteligentes.

ANA CAROLINA UTSCH CORRÊA

Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais, com graduação em Ciências Sociais e em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. É administradora pública do Governo de MG desde 2008, tendo atuado nas áreas de segurança pública, urbanismo e planejamento. Atualmente coordena cursos de qualificação do PRONATEC na UTRAMIG.

ANA PAULA WICKERT

Arquiteta e Urbanista pela UFSM (1998), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2002) e MBA em gestão de marketing pela FGV (2010). Atualmente é Secretária de Planejamento na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, e Professora e pesquisadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF.

ANDRÉ GOMYDE

André Gomyde é Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, da Frente Nacional de Prefeitos; Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República; Membro do Júri do World e-Government Awards, na Coreia do Sul; e Diretor da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal – Terracap.

ANDRÉ SPÍNOLA

É advogado e atualmente é gerente nacional de atendimento às empresas de comércio e de serviços do Sebrae, onde trabalha há 13 anos e já contribuiu com as agendas de políticas públicas e desenvolvimento territorial. É pós graduado em políticas públicas para pequenos negócios e também em movimentos sociais e democracia participativa, tem MBA em gestão empresarial e mestrado em Desenvolvimento Territorial pela Universidade de Valência/ESP. A unidade que gerencia atualmente é responsável por projetos e programas nacionais de economia digital, smart cities, destinos turísticos inteligentes, economia criativa, negócios de impacto social, comércio varejista, dentre outras.

ANTONIO RAVIOLI

Antonio Ravioli é graduado em Economia e faz mestrado em Medicina Preventiva, ambos na USP. Trabalhou dois anos na Macroplan, consultoria estratégica para o setor público; desde julho/2016 trabalha na SP Negócios, com regulamentação de aplicativos de transporte individual e com projetos de desestatização.

BILL ASH

Bill Ash é Diretor de Programa de Tecnologia Estratégica da IEEE Standards Association. Bill recebeu sua BSEE da Escola de Engenharia da Universidade de Rutgers. Seu histórico é na indústria de RF, onde trabalhou como engenheiro de aplicações em sistemas de comunicação sem fio. Bill faz parte da IEEE Standards Association (IEEE-SA) há mais de 13 anos, trabalhando com grupos de desenvolvimento de padrões abrangendo tecnologias como emissões de RF, recursos energéticos distributivos, redes inteligentes e o National Electrical Safety Code®. Ele atualmente supervisiona as atividades relacionadas às smart cities, smart grid e eHealth para o IEEE-SA.

BRUNA SANTOS

Formada em Relações Internacionais pela Universidade Fedral do Rio Grande do Sul (2010) e tem mestrado em Administração Pública pela School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia (2014). Bruna atualmente é gerente de Gestão de Conhecimento da Comunitas, presidente do Conselho da Open Knowledge e leciona inovação na gestão pública como professora adjunta da Universidade de Columbia.

BRUNO MIRANDA

Bruno Miranda é Historiador pela PUC-MG, Cirurgião Dentista pelo Centro Universitário Newton Paiva e possui MBA em Gestão Executiva em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. É Secretário Adjunto de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, tendo ocupado anteriormente os cargos de Vereador (2009 – 2016) e Secretário de Esporte Lazer (2013 – 2014). Já trabalhou no Governo do Estado de Minas Gerais nas Secretarias de Defesa Civil (2008 – 2009) e Desenvolvimento Regional e Política Urbana (2005 – 2008). Atualmente exerce também o cargo de 1º vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista do Estado de Minas Gerais; membro do Conselho Curador da Fundação Leonel Brizola em Minas Gerais, com atuação na área da Educação e ênfase em Educação à distância, como tutor da ULB (Universidade Aberta Leonel Brizola – MG).

BRUNO PEREIRA

É sócio do Radar PPP. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo (USP). Foi coordenador da Escola de Formação da Sociedade Brasileira de Direito Público – SBDP (2005), instituição em que atuou como pesquisador (2004-2006). Também possui experiência como pesquisador do GVlaw, Programa de Educação Continuada e Especialização da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (2006-2008). Trabalhou como assessor de diretoria da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), colaborando com as atividades da Superintendência Jurídica (2009-2010). Foi sócio da sociedade de advogados Barbosa e Spalding Advogados e atuou como consultor em projetos de infraestrutura desenvolvidos no âmbito da FIPECAFI – Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras.

CARLOS ENRIQUE FRANCO AMASTHA

O prefeito Carlos Enrique Franco Amastha nasceu na cidade de Barranquilla, Colômbia, e reside no Brasil há mais de 30 anos, onde formou sua família e estabeleceu inúmeros empreendimentos empresariais.

O prefeito Amastha aplica a sua visão empreendedora em favor do serviço público em diversas áreas, sendo responsável pela transformação da mobilidade urbana da Capital, pela a estruturação do Programa de Modernização da Gestão Escolar e pela atração de investimentos da iniciativa privada para a infraestrutura urbana.


CLARISSA GAROTINHO

Clarissa Garotinho é Secretária de Desenvolvimento, Emprego e Inovação da Prefeitura do Rio de Janeiro. Jornalista, foi dirigente da União Nacional dos Estudantes, Vereadora e Deputada Estadual. Em 2014, foi a mulher mais votada do país para o cargo de deputada federal.

