• Home
  • /
  • Palestrantes

ENCONTRO REGIONAL SUL - FLORIANÓPOLIS/SC

ANDRÉ GOMYDE

ANDRÉ GOMYDE

André Gomyde é Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, da Frente Nacional de Prefeitos; Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e Membro do Júri do World e-Government Awards, na Coreia do Sul.

Eduardo Kaplan Barbosa

Eduardo Kaplan Barbosa

Eduardo Kaplan Barbosa é economista formado pela UFRJ, com mestrados em planejamento urbano e regional pelo IPPUR/ UFRJ (2010) e políticas públicas e desenvolvimento econômico pela Harvard Kennedy School (2017). Atua no BNDES desde 2006, onde teve experiência com financiamentos a Estados e Municípios no Departamento de Desenvolvimento Urbano e também na avaliação e proposição de políticas para inovação e desenvolvimento regional, como assessor da Presidência. Atualmente trabalha no Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação como coordenador da Frente de Cidades do Estudo de IoT, conduzido em parceria pelo BNDES e MCTIC.

EDUARDO MOREIRA DA COSTA

EDUARDO MOREIRA DA COSTA

Dr. Eduardo Moreira da Costa é fundador e Diretor Presidente da Pi-Academy (www.piacademy.com.br), empresa internacional de consultoria em empreendedorismo e inovação, e diretor do laboratório acadêmico LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis) na UFSC. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Autor do livro Global E-commerce Strategies for Small Businesses (MIT Press, 2001), escrito e publicado em Inglês e depois traduzido para Chinês e Japonês (2001 a 2003). Criador e coordenador do primeiro MBA em e-Gov do país, o MeGA. Consultor do BID (na área de e-commerce), Banco Mundial (coordenador de avaliação do Programa InfoDev) e do World Economic Forum na área da inovação. Nos EUA, foi “visiting scholar” na Universidade de Harvard de 1997-2002. No Brasil, foi Diretor de Inovação da FINEP (2007-2010), criador dos programas PRIME, JURO ZERO e 14Bis (com forte presença na Casa Brasil em Johannesburgh na Copa 2010 e na Exposição na Embaixada Brasileira durante as Olimpíadas de Londres de 2012); Diretor do CNPq (1993-1997), criador do programa SOFTEX 2000 de incentivo à exportação brasileira de software; Pesquisador do CPqD da TELEBRÁS e consultor do IEL-Nacional (onde escreveu o primeiro manual brasileiro sobre o comércio eletrônico, ainda em 1998) e dezenas de empresas e organizações. Dr. Eduardo Costa é engenheiro eletricista e M.Sc. em Ciência da Computação pela UFMG e Ph.D. em eletrônica pela Universidade de Southampton, na Inglaterra. Membro da Ordem do Mérito Científico do Governo Brasileiro (2010). Conselheiro de entidades e membro do Conselho de Administração de 3 empresas (SENIOR Sistemas – Blumenau, e SABIA e HOPLON – Florianópolis); foi membro do CA do grupo ALGAR. É palestrante conhecido no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação; Empreendedorismo; Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis; Novas Políticas Públicas e Organizacionais; e Capital de Risco.

JAMILE SABATINI

JAMILE SABATINI

Jamile Sabatini Marques trabalha na área de Cidades Mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis por meio da Fecomércio/SC, onde atua como Presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação. Em esfera nacional, Jamile atua na ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software como Diretora de Inovação e Fomento e também é pesquisadora de Pós Doc em Desenvolvimento Baseado no Conhecimento no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e participa do Laboratório Internacional de pesquisa LabChis de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis.

Jamile é doutora pelo EGC/UFSC. A pesquisa tem o foco do Desenvolvimento Baseado no Conhecimento. Fez doutorado sanduíche na Queensland University of Technology – QUT, Austrália. É mestre em Gestão da Inovação pela École de Mines de St-Étienne (França), especialista em gestão de empresas pela Univali e graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas. Tem experiência na área de gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, fomento, fundos de investimento, cidades humanas inteligentes e representação institucional. É membro do conselho do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD) (www.inderscience.com/ijkbd); Membro do Comitê Assessor do Programa Start-up Brasil do MCTIC, participa do grupo de trabalho da Indústria 4.0 do MDIC; compõe a Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação da CNC e também membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis/SC.

Kevin Alix

Kevin Alix

Kevin Alix é gerente comercial sênior da Engie Rio de Janeiro.
Suas graduações incluem financiamento de projetos para energia e infraestrutura – curso executivo da ABDIB (Brasil), programa executivo da Fundação Dom Cabral (brasil), mestre de engenharia civil e planeamento da cidade (MSc) do INSA Rennes (França), bizelor de ciências da ingenharia (BSc) do INSA Rennes (França) e bacharelado científico francês, especialização em matemática.

MARCUS J. ROCHA

MARCUS J. ROCHA

Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Florianópolis, Professor universitário, Empreendedor, e Conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Tem 22 anos de experiência profissional, é Mestre em Gestão e Inovação em Organizações, MBA em Gestão da Inovação e Bacharel em Ciências da Computação.

THOMAZ ASSUMPÇÃO

THOMAZ ASSUMPÇÃO

Com formação acadêmica em Engenharia Industrial – FEI,  Especialização em Bioengenharia – Strathclide University (Glasgow) e Especialização em Marketing – UCLA- University of California, durante seis anos Thomaz atou como Diretor de Marketing da Método Engenharia. Ele foi responsável por parecerias estratégicas e por trazer ao Brasil alguns dos mais recentes conceitos em mercados emergentes, como lazer, turismo e residencial para sênior. Durante este período ela foi eleita duas vezes como Empresa do Ano pela Revista Exame. Depois de deixar a Método Engenharia, fundou a Transversal Marketing e Desenvolvimento – empresa de consultoria de marketing estratégico e imobiliário.
Em 1999, Thomaz criou a Urban Systems Brasil – empresa de estratégias de marketing e geoprocessamento, especializada no desenvolvimento de estudos e análise de risco para produtos imobiliários, a partir da interseção do banco de dados das cadeias de produção e tecnologia da informação em mapas digitais.

 

VITOR AMURI ANTUNES

VITOR AMURI ANTUNES

Vitor Amuri Antunes possui ampla experiência na assessoria a entes públicos e privados no âmbito de projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (PPPs), desde a modelagem à execução contratual. Foi assessor jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro na estruturação da primeira PPP modelada pelo Governo Federal, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), participou da estruturação das Concessões dos Aeroportos Internacionais de Campinas, Brasília, Guarulhos, Galeão e Confins. Especializado em infraestrutura municipal, participou da estruturação de inúmeros projetos de Concessão e PPP nos setores de iluminação pública, gestão de ativos municipais, abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, unidades educacionais, unidades básicas de saúde, entre outros.

Juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE-USP), participou da concepção e estruturação jurídica das duas primeiras PPPs para Smart City no Brasil, a serem contratadas pelos Municípios de Itatiba/SP e Guarapuava/PR.

Fundador da SPIn – Soluções Públicas Inteligentes, principal think tank estruturador de projetos de Cidades Inteligentes no Brasil, assim reconhecido por seus Apoiadores Institucionais – dentre os quais o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a Caixa Econômica Federal e a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas.

Autor de “Parcerias Público-Privadas para Smart Cities” (Ed. Lumen Juris), obra de referência para o mercado de Cidades Inteligentes, que conta com o Apoio Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Caixa Econômica Federal e da Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas.

Facebook