a


Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

LANGUAGE

O que você está procurando?

Palestrantes

Alexandre Cardeman

Alexandre Cardeman

Cargo: Chefe Executivo
Instituição: Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro – COR
Palestra: “Cidades Seguras – Segurança Pública integrada e conectada


Analista de Sistemas, com Pós-Graduação em Tecnologias de Rede (UFRJ) e MBA em Políticas Públicas (UERJ-EPPG). Atua há mais de 30 anos na área de TI. Em 2010, como Vice-Presidente da IplanRio, trabalhou na implantação e montagem do Centro de Operações Rio. Em 2018, tornou-se CEO do COR, para continuar a integração das ações de operação da cidade, buscando inovar e aprimorar a gestão operacional em conjunto com a sociedade.

Ana Paula Wickert

Ana Paula Wickert

Cargo: Secretária de Planejamento
Instituição: Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Palestra: “Múltiplos olhares na participação popular: metodologia da revisão do plano diretor de Passo Fundo”


Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura e MBA em marketing FGV. Desde 2013 Secretária de Planejamento na Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo desde 2001. Palestrante na área de planejamento urbano patrimônio histórico.

Anna Romanelli

Anna Romanelli

Cargo: Coordenadora Programática
Instituição: Fundación Avina
Palestra:


Formada em Relações Públicas pela PUC Minas, possui MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pela USP, Artemísia e Instituto de Pesquisas Ecológicas e especialização em Gestão Responsável pela Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral. Já gerenciou programas de desenvolvimento sustentável, empreendedorismo, desenvolvimento de pessoas, facilitação de conflitos e grupos em várias cidades na América Latina. Trabalha há 11 anos na Fundação Avina como gestora para o Brasil das agendas de Cidades Sustentáveis e Reciclagem Inclusiva e atua com foco em articular e facilitar a co-construção de processos colaborativos para a promoção de transformações sistêmicas e sustentáveis.

Andre Wongtschowski

Andre Wongtschowski

Cargo: Gerente de Operações
Instituição: World-Transforming Technologies (WTT)
Palestra:


Gerente de Operações da World-Transforming Technologies (WTT), uma fundação sem fins lucrativos dedicada à promover a inovação como ferramenta para a superação de desafios sociais e ambientais. Por meio de seu trabalho na WTT, Andre acelera o desenvolvimento de inovações disruptivas dedicadas a solucionar desafios sociais e ambientais de grande escala, e cria espaço para a experimentação de inovações tecnológicas, sociais e em modelos de negócios no campo, em contextos onde elas podem ter um impacto positivo. Antes de ingressar na WTT, Andre trabalhou nos setores privado e social, incluindo 7 anos na Unilever em várias posições no Brasil, Colômbia e Inglaterra, e 3 anos no setor financeiro. Ele é formado em Economia e mestre em Administração e Planejamento de Desenvolvimento. Andre é Fellow do D-Lab do MIT e da Eisenhower Fellowships.

Andreas Binkert

Andreas Binkert

Cargo: Presidente
Instituição: 2000-Watt-Smart-Cities Association
Palestra: “Como desenvolver políticas públicas que tornem as cidades menos suscetíveis a catástrofes naturais e outros desafios sociais, ambientais e econômicos?”


Andreas Binkert é arquiteto graduado pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH). O início de sua carreira ele passou nos Estados Unidos, onde trabalhou para, entre outros, Skidmore Owings & Merrill (SOM) e depois como professor no SCIarc e na Universidade do Colorado. Na Suíça, ele abriu o escritório de arquitetura ARCHIPART. Hoje ele é sócio da empresa de desenvolvimento imobiliário Nüesch Development e leciona na Universidade de Ciências Aplicadas de Lucerna.
Como sócio da Nüesch Development, ele foi responsável pelo projeto Greencity Zurich – o maior projeto de desenvolvimento imobiliário livre de carbono na Suíça. Greencity-Zurich leva o certificado nº 1 do novo selo “2000-Watt-Site”. Os alvos da Sociedade 2000-Watt estão em conformidade com a “Estratégia 2050 de Energia” do governo federal da Suíça. Em 2050, as necessidades de energia do mercado de construção devem ser reduzidos para cerca da metade dos valores presentes, embora o mercado tenha como meta, continuar em expansão.
Andreas também é embaixador da “2000-Watt Society” e presidente da “2000-Watt-Smart-Cities”. A associação combina o selo Suíço “2000-Watt Site” com as Diretrizes para Cidades Inteligentes, com o objetivo de promover ambientes urbanos inteligentes neutros em carbono. A associação busca cooperação com estados e cidades que estão a caminho de se tornarem Cidades Inteligentes e estão dispostos a ir além da neutralidade de carbono.

Andréia Abrahão Sant’Anna

Andréia Abrahão Sant’Anna

Cargo: Coordenadora
Instituição: Smart Campus Newton
Palestra: “Gambiarra não! Solução Criativa (Urbanismo Sustentável nas Cidades)”


Engenheira Química, especialista em Automação Industrial e Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem formação em Gestão de Projetos e é certificada como PMP. Trabalha no Centro Universitário Newton Paiva como coordenadora do programa de extensão Smart Campus Newton com desenvolvimento de projetos de inovação para as cidades (Smart Cities).

Andriei Gutierrez

Andriei Gutierrez

Cargo: Gerente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios; Coordenador do Movimento Brasil
Instituição: IBM Brasil; País Digital.
Palestra: “Inteligência Artificial, ética e accountability


Gerente de Relações Governamentais e Assuntos Regulatórios, IBM Brasil Coordenador do Movimento Brasil, País Digital
Andriei Gutierrez é um executivo de relações governamentais com foco na construção de um projeto de Nação mais digital e menos desigual. Ph.D em Ciência Política (Unicamp) e em Sociologia (Université de Provence), ele atua há mais de 15 anos no setor privado e na academia nas áreas de ciências sociais, tecnologia, mineração e bens de capital.

Augusto Neves Dal Pozzo

Augusto Neves Dal Pozzo

Cargo: Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Palestra: “Universalização do saneamento básico no Brasil”


Professor de Direito Administrativo e Fundamentos de Direito Público na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutorando em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Direito Administrativo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor do Pós-Graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor convidado do Grupo de Investigación de Derecho Público Global de La Universidade da Coruña (España) como parte do cadastro permanente do Curso Euro-Brasileño de Contratación Pública. Professor do Corpo Docente do MBA de Parcerias Público-Privadas e Concessões da FESPSP e London School of Economics and Political Science (LSE). Pós-Graduação em Infrastructure in a Market Economy pela Harvard Kennedy School. Pós-graduação em Corporate Governance e Management Program for Lawyers pela Yale School of Management. Membro Fundador e Presidente do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI). Membro do Comité de Coordinadores Nacionales da Red Iberoamericana de Contratación Pública. Coordenador da Revista de Direito Administrativo e Infraestrutura (RDAI). Coordenador da Revista Brasileira de Infraestrutura (RBINF). Diretor da Revista Internacional de Direito Público (RIDP). Diretor do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP). Membro da Comissão Especial de Direito da Infraestrutura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Membro Benemérito do Instituto Amazonense de Direito Administrativo (IADA). Membro da Asociación Argentina de Derecho Administrativo (AADA). Membro da American Bar Association (ABA). Membro da International Bar Association (IBA). Membro do Instituto de Advogados de São Paulo (IASP). Associado Honorário do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE). Advogado. Sócio Fundador do Escritório Dal Pozzo Advogados.

Beatriz Gusmão

Beatriz Gusmão

Cargo: Gerente de Políticas Públicas
Instituição: Sebrae SP
Palestra: “Empreendedorismo de Impacto Social: como as cidades podem atrair empreendedores com iniciativas financeiramente sustentáveis, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.”


Beatriz Gusmão, Gerente de Políticas Públicas do Sebrae SP. Foi responsável pela área de promoção e atração de novos investimentos na cidade de SP, assim como também desenvolveu sólida carreira dedicada ao comércio internacional. No Sebrae é responsável por temas como compras públicas, promoção local de desenvolvimento, inovação no setor público, empreendedorismo de impacto social, entre outros. É formada em Relações Internacionais e Economia, pós graduada em Liderança Global.

Bruno Langean

Bruno Langean

Cargo: Gerente
Instituição: Instituto Sou da Paz
Palestra:


Bruno Langeani, tem 36 anos e é bacharel em Direito pelo Mackenzie e Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É especialista em organizações da sociedade civil pela Fundação AMBAFIA. Foi coordenador de planejamento da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de São Paulo e coordenador de Controle de Armas de fogo do Instituto Sou da Paz. Atualmente é gerente do Instituto Sou da Paz onde desenvolve atividades de supervisão e implementação de projetos pilotos, desenvolvimento de pesquisas aplicadas e mobilização na área de polícia, mercados ilegais (armas de fogo, munições e drogas) e justiça criminal.

Bruno Rondani

Bruno Rondani

Cargo: Fundador & CEO
Instituição: 100 Open Startups
Palestra: “AIR LAB INNOVATION INDUSTRY E TRENDS”


Bruno Rondani é fundador e CEO do 100 Open Startups. É engenheiro eletricista e mestre pela Unicamp, e doutor em Estratégia, Inovação e Empreendedorismo pela FGV. Atuando como empreendedor e investidor, participou em 17 startups, e obteve duas saídas por aquisição corporativa e um IPO. Bruno é Eisenhower Fellow, presidente do IVP – Inova Venture Partners, presidente do Wenovate, chairman da Oiweek, membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP e professor da Fundação Instituto de Administração.

Caio Esteves

Caio Esteves

Cargo: Fundador
Instituição: Places for us
Palestra: “Cidade Antifrágil”


Arquiteto e urbanista, especialista em place branding. Fundador da places for Us, primeira consultoria especializada em Place Branding do Brasil. Autor do livro “Place Branding”. Coordenador do MBA Marcas, Design e Lugares das Faculdades Integradas Rio Branco. Membro de diversos institutos internacionais.

Carlos Alexandre Nascimento

Carlos Alexandre Nascimento

Cargo: Programme Director – LSE Custom Programmes e Coordenador Geral
Instituição: LSE Enterprise E MBA PPP e Concessões
Palestra: “Aprendizados e desafios para implementação de mais projetos de PPP´s”


Carlos Alexandre Nascimento é Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas-SP e Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE), Londres, Reino Unido. Foi Secretário-Adjunto do Trabalho na Prefeitura de São Paulo, ocupando outros cargos nesta Secretaria. Trabalhou também na Câmara Municipal e na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, tendo ocupado o cargo de Diretor Acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara. Atualmente, é Sócio-Diretor das empresas PPP Connect e América Licenciamentos, Diretor de Programas da LSE Custom Programmes / London School of Economics, consultor para organizações públicas e privadas, palestrante e professor convidado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e do Centro de Liderança Pública (CLP), ministrando disciplinas na área de Finanças Públicas e PPPs para os cursos de Graduação e Pós-Graduação. É o Coordenador Geral do MBA PPP e Concessões, primeiro MBA do gênero no Brasil.