CLAUDIO BERNARDES

Engenheiro Civil – Escola de Engenharia Mauá (IMT)

Master of Engineering – University of Sheffield (U.K.)

Especialização em Engenharia de Produção para Construção Civil (Fundação Vanzollini – USP)

Professor da cadeira de Desenvolvimento Urbano do curso de MBA em Negócios Imobiliários – ESPM

Ex Presidente do Secovi-SP

Presidente do Conselho Consultivo do Secovi-SP

Presidente do Conselho de Gestão da Secretaria de Urbanismo e Licenciamento do Municipio de São Paulo

Colunista da Folha de São Paulo

Membro do HPF – Habitat Professionals Forum – vinculado ao UN- Habitat

Membro do Comite Tecnico Internacional do IPMS (International Procedures Measurement Standards)

Diretor Presidente da Ingaí Incorporadora S/A


CRISTIANO LOPES SAITO

Engenheiro de produção formado pela Escola Politécnica/USP com experiência internacional nos mercados de infraestrutura para energia e transporte. Profissional com carreira internacional, já trabalhou na Argentina, Suíça e França gerenciando equipes multiculturais com alcance global. Atualmente, é Diretor de Desenvolvimento de Negócios para Veículos Leves sobre Trilhos na Alstom América Latina e promove soluções inovadoras de transporte através da integração de modais e reurbanização de nossas cidades.

DANIEL ANNENBERG

Daniel Annenberg é secretário municipal de Inovação e Tecnologia. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), comandou a reestruturação do Detran-SP, maior órgão de trânsito da América Latina, entre 2011 e 2016. É um dos idealizadores do programa Poupatempo, reconhecido pelo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, projeto do qual foi superintendente por dez anos, entre 1996 e 2006. Foi sócio-fundador da Res Pública, consultoria em serviços públicos na qual atuou por cinco anos (2006 – 2011). Trabalhou ainda na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e na Secretaria de Administração Federal, entre outros órgãos municipais como a Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde contribuiu na elaboração do Guia de Serviços Públicos e na criação do projeto das subprefeituras.

DANIEL BLANCO

Mais de 10 anos de experiência no Mercado de Telecomunicações, Engenheiro de
Telecomunicações, pós-graduado (MBA) FGV em Gestão Estratégica de Negócios.Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento na Siemens, com foco em equipamentos de telecomunicações, como Gerente Regional de Projetos da Huawei e como Chefe do Departamento de Vendas para Soluções Inteligentes da Furukawa.Especialista em equipamentos de rede de telecomunicações e atualmente desenvolve projetos de SmartCity e SmartGrid.

DANIEL LANÇA

Daniel Perrelli Lança é advogado e professor. É especialista em Advocacia Pública e Mestre em Ciências Jurídico-Politicas pela Universidade de Lisboa – Portugal. Livre-Pesquisador do Institute of Advanced Legal Studies – Universidade de Londres – UK. Foi Procurador-Geral dos Municípios de Itabira/MG e Itapemirim/ES. É fundados da startup SmartGov, um “think and do tank” de inovação para o setor público. Autor de diversos livros e artigos acadêmicos.

DANIELLE ANDRADE

Engenheira eletrônica pela UFPE (2001) com mestrado em Telecomunicações pela Universidade de Ciências Aplicadas de Mannheim, Alemanha (2005), atua como Gerente de Projetos do Instituto de inovação CESAR desde 2010, liderando projetos principalmente nas áreas de desenvolvimento de software e sistemas embarcados. Entusiasta do design, vem atuando fortemente em projetos para desenvolvimento de cidades inteligentes, centrados não apenas em tecnologia, mas no design colaborativo dessas soluções.

DAVID OKEEFE

David O’Keefe é Country Manager Brasil da LUCA Data-Driven Decisions, a unidade de Big Data da Telefonica. A Telefonica LUCA já realizou projetos para clientes como o Banco Mundial, as Prefeituras de São Luis do Maranhão, Guarujá e outros municípios brasileiros, Transport for London, Highways England, Barcelona, Valencia, a Secretaria do Turismo do Espirito Santo, além de empresas como Starbucks, Nike, Unilever e Santander. A Telefonica LUCA analisa os dados anonimizados de milhões de registros por dia para produzir pesquisas de origem/destino, estudos de demanda para transporte interurbano, indicadores do impacto econômico do turismo e perfil dos visitantes de eventos públicos. David é formado em Economia pela Rutgers University (USA), com Mestrado da University of Sussex (UK). Executivo e empreendedor na área de tecnologia há mais de 20 anos, ele tem passagens por Citrix, Catho, IT Midia, CMP Media e FDIC, e foi fundador da Lampada Global Services.

