• Home
  • /
  • Prêmio – Finalistas

CONHEÇA OS FINALISTAS DO PRÊMIO

Foram anunciados os finalistas da terceira edição do Prêmio Connected Smart Cities. Todos os projetos inscritos, conforme previsto em regulamento, passaram pelas duas primeiras etapas de avaliação, sendo avaliados por até três diferentes especialistas. Conheça os negócios finalistas:

Aplicativo Meu Ambiente – Instituto Amazonas Mais – Manaus (AM)
Representante: Cintia Fernandes
Aplicativo que busca empoderar a sociedade com uma ferramenta rápida, fácil e gratuita para a realização de denúncias de queimadas e outras 13 categorias de crimes ambientais, que são encaminhadas aos órgãos competentes e acompanhadas pelo MPF-AM.

Armazenagem Sustentável – Silo Verde – São Leopoldo (RS)
Representante: Mauricio Antonio Bruno
Silos para armazenagem sustentável, fácil de transportar e montar, com baixo custo, desenvolvidos a partir da reciclagem de até 4.000 garrafas PET. O objetivo é diminuir o desperdício de alimentos por falta de infraestrutura e, simultaneamente gerar impacto ambiental nas cidades, social e econômico na vida dos produtores de alimentos, pessoas e comunidades..

Enguia – Casa do Futuro.com – Rio de Janeiro (RJ)
Representante: Rodrigo Thedim
Spin off da Casa do Futuro para atender o mercado de pequenos e médios imóveis, residenciais ou comerciais, que não conseguem contratar consultorias presenciais em eficiência energética. O objetivo é entregar um Plano Personalizado de Redução de Consumo.

OnBoard Mobility – OnBoard Mobility – São Paulo (SP)
Representante: Luiz Renato M. Mattos
Aplicativo para meio de pagamento capaz de integrar os sistemas de transporte em escala global, permitindo que o usuário tenha acesso a qualquer cidade conectada através do seu próprio smartphone.

Usina Solar NEWSUN – BONÖ Fotovoltaico – Londrina (PR)
Representante: Marcelo Abuhamad Filho
Modelo de usina solar compartilhada e colaborativa (condomínio solar) que busca a redução de custos de implantação e manutenção, maximização da geração, instalação de usinas em locais de alta incidência solar e permitir o acesso a essa fonte energética a qualquer unidade consumidora: residência, apartamentos, comércio, industrial, sem restrição de beneficiário.

Bueiros Inteligentes – Net Sensor Tecnologia – Rio de Janeiro (RJ)
Representante: Antonio Carlos Chiaradia
Sistema composto por um filtro com um Sensor Volumétrico que informa em tempo real quando um bueiro está cheio e envia um aviso para as equipes de limpeza irem pontualmente ao local e limparem o bueiro. Busca assim minimizar o impacto das grandes chuvas; impedor que o acumulo de lixo nos bueiros se encaminhe para os rios; e reduzi o custo operacional do processo de limpeza.

Ecolivery Courrieros – Ecolivery Courrieros – Rio de Janeiro (RJ)
Representante: Alexandre Quintella Messina
Serviço de entregas de produtos de pequeno porte, utilizando ciclistas entregadores ao invés de motoboys. Tendo como missão melhorar a vida das pessoas por meio de entregas rápidas, seguras e limpas, a Courrieros faz hoje 1000 entregas por dia, percorrendo em média 2000 km diários e, assim, deixa de emitir 226kg de CO2 e queima 75000 calorias diariamente.

Livre – Soluções em Mobilidade – Livre Montagem de Produtos Assistivos – São José dos Campos (SP)
Representante: Lucio Oliveto Costa
Trata-se de um Kit com equipamentos capazes de transformar qualquer modelo de cadeira de rodas manual em um Triciclo motorizado elétrico, auxiliando a locomoção das pessoas com deficiência física. contribuindo para a mobilidade e inclusão social.

SIU Mobile – Sistema de Informação aos Usuários – Empresa de Transportes e Trânsito do Município de Belo Horizonte S/A – BHTRANS – Belo Horizonte (MG)
Representante: Celio Freitas Bouzada
Aplicativo que possibilita aos usuários visualizar a localização dos pontos de embarque próximos às linhas que os atendem, itinerários e a previsão de chegada dos ônibus em tempo real. As pessoas com deficiência visual podem definir suas opções de viagem e enviar uma mensagem ao painel do motorista do próximo veículo da linha desejada que toma conhecimento de que um cego o espera e, ao ser chamado por ele, poderá embarcar sem ajuda de terceiros. Com o aplicativo, o usuário aproveita melhor o seu tempo, faz sua opção de viagem pela linha que melhor atende sua necessidade e estima o tempo de viagem até o destino.

Smart Campus FACENS – Associação Cultural de Renovação Tecnológica Sorocabana – ACRTS – Sorocaba (SP)
Representante: Regiane Relva Romano
Laboratório que busca solucionar problemas reais, conectando a comunidade acadêmica, mercado e sociedade, por meio de projetos que tornam as cidades mais humanas, inteligentes e sustentáveis. Foi desenvolvido em parceria com o G-Lab do MIT, e teve início em 2014. Tem como visão, ser um ecossistema de formação de lideranças capazes de resolver, colaborativamente, problemas emergentes da sociedade, gerando produtos e serviços de alto valor agregado. Tem por objetivo desenvolver, implementar, testar, analisar e replicar soluções para Cidades Inteligentes, utilizando o campus universitário como uma área para estudos das soluções que possam ser replicadas nas cidades.

Os Negócios finalistas passarão por uma última etapa de avaliação que é a Apresentação. Esta etapa acontecerá exclusivamente durante a programação do Connected Smart Cities, que acontece em 21 e 22 de junho em São Paulo. Durante ela, os finalistas deverão apresentar seus negócios aos julgadores, que elegerão os vencedores.

Após as apresentações, serão anunciados os vencedores de ambas as categorias da competição, que ganharão um Laptop. Além disso, se a pessoa jurídica responsável pelo negócio vencedor tiver um faturamento igual ou inferior a R$ 3.600.000 (MEI, Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte), receberá um programa de mentoria personalizado oferecido pelo Sebrae-SP, com duração aproximada de três meses.
Uma novidade entre as Premiações também é que a FELSBERG Advogados irá também oferecer ao negócio vencedor de cada categoria 3 encontros de orientação jurídica quanto aos aspectos societários, fiscais, trabalhistas e regulatórios, para serem realizadas em até 60 dias da premiação.

Facebook