Carlos Eduardo Cardoso

Carlos Eduardo Cardoso

Cargo: Responsável por soluções e-city / B2G
Instituição: ENEL X
Palestra: “Como promover parcerias público privadas nas cidades”


É responsável por Soluções para Clientes de Governo (e-City) na Enel X Brasil. Graduado em Ciências da Computação pela Universidade Católica de Petrópolis, possui MBA em Gestão de Negócios, especialização em Marketing de Serviços e Relacionamento, além de ampla experiência no mercado de energia com mais de 17 anos de atuação, sobretudo em desenvolvimento de novos modelos de negócio e soluções para cidades.
No Grupo Enel, iniciou sua carreira na área Comercial, onde prestou atendimento especializado a clientes das esferas municipal, estadual e federal, acumulou experiências como responsável pelas áreas de planejamento, controle, qualidade comercial e desenvolvimento de negócios – onde participou da criação da primeira linha de negócios de serviços não regulados do Grupo no Brasil. Atuou ainda como Business Developer em projetos de Distribuição de Energia e com avaliação de upside em negócios não regulados nas linhas local e global da holding. Ao final de 2017, assumiu o desafio de desenvolver a área de e-City na Enel X Brasil, construindo novos modelos de negócios com foco na superação das expectativas dos clientes com sustentabilidade e inovação tecnológica, onde continua liderando iniciativas no modelo de Parceria Público-Privadas para Iluminação Pública como primeiro passo para cidades inteligentes.
Além de manter forte relacionamento com todos os stakeholders da companhia – fabricantes, parceiros, desenvolvedores e órgãos governamentais (locais e federais) – nos últimos anos, Carlos Eduardo é responsável por administrar projetos na linha de e-City que engloba grande parte dos investimentos a serem realizados pela Enel X Brasil em soluções de iluminação pública, cidades inteligentes, eficiência energética, iluminação especial, energia solar fotovoltaica e soluções para mobilidade elétrica urbana.

Carlos Eduardo Pires

Carlos Eduardo Pires

Cargo: CEO
Instituição: Fala Cidadão
Palestra: “Uma Rede Social para o seu Bairro”


Sócio-fundador da agência WPlay Marketing Interativo, onde desenvolveu projetos de interação digital para o Grupo RBS, Lojas Lebes, Pepsi, entre outros, atualmente é o CEO do Fala Cidadão, ferramenta que cria um canal de comunicação entre a gestão publica e a sociedade e tem como objetivo aumentar a eficiência da administração pública, através de um conjunto de serviços para o cidadão.

Carolina Ricardo

Carolina Ricardo

Cargo: Diretora-executiva
Instituição: Instituto Sou da Paz
Palestra:


Advogada e Socióloga. Mestre em Filosofia do Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Antes de ingressar no Sou da Paz, atuou no Instituto São Paulo Contra a Violência, foi consultora do Banco Mundial, do Banco Internacional do Desenvolvimento, do Ministério da Justiça e do International Centre for the Prevention of Crime, do Canadá, em temas de segurança pública e prevenção da violência. Foi fellow no programa Draper Hills Summer Fellows oferecido pelo Centeron Development, Democracy and the Rule of Law da Universidade de Stanford. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Tem experiência na coordenação direta de projetos, elaboração de pesquisas, e desenvolvimento institucional. Atualmente é diretora-executiva do Instituto Sou da Paz.

Cleber Gonzales de Oliveira

Cleber Gonzales de Oliveira

Cargo: Diretor Comercial
Instituição: Visiona – Tecnologia Espacial
Palestra: “Plataformas orbitais, aéreas e terrestres para mapeamento das cidades


Cleber Gonzales de Oliveira é Diretor Comercial na Visiona Tecnologia Espacial S.A. Ao longo de seus 20 anos de carreira trabalhou em empresas privadas desenvolvendo produtos e soluções de alto valor agregado relacionados com Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto.

Cláudio Ricardo Gomes de Lima

Cláudio Ricardo Gomes de Lima

Cargo: Presidente
Instituição: Fundação de Ciência Tecnologia e Inovação – CITINOVA
Palestra: “Fortaleza +Inteligente”


Técnico em Química pela antiga Escola Técnica Federal do Ceará, é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFC) , com mestrado em engenharia civil (saneamento ambiental), também pela UFC, e doutorado em geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi reitor do IFCE e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Foi Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Atualmente é presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação, também na PMF.

Cris Alessi

Cris Alessi

Cargo: Presidente
Instituição: Agência Curitiba de Desenvolvimento – Prefeitura de Curitiba
Palestra: “Empreendedorismo de Impacto Social: como as cidades podem atrair empreendedores com iniciativas financeiramente sustentáveis, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.”


Publicitária especialista em Marketing Digital e em Comunicação Digital na gestão pública. Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, responsável pelos projetos de inovação de Curitiba com o Programa Vale do Pinhão. Presidente do Conselho Municipal de Inovação e Presidente do Fórum Nacional InovaCidades.

Daniel Annenberg

Daniel Annenberg

Cargo: Secretário municipal de Inovação e Tecnologia
Instituição: 
Palestra: “Apresentação do Fórum InovaCidades”


Daniel Annenberg é secretário municipal de Inovação e Tecnologia. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), comandou a reestruturação do Detran-SP, maior órgão de trânsito da América Latina, entre 2011 e 2016. É um dos idealizadores do programa Poupatempo, reconhecido pelo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, projeto do qual foi superintendente por dez anos, entre 1996 e 2006. Foi sócio fundador da Res Pública, consultoria em serviços públicos na qual atuou por cinco anos (2006 – 2011). Trabalhou ainda na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e na Secretaria de Administração Federal, entre outros órgãos municipais como a Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde contribuiu na elaboração do Guia de Serviços Públicos e na criação do projeto.

Daniel Blanco

Daniel Blanco

Cargo: KAM – Divisão de Energia e Smart Grid
Instituição: Furukawa
Palestra: “A Internet das Coisas (IoT) tem o potencial de adicionar US $ 352 bilhões à economia brasileira até o final de 2022, segundo estudo recente realizado pela Cisco. Qual é o seu papel na inovação das cidades?


Mais de 14 anos trabalhando em empresas multinacionais com excelente background técnico. Trabalhou na área de desenvolvimento na Siemens, como Gerente de Projetos na Huawei e hoje está como Head of Sales Department for Smart Solution na Furukawa, abrindo novos mercados com foco em Smart Grid e Smart City.

Daniel Enrique Castro

Daniel Enrique Castro

Cargo: Professor
Instituição: CEFET-MG
Palestra: “Projeto de Economia Circular para a Reciclagem de Veículos Em Fim de Vida Útil no Estado de Minas Gerais


Engenheiro mecânico-aeronáutico, com doutorado em fractomecânica e fadiga de materiais na Universidade de Karlsruhe-Alemanha. Trabalhou nas áreas de manutenção, produção e projetos em diversas empresas do setor siderúrgico, setor de geração de energia e indústria aeroespacial na Alemanha, Brasil e Argentina. Especialização em TQC (Total Quality Control) na JUSE- Tóquio, Japão. Especialização em Técnicas de Reciclagem de Veículos na IREC (International Recycling Center), Kanazawa-Japão. Experiência prática na implantação de Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance), sistemas de manutenção com base na análise de Confiabilidade (RCM), implantação e desenvolvimento de soluções informatizadas nas áreas de gestão de manutenção, análise de confiabilidade e análise de falha. Palestrante internacional com atuação em congressos e seminários na Alemanha, Estados Unidos, Japão, Brasil, Chile e Ecuador.
Atualmente é Professor Titular do CEFET-MG e coordena o Projeto de implantação da primeira planta de reciclagem de veículos em América Latina no Campus II do CEFET-MG e de um Instituto Tecnológico para desenvolvimento de tecnológicas de reciclagem de materiais veiculares em parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency).

Daniela Guarieiro

Daniela Guarieiro

Cargo: Assessora Especial de Resiliência
Instituição: Prefeitura de Salvador
Palestra:


Daniela trabalha como Assessora Especial de Resiliência/ Deputy Chief Resilient Officer na Prefeitura de Salvador, tendo ajudado a desenvolver e agora a implementar as iniciativas da Estratégia de Resiliencia de Salvador, como parte do Programa 100 Cidades Resilientes da Fundação Rockfeller. Mestre em Políticas Públicas e Urbanas pela Universidade de Glasgow (UK), e especialista em Economia Urbana e Gestão Pública pela PUC-SP. Trabalha há mais de 5 anos com políticas públicas tanto no setor público quanto no privado.

Darcy Olmos

Darcy Olmos

Cargo: Chefe
Instituição: Airbus Urban Mobility – LATAM
Palestra: 


Darcy é chefe da Airbus Urban Mobility – LATAM, onde lidera e implementa iniciativas para ajudar a abrir a terceira dimensão da mobilidade (ar). Neste papel, suas obras abordam o desenvolvimento de negócios, relações governamentais, construção de ecossistemas, iniciativas de cidades inteligentes, inovação financeira, estratégia e muito mais, todas essenciais para o futuro da mobilidade. Com quase duas décadas de experiência em ambientes multiculturais com empresas, universidades e governos, Darcy contribuiu em áreas como estratégia, finanças, fusões e aquisições, treinamento, relações públicas, capital de risco, desenvolvimento de negócios, business intelligence e digitalização.

Débora Sotto

Débora Sotto

Cargo: Procuradora do Município de São Paulo
Instituição: IEA – USP
Palestra: “Inovação e resiliência urbana: tendências e alternativas


Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (1998). Mestre em Direito do Estado – Direito Tributário pela PUC/SP (2005). Mestre Profissional em Direito Internacional do Meio Ambiente pela Universidade de Limoges (2011). Doutora em Direito Urbanístico pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015). Procuradora do Município de São Paulo (desde 2003).Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais (desde 2019).

Deize Sanches

Deize Sanches

Cargo: Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista
Instituição: IEA-USP
Palestra: “Qualidade Ambiental Urbana – Paisagem e Cultura”


Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais em Qualidade Ambiental Urbana – Paisagem e Cultura. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela USP. Professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paulista – UNIP. Membro da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT/CEE 268, Comissão de Estudos Especiais de Desenvolvimento Sustentável em Comunidades – Cidades Sustentáveis. Atua nas áreas de sustentabilidade ambiental urbana, resiliência urbana, certificações ambientais e indicadores socioambientais.

Édison Carlos

Édison Carlos

Cargo: Presidente Executivo
Instituição: Instituto Trata Brasil
Palestra: “Universalização do saneamento básico no Brasil


Édison Carlos é Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil. Químico industrial de formação, por muitos anos atuou em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico.  Além de formado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, o executivo é pós-graduado em Comunicação Estratégica.  Atuou por quase 20 anos em várias posições no Grupo Solvay, sendo que nos últimos anos foi responsável pela área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa. Em 2012, Édison Carlos recebeu o prêmio “Faz  Diferença – Personalidade do Ano” do Jornal O Globo – categoria “Revista Amanhã” que premia quem mais se destacou na área da Sustentabilidade em todo o país. Entre 2014 e 2016, Édison atuou em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na formatação da Campanha da Fraternidade Ecumênica que em 2016 divulgou a problemática do Saneamento Básico em todo o país.

Eduardo Scalia

Eduardo Scalia

Cargo: Gerente de Projeto
Instituição: TPF Engenharia
Palestra: “Cidades Inteligentes, meio ambiente e saúde: desafios no Brasil


Engenheiro civil pela UFPE com MBA em gestão empresarial pela FGV e certificação Project Management Professional (PMP)® do PMI. Representante brasileiro como jovem consultor do FIDIC YP Award 2018. Entusiasmado com metodologias ágeis de gerenciamento de projetos, soluções e tecnologias de Smart City, tais como IoT, GIS, Mobile Apps e BI.