EDUARDO ARCAS

Como Gerente de Cloud e IoT, Eduardo tem liderado as discussões e oportunidades da Ericsson em IoT na América Latina e no Caribe. Nos últimos 7 anos tem trabalhado com temas de IOT / M2M tanto com operadores como com empresas. Seu principal foco de atuação está nas Verticais: Saúde, Transporte, Cidades e casas Inteligentes. Para o setor de Transportes, ele foi um dos principais responsáveis pelo sucesso da solução dos ônibus 3G conectados em Curitiba (Brasil), conhecida em todo o mundo. Eduardo trabalhou com a maior parte do portfólio da Ericsson, de fixo para redes móveis e participou ativamente dos grandes projetos de 2G, 3G e 4G com operadoras na América Latina, América do Norte e Ásia. Eduardo é Engenheiro Eletrônico pós-graduado em Administração (M.B.A.).

EDUARDO SCHAEFFER

Antes do ZAP, Schaeffer foi sócio responsável pela área comercial da empresa Webra, principal desenvolvedora de soluções Web no Brasil, entre os anos de 1995 e 2001. Ainda neste setor, atuou como diretor comercial da Promon e como consultor de e-business para empresas como Itaú, Camargo Correa, TAM, entre outras.

Schaeffer é pós-graduado em Gestão Estratégica pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e bacharel em Engenharia Mecânica pelo Mackenzie. É tido como fonte do mercado imobiliário por diversos veículos especializados neste setor e também no de economia.


FÁBIO KON

Fabio Kon é o Coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Internet do Futuro para Cidades Inteligentes onde conduz pesquisa sobre Cidades Inteligentes e Empreendedorismo Digital. Fabio é Professor Titular de Ciência da Computação do IME-USP e Coordenador-Adjunto de Pesquisa para Inovação da FAPESP.

FÁBIO MARIZ GONÇALVES

Graduação pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma Universidade (1999).
Leciona na FAUUSP desde 1989, onde presidiu a Comissão de Graduação entre 2009 e 2014. Lecionou na Universidade São Judas Tadeu, no Centro Universitário das Faculdades Alcântara Machado, na Universidade Brás Cubas, Universidade Ibirapuera e coordenou o curso de arquitetura de Universidade Anhembi Morumbi.Sócio da Projeto Paulista de Arquitetura entre 1989 e 2003. Onde desenvolveu projeto de arquitetura e urbanismo. Destacando os projetos de Urbanização da Favela do Jaguaré – São Paulo (2003), da Operação Urbana Água Espraiada (2000) e de Urbanização de Favelas e Recuperação Ambiental da Área Jardim Santo André – Lote 2 (1999).Entre Julho de 2014 e Janeiro de 2017 foi Diretor do Departamento de Urbanismo – DEURB da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – SMDU da Prefeitura de São Paulo. Quando participou da elaboração da Lei nº16.402/2016, o Zoneamento do Município de São Paulo e coordenou o Decreto nº 57.537/2016 que Instituiu os Planos Regionais das Subprefeituras.Entre Janeiro e Dezembro de 2016 foi Presidente da Comissão de Proteção da Paisagem Urbana – CPPU.

FELIPE FERREIRA FONTES

Com uma bem sucedida carreira profissional em grandes empresas como bancos, companhias aéreas e indústrias, em 2012 Felipe Fontes decidiu deixar tudo para trás para empreender em iniciativas de impacto social. Hoje é CEO da NEARBEE e colabora com diversas iniciativas de inovação e empreendedorismo.

FILIPE ROCHA

Turismólogo, Pós graduado em Administração e Mestrando em Políticas Públicas.
Atua no desenvolvimento de projetos integrando Tecnologia e Políticas Públicas, possui trabalhos reconhecidos no Brasil e Exterior e aplicações práticas em municípios brasileiros de pequeno e médio porte.

FLAVIO AUGUSTO AYRES AMARY

Graduado em Administração de Empresas – FGV/SP (1993). Pós-Graduado em Economia – FGV/SP (2003). Foi Vice-Presidente da AELO-Associação de Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano. Foi Vice-Presidente do Interior do SECOVI–SP. É Vice-Presidente da Confederação da Construção e do Imobiliário de Língua Portuguesa – CIMLOP. É Diretor-Adjunto do CECOMERCIO – Centro do Comercio do Estado de São Paulo. É Diretor Titular Adjunto do DECONCIC – Departamento da Indústria da Construção da FIESP. É Sócio-Diretor da Renato Amary Emp. Imob. Ltda., desde 1993. É Presidente do Secovi-SP – Gestão 2016/2018.

FRANZ WAGNER DAL BELO

Professor, Diretor de Inovação na SEIDE da Prefeitura Municipal de Maringá-PR, Graduado em análise e desenvolvimento de sistemas, Coordenador Curso Técnico de TI do IST Maringá, Ex-Presidente da Câmara Técnica de TI do CODEM, Ex-Coordenador do TicNova e Hackathon, Consultor e Palestrante em Inovação e Gamificação Educacional e Empresarial.

FREDERICO AUGUSTO LACERDA

Paranaense de Curitiba, é formado em Engenharia Civil pela UFPR e em Direito pela UniCuritiba, especialista em Direito Civil pela Universidade Tuiuti do Paraná. Está na Administração Pública desde 2011 e, atualmente é o Diretor Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, órgão responsável pelo desenvolvimento econômica da cidade e pelo fomento ao ecossistema de inovação de Curitiba.

