• Home
  • /
  • Histórico

Para a elaboração do Ranking Connected Smart Cities, as equipes da Urban Systems e da Sator mapearam em 2014 as principais publicações internacionais e nacionais sobre o tema de cidades inteligentes, cidades conectadas, cidades sustentáveis e demais publicações sobre o assunto ou assuntos correlatos, dentre elas:

“Cidades Sustentáveis, Programa Cidades Sustentáveis”
“Escala Brasil Transparente, Controladoria Geral da União”
“Brazil Competitiveness Profile, Fundação Getúlio Vargas”
“IESE Cities in Motion, IESE Business School”
“Innovation Cities, Innovation Cities Program”
“Maiores e Melhores Cidades do Brasil, América Economia”
“Mapping SmartCities in the European Union, SmartCities”
“ARCADIS SustainableCities Index, Yale Center for Environmental Law &Policy”

A partir daí a Equipe UrbanLab estudou todas as publicações e destrinchou os indicadores, fontes de informações e conceitos a fim de identificar a viabilidade de uso de cada conceito ou indicador em território nacional no nível municipal da informação.

Os processos de pesquisas, acadêmicas ou não, passam por um período longo de coleta de dados, validação e transformação dos mesmos em informações relevantes. Diversos indicadores utilizados em pesquisas internacionais não estão disponíveis em nível municipal, ou não se aplicam a esse modelo. Outros indicadores avaliados não representam exatamente aquilo que se propõem a avaliar.

Após o período de coleta e criação de novos indicadores, através dos dados existentes no acervo da Urban Systems ou gerados através de novas pesquisas, passou-se para a fase de segmentação dos indicadores e avaliação de relevância.

Facebook