Elias de Souza

Elias de Souza

Cargo: Diretor da Indústria de Governo e Serviços Públicos
Instituição: Deloitte
Palestra: “Empreendedorismo de Impacto Social: como as cidades podem atrair empreendedores com iniciativas financeiramente sustentáveis, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional”


É advogado com mestrado em gestão e políticas públicas pela FGV-EAESP (2015) e MBA em gestão pela FUNCEFET-RJ (2001). Atualmente é diretor da Indústria de Governo e Serviços Públicos da Deloitte no Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura, com foco na estruturação de projetos que envolvam PPP, concessões e contratos de gestão. Trabalhou em projetos com financiamento de organizações multilaterais (BID, Banco Mundial, IFC, JBIC e Unesco). Prestou consultoria para administração pública, com ênfase em políticas e planejamento governamentais, bem como assessoria jurídica corporativa, consistente em assessoria legal (nacional e internacional) e contenciosa. Tem experiência em projetos de infraestrutura que envolvam planejamento urbano e mobilidade urbana com foco em desenvolvimento de cidades inteligentes.

Emerson Granemann

Emerson Granemann

Cargo: CEO
Instituição: MundoGEO e DroneSHOW
Palestra: “Mercado de geotecnologias e drones no Brasil e no mundo e regulamentação dos drones para operar no ambiente urbano


É fundador e atual CEO da MundoGEO, empresa promotora de eventos e geradora de conteúdo nas áreas de geolocalização e drones. É coordenador dos Fóruns Empresariais destes setores. Engenheiro cartógrafo formado pela Universidade Federal do Paraná. Trabalhou no setor de produção cartográfica, onde constatou a necessidade de conectar produtores e usuários da geoinformação. Decidiu então criar o evento MundoGEO Connect. Recentemente, percebendo o imenso potencial das aplicações dos drones, criou a DroneShow com foco no profissionalismo do setor e na segurança das operações.

Felipe Del Nero

Felipe Del Nero

Cargo: Diretor comercial
Instituição: Agility / Geoambiente
Palestra: “Gamificação e gestão de serviços público, atendimento e engajamento cidadão”


Felipe Del Nero atua no mercado de Geotecnologia desde 2003, é Diretor Comercial na Geoambiente Sensoriamento Remoto. Formado em Engenharia de Produção pela FEI e com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, possui larga experiência na concepção de soluções para aprimoramento da Gestão Pública e atua na direção de todas as frentes comerciais dos serviços oferecidos pela Geoambiente.

Felipe Ferreira

Felipe Ferreira

Cargo: Fundador e CEO
Instituição: Nearbee
Palestra: “Desafios para o desenvolvimento de cidades resilientes


Felipe Fontes ocupou posições estratégicas em grandes corporações até que em 2013 abriu mão de sua carreira para empreender em negócios de impacto. Hoje está a frente da Nearbee, startup focada em segurança pública e socorro emergencial, com a missão de melhorar a vida dos cidadãos através da tecnologia.

Felipi Barros

Felipi Barros

Cargo: Diretor de Estratégia
Instituição: China Fortune Land Development
Palestra: “De cidades fantasma à connected cities: Como a China transformou suas cidades em fundamentos do seu sucesso econômico”


Felipi é Estrategista de Cidades e atua como diretor de estratégia e cooperações da CFLD Internacional, maior incorporadora e operadora de cidades do mundo. Atualmente está desenvolvendo uma cidade de 2.000Ha em Jacarta. Com passagens pela Apple (HQ) e prefeitura de San Francisco, Felipi é graduado em Direito, especialista em Inovação por Stanford, com MBA pela Hult e, com orgulho, Curitibano.

Francisco Antonio Soeltl

Francisco Antonio Soeltl

Cargo: CEO e Chairman
Instituição: Grupo MicroPowerGlobal
Palestra: “O impacto da Estratégia Brasileira para Transformação Digital nas Cidades”


Fundador, Chairman e CEO do Grupo MicroPowerGlobal com 25 anos no mercado, 40 anos de experiência como executivo em Tecnologia de Informação e Negócios. Desde 1999 vem se especializando em Gestão de Performance, Desenvolvimento de Talentos e Transformação Digital. Ocupou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho na Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, de 2013 a 2015.

Francisco Albuquerque

Francisco Albuquerque

Cargo: Sócio-cofundador
Instituição: Arco | Hub de Inovação
Palestra: “Smart Cities – A perspectiva do Design Estratégico”


Francisco Albuquerque é Designer Estratégico formado pelo Istituto Europeo di Design, onde também é coordenador e professor. Sócio-cofundador da Arco – Hub de Inovação, especializado na criação e aplicação de programas de cultura criativa e inovação. Atua em projetos de inovação em negócios há mais de 10 anos para grandes marcas. Atualmente tem agitado estudos etnográficos e grupos de discussões em temas como urban design, smart cities, economia de serviços, cultura criativa, tecnologias emergentes e negócios inovadores. Suas principais linhas de estudos são: A cultura do design aplicada às estratégias de negócios e Cidades do Futuro sob a perspectiva do Design Estratégico.

Frederico Bopp

Frederico Bopp

Cargo: Sócio
Instituição: Azevedo Sette
Palestra: “Aprendizados e desafios para implementação de mais projetos de PPP´s”


#1 na América Latina entre os Advogados de Direito Administrativo, segundo a Associação de Advogados Corporativos da América Latina – LACCA. Recomendado por The Legal 500, Chambers Global e Latin America em Direito Comercial e Societário, além de Projetos / Infraestrutura e Direito Público como um “fantástico advogado, muito competente em direito público e PPPs”. É reconhecido ainda, pela LACCA Approved em Direito Administrativo, Bancário e Mercado de Capitais, sendo o 1º colocado em Societário e Fusões & Aquisições e pelos guias Latin Lawyer 250 em Projetos e Infraestrutura, Direito Administrativo e Societário e Fusões e Aquisições. No Who’s Who figura como destaque em Contencioso Administrativo e em Societário Fusões e Aquisições. O guia Análise Advocacia 500 o considera um dos melhores advogados no estado de Minas Gerais e referência para os segmentos de Infraestrutura e Construção & Engenharia.

Gabriel Figueiredo

Gabriel Figueiredo

Cargo: Doutorando e mestre
Instituição: FAU-USP
Palestra: “Cidades inteligentes no contexto de metrópoles Latino-americanas”


Doutorando e mestre pela FAU-USP, estuda as práticas projetuais que produzem cenários urbanos futuros. Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP, atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de SP. Fundou e coordena o Grupo de Cenários Urbanos Futuros da FAU-USP e é membro do grupo de pesquisa RITe: Representações, Imaginário e Tecnologia (CNPq).

Gabriel Gomes

Gabriel Gomes

Cargo: Master’s student
Instituição: Universidade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) UNICAMP
Palestra: “Aprendizados e desafios para implementação de mais projetos de PPP´s”


Gabriel Gomes de Oliveira é formado em Engenharia Civil pela Universidade Paulista (UNIP). Atualmente é estudante de mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente um Ph.D. Candidato pelo Departamento de Comunicação (DECOM) da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da UNICAMP. Profissional com experiência em engenharia de aplicações, processos e definição de escopo técnico de obras, residenciais, comerciais e industriais, de diferente portes. Habilidades técnicas conquistadas com alto nível de comprometimento em todos os projetos designados, auto motivados, com foco direto em atividades sob responsabilidade, habilidades efetivas de trabalho em equipe e potencial de. Atualmente, é Diretor Técnico e Financeiro do Simpósio Brasileiro de Tecnologia (BTSym) e pesquisador do Laboratório de Comunicação Visual (LCV). Os principais tópicos de interesse são Smart Cities, Internet das Coisas, Smart Grid, Broadcasting, Big Data, IoT, Aplicações de Sistemas Fotovoltaicos, Energia Solar, Sistemas de Previsão de Geração Solar Fotovoltaica. Membro estudante do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE).

Gabriela Longman

Gabriela Longman

Cargo: Jornalista
Instituição:
Palestra: “Bate papo com os top 10 do ranking csc 2019”


Jornalista, é mestre em Arte e Linguagem pela EHESS-Paris. Especializada em cultura, cidades e tecnologia, é colaboradora da Folha de S.Paulo, Valor Econômico, Vogue, entre outros. Desenvolve conteúdo para instituições como Sesc, Flip e Bienal de São Paulo e é sócia do Cit.Lit project., start-up que costura cidades e literatura.

Glaucia Barros

Glaucia Barros

Cargo: Coordenadora da área de Governabilidade Democrática e Bens Públicos para a América Latina e diretora
Instituição: Fundación Avina no Brasil
Palestra: “Resiliência, Eficiência e Qualidade: onde estamos e como promover inovação como caminho para maior sustentabilidade em água”


Coordenadora da área de Governabilidade Democrática e Bens Públicos para a América Latina e diretora da Fundación Avina no Brasil, coordenando as agendas de ação climática, água, biomas, cidades sustentáveis, finanças sustentáveis, Índice de Progresso Social, inovação política, migrações, reciclagem inclusiva e tecnologia para a mudança social no país.

Grazielle Carvalho

Grazielle Carvalho

Cargo: CEO
Instituição: Trilha Treinamentos e Consultoria
Palestra: “Smart Cities GEO 4.0”


Master Coach de Cidades Inteligentes da América Latina e autora do livro “Cenários Futuros para Cidades Inteligentes”. Como Consultora Sênior, atua na construção de Planejamento Estratégico Municipal alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), Geoprocessamento e Coaching.

Guila Calheiros

Guila Calheiros

Cargo: Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituição: Cidade de Recife
Palestra: “Apresentação do Fórum InovaCidades”


Guila Calheiros é Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação da cidade de Recife. Mestre em Engenharia de Produção pela UFPE, atuou oito anos como Diretor de Inovação e Competitividade do Porto Digital, ambiente de inovação tecnológica que, durante sua gestão, foi reconhecido como principal ambiente de inovação do país por três vezes. É professor na Faculdade da Indústria (IEL/SENAI), membro do Conselho de Administração do Porto Digital e do Conselho Fiscal da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Em 2018, coordenou o Grupo de Trabalho de revisão e atualização do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e aos Parques tecnológicos (PNI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Guilherme Dominguez

Guilherme Dominguez

Cargo: Co-fundador e Diretor
Instituição: Brazil LAB
Palestra: “O Setor de GovTechs quem está pensando em Smart Cities”


Advogado e professor. Co-fundador e Diretor do Brazil LAB, hub de inovação que realiza aceleração de startups que desenvolvam estratégias B2G (bussines to government). Idealizador e coordenador científico do programa Direito & Desenvolvimento, promovido pelo ILDD (Instituto de Estudos em Liderança, Direito e Desenvolvimento) com apoio do Centro de Liderança Pública (CLP) e do portal JOTA, no qual é também colunista da seção Inova&Ação. Professor de Direito Administrativo na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Graduado em Direito pela PUC/SP (2001), instituição pela qual obteve também os títulos de Especialista (2004) e Mestre (2010) em Direito Administrativo. Tem mais de 15 anos de experiência na advocacia empresarial, consultiva e contenciosa, bem como em atividades de consultoria na área pública (tais como pareceres sobre contratos administrativos e contratações públicas). Fundou seu próprio escritório em 2004 (Dominguez Advogados) e nos últimos anos teve sua atuação marcada pela assessoria às mais destacadas startups do cluster tecnológico regional de São José dos Campos/SP, além de ser palestrante na área de inovação em governo, bem como governo e tecnologia (GovTech).

Guilherme Pasin

Guilherme Pasin

Cargo: Prefeito
Instituição: Prefeitura da Cidade Municipal de Bento Gonçalves – RS
Palestra: “Sociedade digital e conectada: soluções inteligentes


Guilherme Rech Pasin, eleito no primeiro mandato o Prefeito mais jovem de Bento Gonçalves, com 29 anos. Foi reeleito em 2016, com 65% dos votos. Bacharel em Direito, é também graduado em Gestão Pública. Atuou na Câmara dos Deputados, Assembleia Legislativa e na Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado.