GERMANO GUIMARÃES

Graduado em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas e pós-graduado em Liderança Global pela Georgetown University em Washington. Trabalhou na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. No Governo Federal, trabalhou no Conselho Administrativo de Defesa Econômica em Brasília. Foi assessor de Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Trabalhou no Instituto Endeavor. Ex-presidente do iClass – Associação Iberoamericana de Liderança para a Competitividade e cofundador do Big Bang – Encontro de jovem líderes e empreendedores da América Latina. Atualmente é Diretor e Cofundador do Instituto Tellus. Em 2010 foi duplamente premiado pelo Prêmio Mario Covas nas categorias de Inovação e Excelência em Gestão Pública. Hoje faz parte do Conselho Consultivo do Instituto Natura, membro do Conselho Consultivo do Centro Ruth Cardoso e curador do Global Shapers do World Economic Forum.

GUILHERME GAZZOLA

Prefeito da Estância Turística de Itu, é formado em Odontologia pela Universidade de Taubaté e possui Pós-graduação em Cirurgia. Exerceu a função de vereador por dois mandatos, é o atual presidente da Região Metropolitana de Sorocaba, vice-presidente da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP) e presidente municipal do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

GUSTAVO BORBA GUIMARAES

Engenheiro Mecânico pela Unicamp.
Pós-graduação em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA
MBA – Gestão Empresarial pela FGV
20 anos de experiência em desenvolvimento de produto e tecnologias aplicadas em processo produtivo.
Atuou em empresas como Embraer, Safran, Dupont entre outras.
Fundou em 2013, a THRUONE que desenvolve projetos inovadores com alta tecnologia, além de ser fornecedora da EMBRAER para serviços de engenharia.
Em parceria com o Parque Tecnológico de São José dos Campos e a FATEC-SP, a THRUONE está desenvolvendo o projeto Smart Circuit City que vai integrar diversas tecnologias do estado da arte para prover uma solução turnkey para melhoria da mobilidade urbana e da qualidade do ar das cidades com a redução da emissão de CO2, NOx e material particulado.

HELOÍSA PROENÇA

É arquiteta formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Foi Secretária de Planejamento do Município de São Paulo de 1999 a 2000 e presidente da Empresa Municipal de Urbanização em 2005.

É integrante da equipe de coordenação do Plano Diretor Estratégico desde 1979, tendo participado de sua elaboração ao longo de cinco gestões administrativas da Prefeitura de São Paulo. Entre 1999 e 2000 foi presidente da Comissão Normativa de Legislação Urbanística – CNLU.

Com mais de 30 anos de experiência em planejamento urbano e gestão pública, prestou consultoria a diversas entidades, como o Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de Curitiba, Banco do Brasil e Metrô. Entre 2007 e 2009 foi consultora da Prefeitura de Bogotá (Colômbia).

Eleita “Personalidade do Ano 2005” em “Gestão de Políticas Públicas para as Cidades” pelo Sindicato de Engenheiros do Estado de São Paulo – SEESP.


ISABEL GONZÁLEZ MIERES

Isabel González Mieres é mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Oviedo (Espanha) e é certificada como PMP pelo Project Management Institute. Atua na thyssenkrupp desde 1998, em diferentes áreas de projetos de Gerenciamento de Contas, Desenvolvimento de Negócios e Infraestrutura para escadas e esteiras rolantes. Desde 2010, é Chefe de Projetos no Centro de Inovação da thyssenkrupp Elevator, onde coordena mundialmente o Conselho Operacional de Patentes para escadas e esteiras rolantes.

JAIME CRUZ

Formado em Filosofia,foi eleito vereador em 1992, 1996 e 2004 – e presidente da Câmara Municipal de Vinhedo no biênio 2005/2006. Ainda, Secretário de Habitação, de 1997 a 2004, Vice-Prefeito de 2008 e 2012, Secretário de Educação de 2009 a 2013 e Secretário de Governo em 2014. Assumiu a Prefeitura em 29 de março de 2014 e, em outubro de 2016, foi eleito Prefeito para a gestão 2017-2020.

JOÃO MORAES ABREU

João Abreu é formado em Economia pela USP, fez dois anos de Administração Pública na FGV-SP. Trabalhou por quase dois anos na SP Negócios, na Prefeitura de São Paulo, com PPPs, concessões e outros projetos em parceria com a iniciativa privada, como a regulamentação do Uber e outros aplicativos.

JP AMARAL

Cofundador da rede Bike Anjo (bikeanjo.org) e atualmente coordena o projeto “Bicicleta nos Planos” (bicicletanosplanos.org). Ele é formado em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo, trabalha com e pela mobilidade urbana sustentabilidade desde 2008 e é certificado como auditor na metodologia BYPAD – Assessoria em Planejamento para Bicicleta. Ele também é membro da rede Red Bull Amaphiko de empreendedores sociais e do Programa de Líderes do Futuro da Chanceler Alemã pela Fundação Alexander von Humboldt, atuando em cooperação internacional pela bicicleta.

