a


Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

LANGUAGE

O que você está procurando?

>Releases >Evento em Salvador apresenta melhores práticas para smart cities

Evento em Salvador apresenta melhores práticas para smart cities

Realizado ontem- 15 de março, no SENAI CIMATEC, o Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste, em parceria com a prefeitura de Salvador- cidade anfitriã, por meio da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação – SECIS, apresentou soluções inovadoras para cidades inteligentes e conectadas.

Especialistas debateram e apresentaram as melhores práticas para cidades inteligentes durante o Encontro, que contou com cerca de 250 participantes da Região Nordeste, entre representantes do poder público, entidades e empresas com foco em inovação. Além do exemplo de Salvador- cidade anfitriã do Encontro Connected Smart Cities Regional Nordeste, o evento, sediado no SENAI CIMATEC, no dia 15 de março, também apresentou cases de outras capitais como Fortaleza e Recife.

Thomaz Assumpção, Presidente da Urban Systems, apresentou o Ranking Connected Smart Cities, realizado pela empresa em parceria com a Sator, e destacou a importância do mapeamento para o desenvolvimento das cidades permitindo aos órgãos governamentais traçar as melhores estratégias em suas políticas públicas e, assim, identificar os pontos fortes e fracos. “Os eventos regionais têm o papel de apresentar o Ranking e permite ao poder público definir um ciclo de desenvolvimento de longo prazo, com visão sustentável e orientada por estratégias de diagnósticos. Um excelente exemplo é o Salvador 360,  programa com 360 medidas voltados para acelerar o crescimento econômico e social da cidade”, comenta.

A capital baiana, considerada referência entre as cidades da Região Nordeste, está na primeira posição na categoria Urbanismo, segunda em Meio Ambiente e educação na classificação regional, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. Já na classificação que considera todas as cidades analisadas alcançou a sexta posição em Empreendedorismo e sétima em Mobilidade e Acessibilidade. “O conjunto desses avanços ajudam a cidade a alcançar mais resultados. A realização de eventos com regularidade como o Connected Smart Cities é muito importante, pois possibilita avaliar o que a prefeitura vem desenvolvendo, por meio de acesso aos dados e informações, que resultam em diagnósticos e planejamento. Uma cidade inteligente e conectada é a que entrega para o seu cidadão qualidade de vida”, declara o Secretário André Fraga, titular da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) de Salvador.

André Gomyde, Presidente da RBCIH – Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, destacou o papel da tecnologia no cotidiano das pessoas no médio e longo prazo. “A humanidade está caminhando para um novo paradigma, onde a tecnologia substituirá definitivamente a mão de obra humana e as estruturas das cidades precisam se adaptar às novas formas de atuação. A cidade inteligente precisa contar com infraestrutura, por exemplo, de rede de fibra ótica, uma central interligada de comando e controle de dados e, fundamentalmente, com um projeto de nação que tenha um discurso unificado entre as prefeituras e o governo federal, no sentido de viabilizar as PPPs (Parcerias Público-Privadas) de iluminação pública inteligente, que compõem também a infraestrutura necessária para o desenvolvimento das cidades”, afirma Gomyde.

A Diretora Executiva da Sator, Paula Faria, enfatizou a importância do Connected Smart Cities para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil e a implantação das melhores práticas. “O Encontro Regional Nordeste – Salvador superou as nossas expectativas, não apenas pelo sucesso de participantes, mas principalmente pela qualidade e importância dos temas discutidos e as presenças de palestrantes renomados que abordaram os melhores caminhos e cases para smart cities no país”, conclui.

O evento contou, também, com as participações do Manager da EY, Roberto Silva, Guilherme Naves, da Radar PPP, Américo Tristão Bernardes, Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Miguel Noronha, Diretor Executivo da Brasil IP, Flávio de Souza Marinho, Gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Pedro Alcantra, Diretor Comercial e de Operações da Citelum Brasil, Mila Paes, Subsecretária da SEDU – Secretaria Municipal de desenvolvimento e Urbanismo de Salvador, Volnei Teixeira, Coordenador do CCI da SEMOB – Secretária Municipal de Mobilidade Urbana, Bruno Schwambach, Secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano de Recife, Agueda Muniz, Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza e Rodolfo Ribeiro, Fundador da Spinafre e parceiro do Connected Smart Cities, entre outros representantes de entidades e empresas.

Os Encontros Connected Smart Cities são realizados paralelamente ao evento principal, que este ano acontece nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP. Os eventos regionais buscam debater soluções para o desenvolvimento das cidades com base em informações e necessidades de cada região.

 

Próxima Edição

Encontro Regional Centro-Oeste – Cidade Anfitriã: Brasília/DF

Data: 19 de abril de 2018

 

Sobre o Connected Smart Cities

O Connected Smart Cities, principal evento do setor no Brasil, é realizado pela Sator e envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

A 3ª edição do evento aconteceu em 2017, na capital paulista. Este ano, o encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP (Mais Informações: www.connectedsmartcities.com.br).

Ranking
O Ranking Connected Smart Cities foi desenvolvido pela Urban Systems, através de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Sator, empresa organizadora do evento homônimo.

Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking Connected Smart Cities considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica. Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, por meio de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança.
Todos os indicadores do Ranking Connected Smart Cities 2017 estão disponíveis em: www.connectedsmartcities.com.br/resultados-do-ranking-connected-smart-cities/

Sobre a Sator 

Fundada em 2005, a empresa iniciou suas atividades como produtora de eventos,  oferecendo, ainda, serviços voltados para a comercialização e comunicação dos eventos que organizava. Recentemente, descobriu-se como uma organização desenvolvedora de plataformas de negócios, que consiste em identificar, planejar e desenvolver oportunidades por meio de encontros presenciais como seminários, feiras, rodadas de negócios, mídia online e impressa.

A Sator conta com ampla experiência na organização de eventos como a Airport Infra Expo, Labace, Latin American Business Aviation Conference & Exhibition (entre 2007 e 2010), a Feira Nacional de Aviação Civil (entre 2008 e 2010), o Broa Fly-in (2006 a 2008), o Connected Smart Cities (desde 2015), o PPP Awards & conference (desde 2017) e o Fórum de Mobilidade da  ANPTrilhos (em 2018). 

Mais Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação – SECIS

Marcelo Gandra

+55 71 9 8869-3284/3202-5641

E-mail: celogandra@gmail.com

 

Assessoria de Comunicação e Imprensa do Connected Smart Cities

Eliane Jerônimo Bueno (Mtb 50559)

+55 11 9 9234-4911

E-mail: imprensa@sators.com.br

PATROCÍNIO APRESENTADOR

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

PATROCÍNIO APOIO

PARCEIROS ESTRATÉGICOS

APOIO INTERNACIONAL

APOIO INSTITUCIONAL ESTRATÉGICO

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

EVENTO PARALELO