Gustavo Maia

Gustavo Maia

Cargo: Fundador e CEO
Instituição: Colab Tecnologia e Serviços de Internet SA
Palestra: “Gamificação para engajamento cidadão”


Gustavo Maia é graduado em Comunicação Social, estudou Advertising Design no Istituto Europeo Di Design em Barcelona, cursou MBA em Marketing na FGV, Certificates in Business Administration no Insper e Criação de Soluções Colaborativas para Governo na Universidade de Harvard. É fundador e CEO do Colab, rede social para cidadania premiada como melhor aplicativo urbano do mundo, top 5 apps de governo e participação do mundo, startup de maior impacto social e maior potencial global pelo BID. Em 2017, pelo Colab, foi selecionado pelo Departamento de Estado Americano no Unreasonable Goals, processo de aceleração para16 empresas do mundo selecionadas por trabalharem pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Colab tem 200.000 usuários no Brasil e 100 prefeituras como parceiras. Gustavo é Empreendedor de Impacto Social pela Endeavor; representando o Colab, em 2014, foi eleito Cidadão Sustentável de São Paulo pela CBN, Catraca Livre e Rede Nossa São Paulo, é Empreendedor Cívico da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e membro do Movimento Agora!

Hélio Lemes Costa Jr

Hélio Lemes Costa Jr

Cargo: Professor e Chefe do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais inteligentes
Instituição: Universidade Federal de Alfenas- Unifal – MG
Palestra: “Sociedade digital e conectada: soluções inteligentes


Professor, pesquisador, escritor e palestrante nas áreas de inovação e tecnologia. É professor da Universidade Federal de Alfenas, coordenador do mestrado em Administração Pública, leciona na Escola Nacional de Administração Pública. Chefe do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG.

Hugo Santana

Hugo Santana

Cargo: Diretor de Transportes e líder do time de inovação
Instituição: HP Transportes Coletivos
Palestra: “The power of shared mobility to make operators more competitive and cities more livable


Diretor de Transportes e líder do time de inovação na HP Transportes Coletivos. Graduado em Direito pela UNIP com especialização em Gestão de Negócio pela Fundação Dom Cabral. Foi responsável pela implantação do primeiro serviço de transporte responsivo à demanda (DRT) na América Latina, o CityBus 2.0.

Íria Almeida

Íria Almeida

Cargo: Secretária do Gabinete de Governança
Instituição: Prefeitura de Maceió
Palestra: “Apresentação do Fórum InovaCidades”


Secretária do Gabinete de Governança na Prefeitura de Maceió, é arquiteta e Urbanista, com experiência nas áreas de Desenvolvimento Urbano e Gestão Pública. Possui MBA Executivo com ênfase em Gestão de Projetos e Gestão de Crise pela Universidade Tiradentes – UNIT e MBA em fase de conclusão com ênfase em Liderança para Inovação, pelo Instituto Euvaldo Lodi – IEL AL. Experiência na área pública, tendo exercido os cargos de coordenadora de infraestrutura e diretora de abastecimento na Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia solidária – Semtabes (2013 a 2016), posteriormente Diretora de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano – SEMPLA (2016) e Secretária adjunta do gabinete de Governança – GGOV (2017 a 2019). Tem atuado nas áreas de Novas Economias, Desburocratização de Serviços Públicos, Inovação na Gestão Pública, Cidades Inteligentes, Criação de ambientes legais e marcos regulatórios indutores de práticas de inovação e desenvolvimento territorial, urbano, econômico e social.

Isaque Regis Ouverney

Isaque Regis Ouverney

Cargo: Economista
Instituição: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Palestra: “Oportunidades para concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no RJ”


Economista graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduando em Direito pela Universidade Estácio de Sá.
Economista na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e assessor do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan. Experiência em competitividade industrial, infraestrutura e logística.
Coautor dos livros “Gargalos e soluções da infraestrutura de transportes” (IBRE/FGV), e “Mobilidade urbana sobre trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião” (ANPTrilhos).

Ivan Carlos Maglio

Ivan Carlos Maglio

Cargo: Diretor técnico
Instituição: Política e Planejamento Ambiental Ltda; IEA-USP
Palestra: “Planejamento urbano ambiental no contexto de mudanças climáticas”


Diretor técnico da empresa Política e Planejamento Ambiental LTDA, consultor e pesquisador colaborador pelo IEA – USP – Programa Cidades Globais em planejamento urbano e adaptação climática. Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP (1974), especialização em avaliação de impacto ambiental pela Aberdeen University (1991), gestão ambiental urbana pela Tufts University (1993), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2000, 2005). Foi Diretor e Coordenador de Planejamento Ambiental da CETESB e Secretaria de Meio Ambiente-SP, Diretor de Planos Urbanos da Secretaria Municipal de Planejamento – SP.

Ivan Marques

Ivan Marques

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Instituto Sou da Paz
Palestra: “Cidades Seguras – Segurança Pública integrada e conectada”


Ivan Marques é advogado, formado pela PUC-SP, mestre em Relações Internacionais pela Unicamp e Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Science. Sua vida profissional intercalou passagens entre o setor público e privado trabalhando temas de relações institucionais, planejamento, segurança pública e direitos humanos. Nessa trajetória, contribuiu com a Prefeitura de São Paulo, Presidência da República, Amcham e Companhia Siderúrgica Nacional.  Desde 2014 é Diretor-Executivo no Instituto Sou da Paz.

Jamile Sabatini

Jamile Sabatini

Cargo: Diretora de Inovação e Fomento
Instituição: ABES e IEA – USP
Palestra: “Ecossistema de inovação, empreendedorismo e desenvolvimento econômico nas cidades por meio dos dados abertos


Diretora de Inovação e Fomento da ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software e Presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação da FECOMÉRCIO – Federação do Comércio de Bens, de Serviços e de Turismo de Santa Catarina. Trabalha com inovação e tecnologia desde 2004. Pesquisadora de Pós Doutorado da USP, no Instituto de Estudos Avançados, Programa Cidades Globais e em Desenvolvimento Baseado no Conhecimento no EGC/UFSC. Participa do Laboratório de pesquisa LabChis de Cidades Humanas e Inteligentes. É doutora pelo Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, a tese demonstra a importância de fomentar a inovação para gerar desenvolvimento econômico baseado no conhecimento. Fez doutorado sanduíche na Queensland University of Technology – QUT, Austrália.

Jean Mattos Duarte

Jean Mattos Duarte

Cargo: Secretário Municipal
Instituição: Prefeitura de Belo Horizonte
Palestra: “PBH APP – Plataforma móvel de relacionamento da Prefeitura de Belo Horizonte com o cidadão”


Secretário Municipal Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Subsecretário de Modernização da Gestão. Mestre em Administração Pública, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e graduado em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais. Empregado de carreira do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Já ocupou outros cargos de direção no Governo do Estado de Minas Gerais nas áreas de Logística, Gestão de Projetos, Planejamento e Orçamento, atua também como Professor de cursos de graduação e pós graduação.

Juliana Mari Sakai

Juliana Mari Sakai

Cargo: Diretora de operações
Instituição: Transparência Brasil
Palestra: “Engajamento e participação cívica para melhoria da educação”


Diretora de operações da Transparência Brasil. Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e mestre em ciência política pela Leuphana Universität Lüneburg. Atuou junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Timor-Leste e à Transparency International.

Júlio Chiquetto

Júlio Chiquetto

Cargo: Pesquisador do Programa Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados
Instituição: Instituto de Estudos Avançados; IEA – USP
Palestra: “Modelagem de qualidade do ar e Mobilidade Urbana


Pesquisador em nível de pós-doutorado no IEA-USP. Participa dos Laboratórios de Climatologia e Biogeografia e de Geografia Política do Depto. de Geografia/USP. Doutorado (2016) em Geografia Física pela USP (em colaboração com o IAG/USP), recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2017. Mestrado (2005-2008) e Graduação (2000-2005) em Geografia na Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de poluição atmosférica, clima urbano, modelagem atmosférica, gestão ambiental, planejamento urbano, modelagem de qualidade do ar, exposição à poluição do ar.

Karla Borges

Karla Borges

Cargo: Superintendente de Geoprocessamento Corporativo
Instituição: Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel)
Palestra: “Benefícios do Cadastro Urbano Multifinalitário e o SINTER – Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais”


Doutora em Ciência da Computação pelo DCC/UFMG, Mestre em Administração Pública: Sistemas de Informação e Gestão pela Fundação João Pinheiro, Engenheira Civil pela PUC-MG. Atualmente é Superintendente de Geoprocessamento Corporativo da PRODABEL e Coordenadora da Infraestrutura de Dados Espaciais da Prefeitura de Belo Horizonte (IDE-BHGEO). Atua a mais de 25 anos na área de geoprocessamento urbano e é professora convidada do curso de Especialização em Geoprocessamento do Instituto de Geociências da UFMG.

Kevin Alix

Kevin Alix

Cargo: Solutions Manager Business to Territories
Instituição: Engie
Palestra: “Quais são os projetos de IP em estágio avançado para conversão de contratos


Kevin Alix é gerente comercial sênior da Engie Rio de Janeiro.
Suas graduações incluem financiamento de projetos para energia e infraestrutura – curso executivo da ABDIB (Brasil), programa executivo da Fundação Dom Cabral (brasil), mestre de engenharia civil e planeamento da cidade (MSc) do INSA Rennes (França), bizelor de ciências da ingenharia (BSc) do INSA Rennes (França) e bacharelado científico francês, especialização em matemática.

Laís Rocha Leão

Laís Rocha Leão

Cargo: Diretora Executiva
Instituição: inCities
Palestra: “Como promover espaços urbanos e cidades mais seguros e inteligentes sob a perspectiva de gênero?”


Laís Leão é Arquiteta Urbanista, especialista em Administração Pública e Diretora Executiva da inCities – Rede para Cidades Inclusivas, que promove conexões em prol de cidades mais seguras para as mulheres. Representante brasileira no Programa de Jovens Líderes da Comissão Europeia de 2018, atua como consultora e palestrante em urbanismo e gênero, cidades inteligentes e liderança feminina.

Larissa G. Campagner

Larissa G. Campagner

Cargo: Coordenadora do Comitê Técnico do Conselho de Política Urbana
Instituição: Associação Comercial de SP
Palestra: “Como promover parcerias público privadas nas cidades


Arquiteta, Doutora em urbanismo pela FAU.Mackenzie, Coordenadora do Comitê Técnico do Conselho de Política Urbana da Associação Comercial de São Paulo.
Professora da FAU.Mackenzie, onde coordena a Pesquisa: CONHECENDO OS POLOS VAREJISTAS DE RUA DE SÃO PAULO, que tem como ênfase a busca pela utilização de tecnologia da informação, BIG DATA e georreferenciamento de dados em pesquisas aplicadas.
Membro da CTLU, do Conselho Gestor da Operação Urbana Água Branca e da Operação Urbana Centro e, do CMPU
Organizadora do livro “Projetos Urbanos em São Paulo: Oportunidades,
Experiências e Instrumentos”

Leandro Aliseda

Leandro Aliseda

Cargo: Country Manager Brasil
Instituição: Via
Palestra: “The power of shared mobility to make operators more competitive and cities more livable


Via, Country Manager Brasil Leandro lidera as parcerias de mobilidade sob demanda da Via no Brasil. Ele tem mais de 25 anos de experiência profissional, ocupando cargos de liderança em Consultoria / Tecnologia (Accenture / Deloitte / Novabase) e Mobilidade (Localiza / Hertz). Leandro possui MBA pela University of Texas e mestrado em Filosofia pela UNICAMP.