KÁTIA MELLO

Formada em engenharia civil e sanitária pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1982, fundou a Diagonal com Álvaro Jucá, em 1990. Responsável Técnica pela empresa, está à frente dos projetos, cuidando da parte metodológica, de planejamento e desenvolvimento técnico, capacitando equipes multidisciplinares para a realização dos trabalhos, como também acompanhando estrategicamente o desenvolvimento da empresa. Como coordenadora técnica desenvolveu propostas inovadoras que contribuíram para a formulação de políticas públicas e de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial. Atualmente, é considerada uma referência em gestão social integrada, gestão territorial e sustentabilidade no Brasil, convidada a ministrar diversos seminários e workshops sobre esses temas em todo o país e internacionalmente. Sua experiência acumula uma visão estruturada sobre desigualdades sociais e desenvolvimento territorial sustentável. Antes da Diagonal, Kátia ocupou diversos cargos de diretoria e gerência no governo de Pernambuco e na prefeitura de Recife, nas áreas de planejamento, habitação, obras e orçamento.

KIM MACHLUP

Kim trabalhou como gerente de finanças corporativas na International Meal Company e como analista na área de investment banking do Morgan Stanley no Brasil. Kim é formada em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e possui um mestrado em Liderança no Terceiro Setor pela Universidade da Pennsylvania, onde se envolveu em diversos projetos dentro do setor de impacto social.

LEONARDO PAMPLONA

Economista (UFRJ) e mestre em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ), trabalha no BNDES desde 2004, tendo passado pelas áreas de infraestrutura, mercado de capitais, inclusão social, gestão pública e socioambiental. Atualmente está lotado no Departamento de Meio Ambiente.

LUCIANO REZENDE

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, pós-graduado em Medicina Esportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É casado com Marina Rezende e tem dois filhos (Davi, 9, e Artur, 7). Foi membro do Comitê Olímpico Internacional antidoping. Foi atleta de remo e representou o Brasil em competições internacionais. Foi vereador de Vitória por quatro mandatos. Secretário de Saúde e de Educação da capital, secretário estadual de Esportes. Foi deputado estadual. Luciano foi eleito prefeito de Vitória, em 2012, depois de ter vencido os dois turnos das eleições. Em 2016, venceu novamente os dois turnos das eleições para exercer um segundo mandato à frente do Poder Executivo Municipal da capital.

LUIZ ANTÔNIO DA COSTA SILVA

Graduado em Direito pela UNIPLAC, mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento – UFSC e Empreendedorismo em Telecomunicações pela Universidade SOFRECOM – França. Executivo de TIC, exercendo cargos diretivos na BrasilTelecom, Teltec Solutions e atualmente Vice-presidente de Tecnologia do CIASC.

MARCELO CRIVELLA

O carioca Marcelo Bezerra Crivella, de 59 anos, iniciou sua carreira política em 2002, como Senador pelo PL e posteriormente, em 2010, pelo PRB. Também foi Ministro da Pesca e Aquicultura (2012-2014) quando lançou o primeiro Plano Safra da Pesca e Aquicultura para financiar os pescadores. Crivella é formado em Engenharia Civil e foi missionário na África por 10 anos, onde morou com a família e obteve seu Master Degree em Engenharia pela Universidade de Pretoria, na África do Sul.

MARCELO NUNES DA SILVA

Engenheiro Florestal, Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos pela FAAP e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, atuou por 05 anos, pelo SEBRAE-SP, como consultor de Desenvolvimento Local e Territorial; Responsabilidade Empresarial e como facilitador do seminário desenvolvido pela ONU – Empretec. Atualmente é coordenador do Centro para a Competitividade e Inovação no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde a 07 anos conduz o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais, foi responsável pela criação do APL Aeroespacial e de Defesa e hoje coordena o APL de Tecnologia da Informação e Comunicação.

MARCELO REBELO

Marcelo Rebelo é apaixonado por espaços públicos. É o Fundador da CrowdPlaces e idealizador do Praças. É Urbanista, criador da metodologia Lean Places, graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com especialização em Planejamento e Gestão de Cidades pela USP Cidades.

Anteriormente trabalhou na Prefeitura de São Paulo com Habitação de Interesse Social e Urbanização de Favelas, onde coordenou o Projeto Heliópolis e participou de consultoria na cidade de Durban, África do Sul. Foi também coordenador do curso de pós-graduação “Habitação e Cidade” pela Escola da Cidade.


MARCIO AGUIAR

Marcio Aguiar tem doze anos de experiência em computação visual para o mercado Enterprise. Na NVIDIA, sua meta é ampliar a atuação na América Latina educando, inspirando e conectando as empresas e startups que usam as tecnologias da empresa em áreas como Machine Learning, Deep Learning, Computação Visual, Computação de Alto Desempenho e VR.

MARCO AURÉLIO TOSCANO

Marco Aurélio Toscano da Silva é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especialista em Direito Político Eleitoral e Direitos Fundamentais (IBCCRIM / Universidade de Coimbra). Atualmente é Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Barueri.