Leandro Garcia

Leandro Garcia

Cargo: CEO
Instituição: Prodabel S.A
Palestra: “Cidades Seguras – Segurança Pública integrada e conectada”


Leandro Garcia é o atual Diretor-Presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) e Professor de cursos de pós-graduação no instituto de ciencias exatas e informática da PUC Minas. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Cotemig, pós-graduado em Gestão de Saúde Pública e em Engenharia de Software pela PUC Minas, Especialista em Machine Learning e mestrando em Informática. Membro do conselho técnico-cientifico do BHTec, vice presidente do conselho da Fundação Mineira de Software e consultor do Instituto Smart City Business América.

Leonardo Jianoti

Leonardo Jianoti

Cargo: CEO e Investidor Anjo
Instituição: CWB Capital e Curitiba Angels
Palestra: “Benefícios do Cadastro Urbano Multifinalitário e o SINTER – Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais”


Leonardo Jianoti é economista, investidor-anjo e conselheiro de empresas. Formado em Economia pela UFPR, com mestrado em bioenergia pela UFPR e formação executiva em Management by Value pela Columbia University/EUA. É investidor-anjo em 09 startups e foi fundador da Curitiba Angels. Durante sua carreira serviu como gestor de um multi-family office e atuou em consultorias internacionais para bancos de desenvolvimento no Brasil e no exterior.

Leonardo Tavares Ribeiro

Leonardo Tavares Ribeiro

Cargo: Mestre em Economia
Instituição: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Palestra: “Análise de viabilidade para Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Saneamento Básico”


Economista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Economia Industrial.
Experiência em temas como Concessões e Parcerias Público-Privadas, Saneamento Básico, Infraestrutura de Transportes e Localização Industrial.
Atuação como coautor no livro “Mobilidade Urbana sobre Trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião”, publicado pela ANPTrilhos, participando da elaboração do capítulo “Benefícios socioeconômicos do transporte de passageiros sobre trilhos”.

Letícia Piccolotto

Letícia Piccolotto

Cargo: Fundadora
Instituição: BrazilLAB
Palestra:


Letícia é Presidente Executiva da Fundação BRAVA (www.brava.org.br) e fundadora do BrazilLAB – primeiro hub de inovação GovTech que conecta startups com o poder público. Formada em Relações Internacionais e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), possui também especialização em Liderança pela Harvard Business School e em administração pública pela Harvard Kennedy School. Atuou nos últimos 20 anos em diferentes organizações como o Banco Goldman Sachs, o Instituto Empreender Endeavor, a Fundação Bloomberg e o Centro de Liderança Pública (CLP). Letícia é colunista do JOTA (www.jota.info) e do UOL ( https://govtech.blogosfera.uol.com.br), compõe o Conselho Consultivo do Programa Mulheres na Ciência e Inovação, desenvolvido pelo Museu do Amanhã em parceria com o British Council, e atua como palestrante em temas relacionados ao Empreendedorismo, Liderança Feminina e Tecnologia

Luã Fergus Oliveira da Cruz

Luã Fergus Oliveira da Cruz

Cargo: Assistente de pesquisa
Instituição: Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV DIREITO RIO
Palestra: “Governança de Dados em Cidades Inteligentes no Brasil”


Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Realizou intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa (NOVA) em Portugal (2016-2017). Atualmente é assistente de pesquisa do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO (CTS/FGV).

Luciana Pascarelli Santos

Luciana Pascarelli Santos

Cargo: Coordenadora
Instituição: GEOINFO / Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL)
Palestra: “Transparência e abertura de dados geoespaciais na Cidade de São Paulo”


Geóloga, formada em 2001 pela Universidade de São Paulo, atua na PMSP desde 2004. Está na Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento desde 2013 e foi responsável pela gestão do projeto SIG-SP e pelo desenvolvimento e implantação do GeoSampa. Hoje atua como Coordenadora de Produção e Análise da Informação (GEOINFO) da Secretaria de Licenciamento e Urbanismo. Ainda na Prefeitura de São Paulo, atuou na gestão de áreas de risco geológico entre os anos de 2004 e 2013, com trabalhos de mapeamento, vistorias, relocação de moradias, obras de contenção e atendimentos emergenciais e trabalhos de prevenção e capacitação voltados às comunidades e agentes de Defesa Civil.

Marcos Boffa

Marcos Boffa

Cargo: Diretor
Instituição: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur
Palestra: “Apresentação dos resultados do Laboratório de Experimentação do Carnaval de Belo Horizonte 2019”


Em Breve.

Maeva Dang

Maeva Dang

Cargo: Assistente de pesquisa e ensino
Instituição: UNIRIO & TUWIEN
Palestra: “Cultivando a paisagem da cidade do Rio de Janeiro”


Maeva é pesquisadora e Ph.D. estudante na Universidade de Tecnologia de Viena. Em 2018, no Laboratório de Aplicações Econômicas (UNIRIO), investigou o potencial de integração da agricultura de cobertura na cidade do Rio de Janeiro. Seu trabalho se concentra em soluções baseadas na natureza em design urbano.

Major Shoishi

Major Shoishi

Cargo: Major da Polícia Militar
Instituição: Estado de São Paulo
Palestra:


Douglas Shoichi Sano é graduado em Direito pela UNIFMU, Mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo CAES. É Major da Polícia Militar do Estado de São Paulo já atuou como Comandante de Pelotão no 12º e 15º BPM/M, Comandante da 4ª Cia do 15º BPM/M e Chefe do COPOM Guarulhos, atualmente é Chefe de Divisão de Radiocomunicação e Embarcados da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação. Interessa-se por Programação Neuro Linguística.

Marcelo Fonseca Ignatios

Marcelo Fonseca Ignatios

Cargo: Especialista Convidado
Instituição: Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano – Prefeitura de São Paulo
Palestra: “Smart Cities GEO 4.0


Urbanista com larga experiência em políticas públicas para desenvolvimento urbano, está desde 2013 na Prefeitura de São Paulo pela SP-Urbanismo onde é o responsável pelos estudos econômico-financeiros de grandes projetos urbanos. Anteriormente atuou no setor privado com comunidades planejadas. Atualmente também é Diretor Financeiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IABsp).

Marcelo Nery

Marcelo Nery

Cargo: Coordenador de Transferência de Tecnologia do Núcleo de Estudos da Violência
Instituição: IEA – USP
Palestra: “Segurança intraurbana: soluções técnicas e tecnológicas


Pesquisador Colaborador da USP no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais. Coordenador de transferência de tecnologia no Núcleo de Estudos da Violência da USP (CEPID-FAPESP). Doutor em Sociologia pela USP, com doutorado sanduíche em City and Regional Planning na University of California, Berkeley. Mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Tem experiência nas áreas de Geoinformação e Sociologia, com ênfase em análise espacial, geoprocessamento, planejamento urbano, segurança pública, homicídio, dinâmica criminal e distribuição espacial urbana.

Marcus Rocha

Marcus Rocha

Cargo: Superintendente Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Instituição: Prefeitura de Florianópolis
Palestra: “Apresentação do Fórum InovaCidades”


Especialista em gestão estratégica da inovação tecnológica, Marcus é Superintendente Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Florianópolis. Mestre em Administração pela ESAG/UDESC (2014) e com MBA em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICA/SOCIESC (2007), foi responsável por implantar a Lei Municipal de Inovação de Florianópolis e a Rede Municipal de Centros de Inovação. Atuou durante três anos como Vice Presidente de Inovação e Tecnologia da Federação das Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina e integra a Diretoria do Instituto de Estudos Avançados (IEA) desde 2005. Tem mais de 23 anos de experiência professional no setor privado, sendo sócio-fundador e colaborador de múltiplas companhias, atuando principalmente na gestão de projetos envolvendo Inovação Tecnológica e de Processos. Atualmente, Rocha coordena o Programa Florianópolis Cidade Criativa da UNESCO.

Marcelo Mosaner

Marcelo Mosaner

Cargo: Coordenador Programático
Instituição: Fundación Avina
Palestra:


 

Marcelo Nunes

Marcelo Nunes

Cargo: Coordenador dos Clusters Aeroespacial Brasileiro e TIC
Instituição: Parque Tecnológico de São José dos Campos
Palestra: “Pólos estratégicos de desenvolvimento econômico, parques tecnológicos e zonas de desenvolvimento”


Engenheiro Florestal, Pós Graduação em Gestão Estratégica de Projetos pela FAAP e Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, atuou por 05 anos, pelo SEBRAE-SP, como consultor de Desenvolvimento Local e Territorial; Responsabilidade Empresarial e como facilitador do seminário desenvolvido pela ONU – EMPRETEC. Atualmente é coordenador do Centro para a Competitividade e Inovação no Parque Tecnológico de São José dos Campos, onde há 10 anos conduz o desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais, foi responsável pela criação do APL Aeroespacial e de Defesa e hoje coordena o APL de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Marcos Martinelli

Marcos Martinelli

Cargo: Consultor, Professor e Pesquisador
Instituição: Núcleo de Informação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade da UFSCar
Palestra: “Implantação, regulação e harmonização para o desenvolvimento de cidades inteligentes


Doutorando no PPGCTS/UFSCar e integrante do grupo de pesquisa do Núcleo de Informação em Ciência, Tecnologia, Inovação e Sociedade, da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos (SP). Vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários Municipais e Dirigentes de Ciência e Tecnologia (2011-2012; 2014-2018). Mestre docente na Universidade Brasil (Campus Descalvado/SP). Bacharel em Ciência Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Carlos. Secretário de Governo no município de Taquaritinga (2014). Secretário Municipal de Governo em São Carlos (2008, 2012), e Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos (2009, 2010 e 2011). Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (2011-2018). Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa de Crédito Mútuo de Micro e Pequenos Empresários de São Carlos (2012-2016). Advogado inscrito na OAB-SP (1990-2007). Designado pela Presidência da República como membro da missão técnica na Itália, Programa Brasil Próximo (2009). Secretário Executivo Desempenhou papel de liderança empresarial e presidiu entidades de classe, ONG e OSCIP (2003~2008). Secretário Executivo na Sicoob Crediacisc (2017-atual). Presidente do Sindicado das Cooperativas de Crédito do Estado de São Paulo – Sindicresp (2017-atual).

Marcos Primo

Marcos Primo

Cargo: CEO e Co-fundador
Instituição: AiPlates Technologies
Palestra: “O Setor de GovTechs quem está pensando em Smart Cities”


Empreendedor nato, advogado e empresário de tecnologia. Marcos Primo é CEO e Co-fundador da AiPlates Technologies, uma Govtech que desenvolve soluções inovadores aplicadas em Segurança Publica e Controle de Tràfego utilizando Inteligência Artificial (AI) Com experiência na implementação de soluções tecnológicas em Governos.
Membro dos programas BrazilLab e SmartCities da Fumsoft. Sócio da FCJ Participações S/A. Sócio da Fundação Mineira de Software. Co-fundador do MeuCarroRoubado, 1ª Plataforma colaborativa para registros de veículos furtados e roubados no Brasil e Mercosul.

Maria Águeda Muniz

Maria Águeda Muniz

Cargo: Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente
Instituição: Prefeitura Municipal de Fortaleza
Palestra: “Fortaleza Cidade Competitiva E Fortaleza Online: um novo olhar do licenciamento urbano e ambiental”


Cearense, de Fortaleza, Águeda Muniz, ao ingressar na faculdade de arquitetura nas disciplinas de urbanismo, entendeu que gostava mesmo era de trabalhar no “fazer cidade”, de fazer com que  as pessoas se sentissem melhor na sua cidade. E foi assim, que ao se graduar em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhou na elaboração e coordenação de planos diretores municipais, planos de desenvolvimento regional, planos de governo e no gerenciamento de programas financiados por agências de fomento internacionais. Concomitantemente, sempre buscou aprimorar seus conhecimentos em cidade, seja na especialização em Finanças e Gestão Pública; seja no Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, ambos com linha de pesquisa voltada para Urbanização e Políticas Públicas, tendo como objeto destas pesquisas a cidade de Fortaleza. Compõe, desde 2013, a equipe do Prefeito Roberto Cláudio a frente da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), secretaria que tem por missão planejar e controlar o ambiente natural e o ambiente construído da cidade de Fortaleza. Além de compor a equipe do Prefeito Roberto Cláudio, divide suas atividades como Professora e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e ministra a disciplina Propriedade Urbana e Direito à Cidade no Mestrado em Direito do Centro Universitário 7 de setembro (UNI7).

Maria Andrea Triana

Maria Andrea Triana

Cargo: Coordenadora técnica
Instituição: Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS
Palestra: “Cidades Eficientes: O potencial de sustentabilidade na gestão dos edifícios públicos”


Maria Andrea Triana, arquiteta, mestre em arquitetura e doutora em engenharia civil pelo LabEEE-UFSC. Há mais de uma década trabalha como consultora e pesquisadora nas áreas de eficiência energética e arquitetura bioclimática. Coordenadora técnica do Projeto Cidades Eficientes, iniciado em 2018, pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Mariane Silva de Castro

Mariane Silva de Castro

Cargo: Advogada e Mestranda em Direito Administrativo
Instituição: Universidade de Lisboa
Palestra: “A regulação das Smart Cities: Estudo comparado entre Brasil e Alemanha”


Advogada e Mestranda em Direito Administrativo na Universidade de Lisboa. Áreas de interesse: Inovação, Smart Cities e Governança.

Michel Araújo

Michel Araújo

Cargo: Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação
Instituição: SEDECI de Juazeiro do Norte (CE).
Palestra: “Apresentação do Fórum InovaCidades”


Possui Especialização em Economia Empresarial pela Universidade Regional do Cariri (2004), Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade Leão Sampaio (2003) e Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (1999).
Atualmente é presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Juazeiro do Norte; Vice-Presidente da FCDL-CE – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará e Conselheiro Fiscal da CNDL – Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas. Diretor do Ceará da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

Myriam Tschiptschin

Myriam Tschiptschin

Cargo: Gerente do Núcleo de Smart Cities
Instituição: CTE
Palestra: “Cidades humanas e sustentáveis como reflexo de uma sociedade inteligente


Myriam Tschiptschin é Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é Mestre, também pela FAU-USP, na área de Planejamento Urbano e Regional (2016). Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC) e, desde então, atua como consultora de diversos projetos sustentáveis em nível nacional e internacional, ministra cursos e palestras e participa de comissões julgadoras na área de sustentabilidade. Hoje é Gerente do Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e Coordenadora do curso de Smart Cities do Istituto Europeo de Design (IED).

Nilton Paulo Raimundo Mendes

Nilton Paulo Raimundo Mendes

Cargo: Business Developer LATIM America
Instituição: Leyard
Palestra: “Cidades Seguras – Segurança Pública integrada e conectada”


Nilton Paulo Raimundo Mendes é o Business Developer Executive da América Latina para a Leyard Brasil e América Latina. Nas antigas empresas em que trabalhou (Mitsubishi Electric EUA, FedEx, ABB e Unisys), atuou como Técnico em Eletrônica, Engenheiro Industrial, Gerente de Projetos, Engenheiro de Vendas e Gerente Executivo para a LATAM. É bacharel em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá e em Tecnologia de Processamento de Dados pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Ele também é formado em Engenharia de Computação pela Universidade de São Paulo (POLI-USP / IEE / IPT); Pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas / SP (CEAG / FGV-SP); MBA Executivo Internacional pela Universidade de São Paulo (FIA / FEA-USP), com aulas e palestras na Cambridge University Business School em Cambridge na Inglaterra, École de Management em Lyon na França e Owen Vanderbilt no Tennessee nos Estados Unidos; Mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), Área de Concentração em Tecnologia Computacional para Construção Civil e Linha de Pesquisa em Tecnologia da Informação em Realidade Virtual. Atualmente é aluno de doutorado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), Área de Concentração em Engenharia de Computação e Linha de Pesquisa em Sistemas de Informação e Aplicações Computacionais em Confiabilidade e Segurança Crítica. Ele possui uma vasta experiência em ambientes críticos que operam em regime 24x7x 365, como CCC, CCO, CIC, CICC, C4IVR, Salas de Negociação, NOC e Data Center. Ele também tem uma vasta experiência internacional com treinamento, negociação de contratos, contatos comerciais e participação em feiras, simpósios e palestras nos Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Alemanha, Suécia, México, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

Osmar Lima

Osmar Lima

Cargo: Chefe de Departamento na Área de Desestatização
Instituição: BNDES
Palestra: 


Engenheiro de Produção da UFRJ, com mestrado em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ e certificação CFA (Chartered Financial Analyst). 8 anos e meio de atuação no BNDES, tendo sido analista de crédito no Departamento de Bens de Consumo Comércio e Serviços, Analista de Investimentos na BNDESPAR, Gerente de Investimentos na BNDESPAR, Gerente na Área de Desestatização do BNDES, responsável, entre outros setores, por projetos de saneamento, e, atualmente, Chefe de Departamento na Área de Desestatização do BNDES, responsável pelos projetos de âmbito municipal, sobretudo nos setores de Iluminação Pública e Resíduos Sólidos.

Osni Augusto Souza da Silva

Osni Augusto Souza da Silva

Cargo: Secretário de Ciência e Tecnologia do Município de Piraí – RJ
Instituição: Prefeitura Municipal de Pirai
Palestra: “Piraí cidade inteligente e conectada.”


Graduado em projetos e gestão em redes de computadores, Pós-graduado em Gerencia segurança e tecnologia de redes convergentes, pela UNIFOA. Pós -MBA em administração pública e gerência de cidades, pela UNINTER. Atua como professor do curso de Sistemas de Informação do UNIFOA, Funcionário de Carreira da Prefeitura Municipal de Piraí e está secretário de Ciência e Tecnologia do Município de Piraí – RJ nas gestões 2013-2016 e 2017-2020.

Oswaldo Sanchez Júnior

Oswaldo Sanchez Júnior

Cargo: Pesquisador
Instituição: Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT
Palestra: “Harmonizando Gestão Energética com os ODSs no Plano Diretor Municipal”


Doutor em Ciências – Área de Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – IEE/USP, mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT e graduação (Bacharelado) em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo – IFUSP. É pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, tem experiência na área de Física Aplicada e Engenharia Elétrica, com ênfase em aplicações para tecnologias de iluminação e usos finais de energia elétrica. Atua principalmente na área de caracterização e desenvolvimento de produtos, materiais e instalações com aplicação de conceitos de Avaliação do Ciclo de Vida e Ecoeficiência. Desenvolve trabalhos visando sustentabilidade urbana para usos finais de energia elétrica.

Patricia Loyola

Patricia Loyola

Cargo: Diretora de Gestão e Comunicação
Instituição: 
Palestra:


Graduada em Comunicação e com MBA em Empreendedorismo Social pela FIA/CEATS, Patricia Loyola reúne experiência de 21 anos no campo de desenvolvimento social e responsabilidade corporativa nos segmentos de telecomunicações, financeiro, auditoria/consultoria e terceiro setor. Hoje, como diretora na Comunitas conduz a gestão, comunicação e sistematização dos programas da organização como a pesquisa BISC (Benchmarking do Investimento Social Corporativo) e o Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, programa voltado à qualificação da gestão pública municipal.

Paula Faria

Paula Faria

Cargo: Sócia-diretora
Instituição: Sator
Palestra:


Paula Faria é sócia-diretora da Sator. A executiva tem idealizado e estado à frente de grandes projetos fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, tais como: Airport Infra Expo, Fórum de Mobilidade, PPP Awards & Conference, IBAS – International Brazil Air Show e, mais recentemente, o Connected Smart Mobility. Em 2015, lançou o Connected Smart Cities, plataforma que envolve empresas, entidades e governos, tendo como missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam pequenas ou megacidades.

Pedro Lira

Pedro Lira

Cargo: Arquiteto e Urbanista
Instituição: Natureza urbana Planejamento Integrado
Palestra: “Parcerias público privadas como ferramenta de implantação, desenvolvimento e implantação de parques e espaços urbanos”


Pedro Lira é arquiteto e urbanista com mais de 15 anos de experiência no brasil e exterior. Possui ampla experiência no planejamento e projetos de equipamentos públicos, atrativos turísticos, parques urbanos e naturais, tendo participado de projetos relevantes no setor nos últimos anos.

Péricles Weber

Péricles Weber

Cargo: Diretor de Operações
Instituição: Iguá Saneamento S/A
Palestra: “Resiliência, Eficiência e Qualidade: onde estamos e como promover inovação como caminho para maior sustentabilidade em água


Diretor de Operações da Iguá Saneamento, Péricles Weber é engenheiro químico pela UFPR, com mestrado em Engenharia Ambiental pelo Imperial College de Londres.
Atua há mais de 30 anos no setor de saneamento ambiental, além de ser Conselheiro do Instituto Iguá de Sustentabilidade. Atualmente é responsável também pela gestão de clientes e pelo programa de inovação tecnológica da Iguá.

Percy Soares Neto

Percy Soares Neto

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: ABCON – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto.
Palestra: “Universalização do saneamento básico no Brasil”


Especialista em Economia do Meio Ambiente na Universidade de Alcalá de Henares, mestrado no PPGA-UFRGS e estágio doutoral no Centro Internacional de Pesquisa em Meio Ambiente e Desenvolvimento – CIRED/CNRS (França).
Até julho de 2018 foi coordenador da rede de recursos hídricos da Indústria, pela CNI – Confederação Nacional da Indústria.
Trabalhou no Ministério do Meio Ambiente e no Comitê de Gerenciamento do Lago Guaíba. Autor do livro “Construindo a Segurança Hídrica”, lançado em 2018 com apoio da ArcelorMittal.

Prefeito Guti

Prefeito Guti

Cargo: Prefeito
Instituição: Prefeitura Municipal de Guarulhos
Palestra: “Como criar cidades conectadas promovendo o fluxo de bens, serviços, pessoas, dinheiro, dados e ideias?”


Gustavo Henric Costa, Guti, nasceu em 1984. É prefeito de Guarulhos entre 2017 e 2020. Formado em Direito pela FAAP e pós-graduado pela PUC. Foi o político mais jovem de Guarulhos tanto ao assumir o cargo de vereador em 2008 – com 23 anos – como à frente da administração da cidade.

Rafael Jó Girão

Rafael Jó Girão

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Instituto Agir Ambiental
Palestra: “Compostagem caseira incluída no IPTU Verde de Sertãozinho (SP)”


Gestor ambiental e mestre em políticas públicas pela USP/ESALQ, atualmente é Diretor Executivo do Instituto Agir Ambiental e consultor da Fundación Avina. No poder público, desenvolveu trabalhos com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP, os ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente, e os Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente).

Raquel Cardamone

Raquel Cardamone

Cargo: Fundadora
Instituição: Bright Cities
Palestra: “O Setor de GovTechs quem está pensando em Smart Cities”


Raquel Cardamone atua há mais de 15 anos no mundo empresarial e é fundadora da startup Bright Cities, plataforma que por meio de diagnósticos e mapa de soluções converte cidades de qualquer porte e nacionalidade em smart cities.
Raquel começou sua carreira no mundo corporativo, em empresas locais e globais de comunicação, bens de consumo e tecnologia como IBM, MARS INC. e Grupo Abril. Em 2013, lançou a consultoria Bright Consulting, que atua na área de mobilidade urbana e setor automotivo. A partir de 2015, se tornou pesquisadora do conceito de Smart Cities pela UNICAMP e desde então se tornou referência no assunto. Há 4 anos participa como congressista da maior feira de soluções para cidades a Smart City Expo World Congress em Barcelona. Atualmente é professora pela universidade no curso de extensão de Smart Cities e faz parte do Comitê da ABNT/ISO.
Além do trabalho na área de cidades, Raquel é uma empreendedora em série (ou nata) e possui também investimentos na área da saúde. Em 2016 fundou duas empresas com um grupo de investidores, a Fokus Consultoria e a SALEVE, co-working para médicos e profissionais da saúde.
Raquel é formada em Administração de empresas pela FACAMP, tem pós-graduação em Entidades Sociais e é mestranda em Eng Elétrica pela Unicamp.