MARIA SILVIA BACILA WINKELER

Secretária Municipal da Educação – Rede Municipal de Ensino de Curitiba na atual gestão. Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Mestrado (1998) e Doutorado em Educação (2012) pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Psicopedagogia (PUCPR) e Psicomotricidade Relacional (CIAR/FAPPR). Atuou como Professora e Pedagoga do Ensino Fundamental e do Ensino Médio durante 20 anos. Professora no Ensino Superior desde 1997. Dirigiu o Curso de Pedagogia da PUCPR no triênio 2008-2010 e os cursos de Especialização em Psicopedagogia, Educação Especial com Ênfase em Inclusão e Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem entre 2001 e 2012. Professora Adjunta no DEPED (Departamento de Educação) da UTFPR-CT. Atuou como Chefe do Departamento de Educação (DEPEDUC/PROGRAD) da Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional da UTFPR. Atuou como Formadora e Coordenadora Adjunta do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/MEC/UFPR. Participa do Grupo de Pesquisa TRANSMUTARE com ênfase em estudos sobre o Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Grupo de Pesquisa Práxis Educativa: dimensões e processos (PUCPR).

MÁRIO LACERDA WERNECK

Advogado pós-graduado em Gestão Ambiental, mestre em Globalização e estudante PhD em Quaternary, Materials and Cultures pelo Instituto Politécnico de Tomar (Portugal). Atualmente é Secretário de Meio Ambiente de Belo Horizonte (MG), tendo vasta experiência acadêmica e profissional em Direito Ambiental.

MARTIN MITTELDORF

Martin é conselheiro de administração de empresas e organizações sem fins lucrativos. Ele foi fundador e diretor executivo da White Mountain – Management Consulting por 17 anos. Anteriormente, foi gerente sênior da Arthur D. Little e consultor da Coopers & Lybrand. Formado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia de Mauá, possui um MBA Executivo pela FEA-USP e Universidade de Vanderbilt.

MAURÍLIO GUIMARÃES

Estudou no Seminário de Congonhas do Campo (MG). Foi vereador por dois mandatos, tendo ocupado a presidência da Câmara Municipal de Curvelo; foi prefeito de Curvelo nos períodos de 2001-2004, 2005-2008, e 2013-2016, realizando administração considerada das mais inovadoras, tendo recebido, em 2015, o Prêmio Prefeito Empreendedor SEBRAE, na categoria Compras Governamentais, e sendo o único prefeito a ser homenageado com a Medalha do Mérito pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, por sua correção como gestor público. É o atual prefeito de Curvelo, em quarto mandato, conquistado novamente com histórica votação, e atual Diretor da Regional Central da Associação Mineira dos Municípios (AMM).

MYRIAM TSCHIPTSCHIN

Arquiteta e Urbanista formada pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura pela Universidad de Alcalá – Madri. Mestre pela FAU- USP na área de Planejamento Urbano e Regional. LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC). Líder do Núcleo de Urbanismo Sustentável no Centro de Tecnologia de Edificações (CTE).

NATALIE UNTERSTELL

Mestre em administração pública pela Universidade de Harvard e graduada em administração pela Fundacao Getulio Vargas. Atualmente, é colaboradora do Instituto Clima e Sociedade em assuntos de navegação marítima e emissões de gases de efeito estufa, membro do Grupo de Financiamento Climático para América Latina e Caribe, conselheira do Centro Brasil no Clima e do Fundo Climático Althelia. Foi pesquisadora do The Belfer Center e fellow do Center for Public Leadership da Universidade de Harvard (2015-2016). Na Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República, coordenou o programa Brasil 2040, sobre cenários e alternativas de adaptação (2013-2015). Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente (2011-2013), no Centro Estadual de Mudanças Climáticas do Governo do Estado do Amazonas (2010-2011), na Rainforest Foundation/Noragric na Noruega (2007-2008) e no Instituto Socioambiental (2002-2009).

PAULO PANDOLFI

Publicitário, estudou Marketing Strategies pela City Univesity London , MBA em Marketing pela FGV, trabalhou na 24/7 Media Group UK empresa Global de Marketing Digital. É Co-fundador do Colab, rede social para cidadania premiada como melhor aplicativo urbano do mundo, top 5 apps de governo e participação do mundo pela ONU, startup de maior potencial global e maior impacto social do mundo pelo BID em 2015.

PEDRO CONCY

Apaixonado por Educação, Empreendedorismo e Inovação. Juntou suas paixões e fundou a Estante Mágica, startup educacional que mais publicou títulos infantis no Brasil em 2016. Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense e com diploma de Empreendedorismo em Stanford, não sai de casa sem um livro embaixo do braço.

RAFAEL TARTAROTI

Mestre em Administração Pública e Governo pela FGV, Gestor de Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da coordenação executiva do Laboratório de Mobilidade Urbana – MobiLab. Antes de se especializar no tema de mobilidade urbana, ganhou o prêmio nacional de Boas Práticas de Gestão 2012, durante sua atuação na gestão do programa Bolsa Família na Prefeitura de São Paulo.

RICARDO SIMON

Ricardo Simon é formado em Administração de Empresas pela PUC-SP, possui especialização em Advanced Topics of Business Strategy por LA VERNE UNIVERSITY (LOS ANGELES), além de pós-graduação em Varejo e Mercado de Consumo pela FIA. Dentre suas qualificações, cabe ressaltar: Mais de 14 anos de experiência na inúdstria eletroeletronica com evolução da carreira nas áreas comercial e financeira de organizações globais como Telit, Fujitsu, Lenovo e Siemens. Vivência em 3 processos de start-ups no Brasil, Argentina, Chile e Colômbia. Experiência no desenvolvimento de estratégias para canais – Distribuidores, revendas, varejos, B2B. Sólida formação financeira para analisar, desenvolver e implementar “Plano de Negócios” e estratégias comerciais e Marketing. Excelentes conhecimentos em planejamento, distribuição e vendas. Pragmático na gestão de custos e processos. Vivência com diferentes culturas – americana, europeia e asiática.

ROBERTO SPEICYS

Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha com análise de dados de transporte há 5 anos. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e da UITP.

RODRIGO BARROS

Dos campos de futebol ao Vale do Silício, Rodrigo Barros é apaixonado por gente e por inovação, e vem decifrando o mindset das pessoas e dos ecossistemas mais inovadores do mundo para cumprir seu propósito maior – transformar sonhadores em realizadores. Agora em 2017, Rodrigo, aceita mais um desafio e, pela 1ª vez em sua trajetória, ingressa na gestão pública, alinhado ao seu propósito de deixar um legado de execução e transformação.

Com sua experiência como empresário e gestor, principalmente na área de inovação, Rodrigo está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de Guarulhos, propondo criar um ecossistema que sirva como plataforma de fomento à livre iniciativa, empreendedorismo e economia criativa e colaborativa. Parte desta proposta implica trazer para a cidade inovações que melhorem o serviço público e potencializem as iniciativas empresariais.

Na esfera empresarial, Rodrigo Barros é fundador da HandsOnTV, uma plataforma na vertical do empreendedorismo presente em mais de 130 países, que realiza a principal competição de Startups da Europa, o HandsOn Startup Tour. E ainda sócio da maior rede de restaurantes de alimentação saudável do Brasil, a Boali, atualmente com 40 restaurantes em 13 estados.


ROGER KOEPPL

Fundador da YouGree, uma reciclagem cooperativa. Ele já foi mencionado na revista Forbes como um notável jovem talento do empreendedorismo. Ele também ganhou o prêmio Jovens Inspiradores e Jovens Embaixadores Ambientais oferecidos pelo PNUMA, Veja e a Fundação Estudar. TEDxSpeaker (“O trabalho não precisa ser uma tortura”) , ele é conhecido pelo ser trabalho em um novo modelo de eficiência e inovação sustentável.

ROGÉRIO GARCHET

Adm. de Empresas (UFMG), MBA em MKT (PUC-MG), Esp. em Estratégia (Centro de Excelência em Planejamento Estratégico), Esp. em Marketing e Liderança (NorthWestern University e Fundação Dom Cabral). Passou pela Fiat, Xerox, Oi, e, hoje, é Dir. de MKT da Algar Telecom. É também conselheiro e mentor de empresas participantes da Endeavor Brasil.

RONI HIRSCH

Roni Hirsch vive uma carreira multidisciplinar que alinha a função de pai, artista, cenógrafo e designer com 20 anos de experiência em diversos mercados nacionais e internacionais. Estudou arte antiga na Índia e Educação não Formal em Israel.
Apaixonado pela criação de espaços diversos, pelo universo da criança, e instalações artiísticas de grande porte fundou, juntamente com sua sócia Helo Paoli em 2014 o Erê Lab, empresa de mobiliário urbano lúdico Brasileira que visa reconectar a criança com a cidade fortalecendo seu papel como cidadã.
O Erê Lab nasceu de uma inquietação do artista sobre o futuro das cidades e das crianças. Queremos provocar a transformação através do uso da forma, materiais e dos espaços nos quais os equipamentos são inseridos na vida das cidades. O artista passou a estudar o tema de como somar o brincar à brasilidade e à espontaneidade da rua. Escreveu o Manifesto pela criança do século XXI, base criação de uma cultura cidadã para o futuro. Uniu-se então a esse sentimento uma nova estética de brinquedos infantis, fazendo uso de diversos materiais. Bagagem de seus 20 anos de experiência com cenografia.”O Erê foi concebido para ser apropriado por quem o usa, trazendo o olhar, o toque e a participação de quem passa. Todos são participantes do Erê Lab.”.
Nesses dois anos e meio o Erê Lab surgiu, cresceu e ganhou alguns prêmios como Artemisia Lab primeira infância, Prêmio de Design da Museu da Casa Brasileira e o mais recente Prêmio Mais Movimento do PNUD (Orgão ligado a ONU Pelo Desenvolvimento Humano).

ROVENA NEGREIROS

É diretora Adjunta de Análise e Disseminação de Informações da Fundação Seade. Advogada, com mestrado em Direito-Sociologia Jurídica pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e doutoranda em Economia do Setor Público pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Gestora pública com especialização em políticas urbanas e de desenvolvimento regional, foi presidente da Empresa de Planejamento Metropolitano S/A – Emplasa e superintendente de Acompanhamento e Projetos da Empresa Municipal de Urbanização – Emurb, da Prefeitura de São Paulo.

Ocupou a presidência do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo – Condephaat. Prestou inúmeras consultorias para instituições como Fundação do Desenvolvimento Administrativo – Fundap, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Caixa Econômica Federal.

Foi professora de graduação e pós-graduação do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas – IE/Unicamp. Foi pesquisadora do Núcleo de Economia Social e Urbana- Nesur-IE/Unicamp.