Regiane Relva

Regiane Relva

Cargo: Diretora de Pesquisa & Extensão e Coordenadora Geral SCF
Instituição: UNIFACENS/ Smart Campus FACENS
Palestra: “Inovação na Educação: Como preparar a próxima geração para desenvolverem as Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis”


Coord.Geral Smart Campus FACENS. CEO VIP-Systems Informática. Professora Universitária (MBA: FGV, FIA, ESALQ, FDC e USP). Palestrante internacional. Consultora de inovação e tecnologias aplicadas aos negócios e às cidades inteligentes. Doutorado, mestrado, além de 5 pós-graduações em TIC e negócios.

Renato Atanazio

Renato Atanazio

Cargo: Coordenador
Instituição: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Palestra: “Soluções baseadas na Natureza para segurança hídrica”


Gestor Ambiental, Especialista em Geoprocessamento e Mestre em Planejamento e Governança Pública. Atualmente coordena a área de Soluções baseadas na Natureza (SbN) na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com foco em recursos hídricos, governança ambiental e políticas públicas. Atua na produção de conteúdo técnico, elaboração de métodos e articulação em redes para que natureza seja considerada nas estratégias públicas e privadas, como solução a problemas sociais e econômicos.

Renato de Castro

Renato de Castro

Cargo: Embaixador de Smart Cities
Instituição: TM Fórum de Londres
Palestra: 


Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres e membro do conselho consultivo global da Leading Cities de Boston. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos.

Roberto Gallo

Roberto Gallo

Cargo: Coordenador do Comitê Tributário e responsável pelo Portal
Instituição: Abes e Brasil País Digital
Palestra: “Ciber Resiliência


Fundador, Cientista Chefe e CEO da KRYPTUS Segurança da Informação. Presidente da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) Coordenador do Comitê de Segurança e Riscos Cibernéticos da ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software).
Com mais de 18 anos de experiência em segurança cibernética e defesa, atualmente presente simultaneamente na indústria, na academia e institucionalmente com o Estado Brasileiro.
Possui Mestrado em arquiteturas seguras e doutorado na concepção, desenvolvimento, integração e avaliação de sistemas seguros, ambos pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Roberto concebeu e implementou com sucesso dezenas de projetos de defesa e segurança cibernética para demandas do governo, inclusive para o Exército. IBER, RENASIC, SABER M60/BRADAR), Força Aérea (LinkBR2/COPAC, IFF modo 4), Agência Brasileira de Inteligência (mais de 10 projetos/soluções, incluindo a segurança cibernética dos jogos Pan-Americanos de 2007), SERPRO, ITI, dentre outros.

Roberto Speicys Cardoso

Roberto Speicys Cardoso

Cargo: Fundador
Instituição: Scipopulis
Palestra: “Monitoramento em tempo real de emissões atmosféricas do transporte público (Urbanismo sustentável nas cidades)”


Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha com análise de dados de transporte há 5 anos. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e da UITP.

Robson Lisboa

Robson Lisboa

Cargo: Fundador e Business Development Manager
Instituição: Midiacode
Palestra: “O papel das cidades para o desenvolvimento de uma sociedade digital e conectada


Robson Lisboa é especiallista em Tecnologias Móveis, Experiência do Usuário e Inovação, com mais de 25 anos de experiência no Mercado, tendo trabalhado na Sony, Nokia e Samsung e em vários projetos de Cidades Inteligentes com o uso do mobile. Com MBAs em Arte-Multimídia e Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP. É doutorando em Inovação Aberta. Lidera a equipe do Midiacode.

Rodolfo Ribeiro

Rodolfo Ribeiro

Cargo: Diretor
Instituição: Spinafre
Palestra: “Como as cidades podem empreender e criar um ambiente propício para o empreendedorismo


Mestre em Estratégia e Inovação pela Universidade Nove de Julho com especialização em Inovação e Empreendedorismo e Gestão Cultural, ambas na França, possui mais de 10 anos de experiência em gestão da inovação, tendo protagonizado importantes projetos de impacto no ecossistema brasileiro pela Algar Telecom e pelo SEBRAE-SP.

Rodrigo de Pinho Bertoccelli

Rodrigo de Pinho Bertoccelli

Cargo: Sócio
Instituição: Felsberg Advogados
Palestra: “Alternativas de financiamento para saneamento básico


Sócio responsável pela área de Infraestrutura e Saneamento no Felsberg Advogados. Professor na FIA – Fundação Instituto de Administração. Ex-Presidente e fundador do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial. Ex-Secretário da Coordenação de Saneamento do Conselho Federal da OAB.

Rosane Lohbauer

Rosane Lohbauer

Cargo: Sócia
Instituição: Madrona
Palestra: “Preparação e o desenvolvimento de projetos de PPP´s


Formada em Direito pela PUC/SP e MBA Executivo Internacional em Direito da Economia pela FGV, Rosane possui ampla experiência na estruturação de projetos de infraestrutura, na modalidade de concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs), nos segmentos de saneamento, mobilidade urbana, saúde, dentre outros. Foi responsável pela implantação do primeiro projeto de PPP na área de saneamento no Estado de São Paulo em 2007. Desde então, vem atuando na estruturação e assessoria de modelagens jurídicas para exploração de serviços públicos, contratos administrativos, participação em processos licitatórios, estruturação de garantias e assessoria jurídica em setores regulados. Rosane é membro do GRI Infra Club Brazil e do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia.

Ruy Camargo

Ruy Camargo

Cargo: Membro do conselho de acionistas e Diretor de Operações e Recursos Humanos
Instituição: Impact Hub São Paulo
Palestra: “Empreendedorismo de Impacto Social: como as cidades podem atrair empreendedores com iniciativas financeiramente sustentáveis, com viés econômico e caráter social e/ou ambiental, que contribuam para transformar a realidade de populações menos favorecidas e fomentem o desenvolvimento da economia nacional.”


Formado em Administraçao Administração Empresas pela FGV e com MBA pela Manchester Business School na Inglaterra, Ruy Camargo tem mais de 20 anos de experiência profissional tendo exercido cargos de liderança em produtos de consumo (L’Oreal, Gillette e Nivea) e na indústria farmacêutica (Abbott, Pfizer e Ourofino). Trabalhou na Suiça, México e Brasil gerenciando operações em saúde humana e animal. Investidor anjo nos setores de educação, saúde, petfood, agtech, coworking e equity crowdfunding. Atualmente, exerce a posição de membro do conselho de acionistas e Diretor de Operações e Recursos Humanos no Impact Hub São Paulo.

Saide Kahtouni

Saide Kahtouni

Cargo: Consultora para projetos ambientais
Instituição: Conecticidade – Laboratorio de Cidades, Tecnologia e Urbanismo – Escola Politécnica da Usp
Palestra: “Modelagem sistêmica para cidades inteligentes na interação entre Urbanismo e tecnologias”


Arquiteta Urbanista, FAUUSP, 1986. Ex-Presidente Nacional da ABAP-Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (2009-2011). É Diretora técnica da LPK Arquitetura e Urbanismo desde 1994. Membro do Grupo de pesquisa CONECTICIDADE – Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo (POLI-USP / PRO), coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Pessoa e do NUTAU-USP, onde atua como Consultora para projetos ambientais, desde 2015. Com mais de trinta anos de experiência acadêmica e profissional atua em diversos organismos e instituições na área ambiental e paisagística, é membro de diversas instituições e conselhos, inclusive consultora e pareceirista de periódicos científicos. Já publicou diversos artigos científicos em sua área de atuação. É também Mestre (1994) e Doutora (2003) pela Universidade de São Paulo, com Especialização em Gestão e Tecnologias Ambientais pela POLI-USP (1998).

Sandro Cabral

Sandro Cabral

Cargo: Professor de Estratégia e Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas
Instituição: Insper
Palestra: “Como promover parcerias público privadas nas cidades


Sandro Cabral é Doutor em Administração, Coordenador do Mestrado em Políticas Públicas do Insper e professor licenciado da UFBA. Atua na interface entre as áreas de Estratégia em Organizações e Administração Pública e possui trabalhos publicados nos principais periódicos científicos internacionais e nacionais abordando temas relacionados a interações público-privadas e desempenho no setor público.

Sandro Vieira

Sandro Vieira

Cargo: CEO
Instituição: Smart Green
Palestra: “Quais são os projetos de IP em estágio avançado para conversão de contratos


Sandro Nelson Vieira, Engenheiro Eletricista:
CEO da SmartGreen Tecnologia S.A., empresa que atua no ramo de automação de medição de energia e telegestão de IP
Executivo com mais de 20 anos de experiência e sólida carreira em gestão empresarial
Mestrado em Administração pela UFRGS
Especialização em Inovação e sua Implementação Empresarial pelo Instituto Europeu de Estratégias e Inovação
Especialização em Planejamento e Gestão de Negócios pela Business School FAE
Membro do Conselho de Administração da Companhia de Tecnologia do Paraná – CELEPAR

Scott Stewart

Scott Stewart

Cargo: CEO
Instituição: IBI Group
Palestra: “O desafio de diminuir as disparidades e aproximar as pessoas nas cidades


Responsável pela liderança geral da empresa com ênfase em direção e visão estratégica.  O Grupo IBI, uma empresa global, é líder na área de design com foco em tecnologia, especializada em cidades inteligentes e na aplicação de tecnologia em grandes centros urbanos, incluindo prédios e infraestrutura.

Sergio Andrade

Sergio Andrade

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Agenda Pública
Palestra: “Como desenvolver políticas públicas que tornem as cidades menos suscetíveis a catástrofes naturais e outros desafios sociais, ambientais e econômicos?


Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV/EAESP). Cientista Social pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Negociações Internacionais (UNICAMP/UNESP). Possui 15 anos de experiência na área governamental e no setor privado, trabalhando com gestão de políticas públicas e projetos socioambientais. Recebeu o prêmio de Empreendedor Social do ano de 2015 pela Folha de São Paulo. Integra a rede global de empreendedores da Schwab Foundation, do Fórum Econômico Mundial. É membro do Conselho Nacional de Transparência e Combate à Corrupção e da Câmara técnica da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Também é integrante do Movimento Agora!

Tatiana Thomé de Oliveira

Tatiana Thomé de Oliveira

Cargo: Vice-Presidente de Governo
Instituição: Caixa Econômica Federal
Palestra: “Quais são os recursos federais e estaduais disponíveis?”