SERGIO ANDRADE

Fundador da Agenda Pública. Diretor Executivo da Escola de Políticas Públicas. Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV/EAESP). Cientista Social pela USP, especialista em Negociações Internacionais pela UNESP. Possui 15 anos de experiência na área governamental e no setor privado, incluindo trabalhos para organizações como Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Secretaria Geral da Presidência; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Controladoria Geral da União; Ministério de Minas e Energia; Secretaria do Tesouro Nacional; Ministério da Educação; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Embaixada do Reino Unido; Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de várias prefeituras em todo o país. Foi eleito Empreendedor Social de 2015 (Folha de São Paulo) e um dos 12 empreendedores sociais de 2016 no mundo pela Schwab Foundation/ World Economic Forum.

SÉRGIO MYSSIOR

Formado em arquitetura e urbanismo, especialista em gestão de projetos e MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), conduz há mais de 20 anos projetos significativos no segmento imobiliário, turístico, ambiental e urbano em todo o Brasil. Palestrante em eventos nacionais e professor convidado. Atua na direção na MYR projetos sustentáveis. É também conselheiro do Conselho de Meio Ambiente de Belo Horizonte, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo em Minas Gerais e do Instituto Bem Ambiental (IBAM). Conduz o programa “a BH que queremos” da rádio CBN.

SHAWN SLACK

Shawn Slack é Diretor de Tecnologia da Informação da Cidade de Mississauga. Ele liderou a visão e o plano de fornecer todos os serviços da cidade online. Lidera ativamente a transformação digital dos serviços da cidade, sendo fortemente ativo em relação à segurança pública. Atualmente, está envolvido em iniciativas de cidades inteligentes guiadas pelo Plano Diretor de TI da cidade.

SIMONE GALLO

Simone Gallo é formada em Direito, MBA internacional na Ohio University e MBA executivo de Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas na FGV. No Banco Itaú há 17 anos, Simone lidera a equipe de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú, área responsável pela interface do banco com a sociedade. Estão sob sua gestão, projetos que garantem o compromisso do banco com suas principais causas: Educação, Cultura, Esporte e Mobilidade.

O banco Itaú é uma instituição comprometida em promover melhorias em seu entorno e que sabe que só será bem-sucedida se ajudar a construir à sua volta um ambiente economicamente saudável.


VALENTIN RODRIGUEZ LOPEZ

Valentin Rodriguez Lopez é graduado em Engenheira Eletrônica pela Escola de Engenheira Mauá (IMT); em Administração de Empresas pelo Instituto Mackenzie; MBA sobre Gerenciamento de Empresas Globais e Gestão do Conhecimento pela São Paulo Business School (BSP) e pela Joseph L. Rotman School of Management da Universidade de Toronto.

Possui 33 anos de experiência na indústria metro-ferroviária e atualmente é Diretor de Soluções de Sinalização na Alstom América Latina e vem atuando para a integração de tecnologias inovadoras nos sistemas de transporte.


VINICIUS FONTES

Líder da Accenture Digital para Saúde, Educação e Serviço Público, com formação em marketing e mestrando em comportamento do consumo pela ESPM, possui carreira em inovação e tecnologia com mais de 15 anos, entregando grandes projetos digitais em empresas internacionais e governo. Em 2015 ganhou o prêmio de empresa mais inovadora de serviços de tecnologia do Brasil pelo Valor Econômico.

VIVIAN BLASCO

Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) PUCSP. Especialista em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Especialista em Gestão Estratégica de Marketing UFMG Universidade Federal de Minas Gerais. Sócia na Agência Conversa Sustentável. Coach pela SLAC Coaching. Certified Practitioner (PNL) pela Master Solution Institute. Professora na FGV-EAESP- Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado, Mackenzie – Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora no Complexus – Núcleo de Estudos da Complexidade na PUCSP. Autora do livro: Cidades em Tempos Sombrios. Barbárie ou Civilização pela Paco Editorial.

WILSON POIT

Wilson Poit é Secretário de Desestatização e Parcerias da Prefeitura de São Paulo, sob a administração do prefeito João Doria. Gestor, palestrante e empreendedor em série, foi empresário, investidor, conselheiro de empresas e é o fundador da Poit Energia, companhia de fornecimento de energia temporária que liderou o mercado no Brasil e teve presença em diversos outros países da América Latina. Com a rápida expansão, a Poit Energia chamou a atenção de grupos internacionais e, em 2012, foi vendida para a inglesa Aggreko, líder mundial do setor, em uma operação bem sucedida.

Formado em engenharia elétrica, Wilson Poit é empreendedor Endeavor desde 2002. Em 2009 recebeu o prêmio da Ernst&Young (EY) de “Empreendedor do Ano” e em 2015 foi escolhido “Empreendedor de Alto Impacto”, como o exemplo da atuação da Endeavor no Brasil nos últimos 15 anos.

Entre 2013 e 2015, foi presidente da SP Negócios, empresa estatal do município de São Paulo responsável por elaborar projetos de infraestrutura, concessões, parcerias público-privadas e atração de investimentos. Foi ainda, entre 2014 e 2015, presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), empresa municipal de turismo e eventos, e Secretário de Turismo da cidade de São Paulo.