Natural do Rio de Janeiro/RJ, é graduada, mestre e doutora em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, possui também pós-graduação em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes – UCAM.
Empregada da CAIXA desde 2003, atuando nas áreas de habitação e governo, em destaque nas áreas de avaliação de bens, engenharia de custos e nas operações de repasse do Orçamento Geral da União e financiamento a entes públicos e privados. Atuou como Diretora no Programa de Parceria de Investimentos, requisitada pela Presidência da República, na área de estruturação de Concessões e Parcerias Público Privadas. No dia 04 de fevereiro de 2019, tomou posse como Diretora Executiva de Serviços de Governo.
Em 28 de fevereiro de 2019, foi designada para assumir interinamente o cargo de Vice-Presidente de Governo

Tatiana Tucunduva P. Cortese

Tatiana Tucunduva P. Cortese

Cargo: Docente do Programa de Mestrado em Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Instituição: UNINOVE e IEA – USP
Palestra: “Marcos regulatórios para Cidades Inteligentes


Pesquisadora de Pós Doc da USP, no Instituto de Estudos Avançados – Programa Cidades Globais. Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Mestre em Saúde Pública pela USP. Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade de Direito e Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduada em Direito pela UniFMU. Professora da UNINOVE do Mestrado Acadêmico em Cidades Inteligentes e Sustentáveis – PPGCIS. Professora da FGVLAW. Autora dos livros “Cidades Inteligentes e Sustentáveis” e “Mudanças Climáticas: do global ao local”. Pesquisa nas áreas de Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Planejamento Urbano e Regional; Direito Ambiental; Gestão da Sustentabilidade, Mudanças Climáticas.

Thais Morais

Thais Morais

Cargo: Especialista em Sustentabilidade
Instituição: 
Palestra:


Especialista em Sustentabilidade, atua na Diretoria Executiva de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV, promovendo a cultura, o Valor da sustentabilidade e o desenvolvimento de projetos e programas com diversas áreas da companhia. Em 2018, apresentamos um case desenvolvido pela área sobre ‘Como os ODS geram valor para MRV’ no evento SDGinBrazil, na 73º Assembleia da ONU em Nova York e recentemente lançada na Climate Week em Salvador, a ‘Visão 2030 MRV para os ODS’, norteiam as ações da companhia para os próximos 10 anos.
Formada em Ecologia, possui pós-graduação em Responsabilidade Social e especialização em Projetos Sustentáveis, Mudanças Climáticas e Mercado de Carbono. Possui experiência em projetos de sustentabilidade, mudanças climáticas, ODS, comunidades e projetos voltados para cidades sustentáveis. Teve a oportunidade de trabalhar no Projeto Tamar, ICMBio, Instituto Inhotim, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Reserva Biológica Uatumã/AM, dentre outros.

Thais Zschieschang

Thais Zschieschang

Cargo: Coordenadora e Fundadora
Instituição: Coletivo Delibera Brasil
Palestra: “Mão na massa: Como empreendedores sociais e o poder público podem trabalhar juntos para apoiar, fomentar e monitorar as iniciativas de Empreendedorismo de Impacto Social e torná-las escaláveis”


Mestranda em Psicologia Política e Especialista em Legislativo e Democracia no Brasil. Atua com desenho, implementação e acompanhamento de projetos de interesse social; e ativação de negócios de impacto desde 2010. Fundadora e Coordenadora do Coletivo Delibera Brasil e Coordenadora de Projetos na Agência São Paulo de Desenvolvimento – ADE SAMPA.

Tiago Chagas Faierstein

Tiago Chagas Faierstein

Cargo: Líder do Projeto de Cidades Inteligentes
Instituição: Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI
Palestra: 


Tiago Chagas Faierstein, Engenheiro Eletrônico formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Mestre em Telecomunicações (UFPE). Atuou na área de inovação para a cadeia de Petróleo e Gás, fazendo parte da Rede Petrogas do SEBRAE. Foi sócio de empresas na cadeia de Petróleo e Gás. Investidor em Startups de tecnologia. Atualmente Líder do Projeto de Cidades Inteligentes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), vinculada ao Governo Federal.

Thomas Strasser

Thomas Strasser

Cargo: Diretor de Inovação e PPP
Instituição: Fundação Ezute
Palestra: “Cooperação entre organização da sociedade civil e administração pública para apoiar a estruturação e modelagem de projetos de concessão e/ou PPP em saneamento, com “funding” da iniciativa privada.”


Diretor de Inovação e PPP da Fundação Ezute, tem formação em Engenharia Elétrica, com mestrado em Informática – Eng.da Computação, especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica e a certificação internacional Certified Public-Private Partnership Professional – Foundation.

Thomaz Assumpção

Thomaz Assumpção

Cargo: Presidente
Instituição: Urban Systems
Palestra: “O papel do município como centro produtivo plural: promoção do desenvolvimento econômico


Engenheiro com cursos de Bioengenharia em Glasgow, Strathclide University e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador e atual presidente da Urban Systems Brasil. Consultor de lógica urbana do Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (NUTAU-USP) e professor do curso de Pós-Graduação em Desenvolvimento Imobiliário da Fundação para a Pesquisa Ambiental (FUPAM-USP).

Vanessa Fagá

Vanessa Fagá

Cargo: Gerente
Instituição: SEBRAE Alagoas
Palestra: “Como as cidades podem empreender e criar um ambiente propício para o empreendedorismo


Paulistana, Psicóloga, Pós graduada em Tecnologias Aplicadas à Educação, possui Mestrado em Visão Territorial e Sustentável do Desenvolvimento, pela Universitat de València- Espanha (2015) e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0 pela PUC-RS. Colaboradora do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas – SEBRAE AL desde 1997, já foi responsável pela gestão de projetos de Educação à Distância, PVC, Petróleo e Gás e de projetos de Turismo. De 2009 a 2014 respondeu pela Gerência da Unidade de Turismo e Economia Criativa, e desde 2014 é Gerente da Unidade de Comércio e Serviços, estando sob sua responsabilidade uma carteira de projetos de atendimento setorial nas áreas de Smart Cities, Startups, Turismo, Economia Criativa, Artesanato e Gastronomia. Responsável pela implantação do SEBRAELAB e do FABLAB Sebrae em Maceió. Membro do Conselho Estadual de Cultura de Alagoas, do Conselho do Maceió Convention & Visitors Bureau e do Conselho Municipal de Turismo de Maceió.

Vilcen Soave

Vilcen Soave

Cargo: Diretor comercial
Instituição: Signify (Philips Lighting)
Palestra: 


Diretor comercial da Signify (Philips Lighting), responsável por canal End User, composto pelos segmentos de Iluminação Pública, Lojas, Escritórios, Industrias e Arenas Esportivas. Grande experiência em negociação, hábil em gestão e marketing, planejamento e desenvolvimento de mercado e de negócios. Signify (Philips Lighting) commercial director, responsible for End User channel, consisting of the segments of public lighting, shops, offices, industries and sports arenas. Great experience in negotiation, skilled in management and marketing, planning and development of market and business.

Vitor Amuri

Vitor Amuri

Cargo:
Instituição: Spin Soluções Públicas Inteligentes
Palestra: “Transformação dos Parques Urbanos e Unidades de Conservação em Smart Places – Perspectivas, Oportunidades e Desafios


Especialista em Smart Cities, foi coordenador do mais relevante projeto federal na temática das Cidades Inteligentes, conduzido pelo Inmetro e pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial). Membro do Conselho Técnico da Frente Parlamentar Mista (Câmara e Senado) em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas. Professor de Gestão e Inovação em Cidades Inteligentes na FACENS – Faculdade de Engenharia de Sorocaba, única Faculdade no Brasil premiada pelo Smart City UK (Londres) pelo projeto Smart Campus. Autor de “Parcerias Público-Privadas para Smart Cities” (Ed. Lumen Juris, 2016, atualmente na 3.ª edição), obra adotada na etapa de estruturação do Plano Nacional de Internet das Coisas (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Desde 2016, é um dos sócios da SPIn Soluções Públicas Inteligentes, primeira consultoria brasileira voltada exclusivamente ao movimento das Cidades Inteligentes. Autor e Coordenador do primeiro Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI) do Brasil, no Município de Juazeiro do Norte (CE).

Werter Padilha

Werter Padilha

Cargo: Fundador e Empreendedor
Instituição: Sawluz e Taggen – Iot
Palestra: “Impacto de IOT nas cidades


Fundador da SAWLUZ, empresa especializada em EDI, processos logísticos e fiscais, que desenvolve soluções voltadas ao ecossistema automotivo (montadoras, indústria de autopeças, distribuidores, concessionárias), agromáquinas (incluindo implementos agrícolas) e operadores logísticos. Empreendedor e investidor, desde 2010, na TAGGEN – Soluções IoT, com foco em soluções de automação de serviços e indústria, fazendo uso de RFID e, desde 2015, com tecnologias BLE (Bluetooth Low Energy) e convidado pela SOFTEX Brasil e CNI, elaborou e ministrou o 1º curso IoT para empreendedores, em Curitiba-PR, curso realizado presencialmente, além de videoconferência para outras 3 cidades simultaneamente.

Pela ABES – (Associação Brasileira das Empresas de Software) é Coordenador do Comitê de IoT, desde 2016 e atualmente Conselheiro, e seu representante titular na Câmara de IoT do MCTIC – Ministério da Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações. Também foi membro do Conselho Consultivo do projeto estudo. “Internet das Coisas: um plano de ação para o Brasil”, conduzido pelo convênio entre MCTIC e BNDES, que resultou no “Plano Nacional de IoT – Brasil.

William Figueiredo

William Figueiredo

Cargo: Gerente de Sustentabilidade e Infraestrutura
Instituição: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Palestra: “Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF): ferramenta de avaliação de riscos financeiros para Parcerias Público-Privadas (PPPs) municipais”


Economista, especialista em Rio de Janeiro. Há 13 anos na FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, Gerente de Sustentabilidade e Infraestrutura. Em 2012, participou da estruturação do IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal, ferramenta de acompanhamento da capacidade financeira dos municípios brasileiros.

Willian Rigon

Willian Rigon

Cargo: Pesquisador responsável pelos estudos de cidades
Instituição: Urban Systems
Palestra: 


Bacharel em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), possui MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e em Gestão de Negócios pela Fundação Instituto de Administração (FIA, cursando). Atua como pesquisador responsável pelos estudos de cidades da Urban Systems: Connected Smart Cities, Melhores Cidades para Fazer Negócios (publicado anualmente na Exame) e Ranking dos Aeroportos Regionais. É responsável pela gerência do departamento de inovação da Urban Systems e desde 2005 atua como consultor de inteligência de mercado para projetos de desenvolvimento imobiliário e urbano em todo o Brasil, ministrando palestras e cursos sobre os temas de desenvolvimento imobiliário e urbano e cidades inteligentes.

Wilson Levy Braga da Silva Neto

Wilson Levy Braga da Silva Neto

Cargo: Diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Instituição: Universidade Nove de Julho
Palestra: “Cidades Inteligentes e Sustentáveis: conceitos e perspectivas para as cidades brasileiras”


Wilson Levy é advogado, doutor em Direito Urbanístico pela PUC-SP, com pós-doutorado em Urbanismo pelo Mackenzie. É membro efetivo da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP e diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Zilmara Aparecida Guilherme Ribeiro

Zilmara Aparecida Guilherme Ribeiro

Cargo: Diretoria de Vigilância Sanitaria
Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Horizonte
Palestra: “Simplificação do Processo de Emissão de Alvará de Autorização Sanitária Em Belo Horizonte”


Graduada em história pelo UNI-BH e especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela UNAERP-SP. Certificação em planejamento e gerenciamento em vigilância sanitária pela UFMG e Fundação Dom Cabral. Atuou como coordenadora e gerente de vigilância sanitária e atualmente exerce o cargo de Diretora de Vigilância Sanitária de Belo Horizonte.

PATROCÍNIO APRESENTADOR

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO OURO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

PATROCÍNIO APOIO

PARCEIROS ESTRATÉGICOS

APOIO INTERNACIONAL

APOIO INSTITUCIONAL ESTRATÉGICO

APOIO INSTITUCIONAL

APOIO DE MÍDIA

REALIZAÇÃO

EVENTO PARALELO