a


Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

LANGUAGE

O que você está procurando?

Palestrantes da Edição 2018

EVENTO NACIONAL 2018 – SÃO PAULO/SP

ADALBERTO MALUF

ADALBERTO MALUF

05/set às 14h00
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel: Elétricos, compartilhados e autônomos: o papel do automóvel no novo contexto de mobilidade


Adalberto Maluf é Diretor de Marketing, Sustentabilidade e Novos Negócios da gigante de energia limpa e mobilidade elétrica da BYD (Build Your Dream), bem como Diretor de Veículos Pesados da ABVE (Associação Brasileira de Veículos Elétricos) e membro do conselho da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica). Adalberto é bacharel em Relações Internacionais e Mestre em Economia Política Internacional pelo Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP). Trabalhou com temas e projetos relacionados à mitigação das mudanças climáticas e políticas públicas no nível subnacional, com foco em energia, sustentabilidade e mobilidade urbana. Antes da BYD, Adalberto trabalhou na Prefeitura de São Paulo entre 2006 e 2007 e foi diretor da Clinton Climate Initiative (parte da Fundação Clinton) em parceria com a da Rede de Cidades C40 (Large Cities Climate Leadership Group) em São Paulo de 2007 a 2014.

ADRIANA LEVISKY

ADRIANA LEVISKY

04/set às 16h30
Palco Penha – Cidades Prósperas
Painel 2: Desenho de plano diretor para o desenvolvimento econômico nas cidades


Sócia titular do escritório Levisky Arquitetos | Estratégia Urbana, a arquiteta urbanista Adriana Levisky é vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura(AsBEA); conselheira do Conselho Municipal de Política Urbana de São Paulo – (CMPU); conselheira do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP); e membro representante da Fecomercio-SP na Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU) e no Conselho de Preservação da Paisagem Urbana (CPPU).

AMÉRICO MARTINS CRAVEIRO

AMÉRICO MARTINS CRAVEIRO

04/set às 16h30
Workshop Smart Innovation
Painel 2: Oportunidades de fomento para projetos de inovação


Eng. químico (IMT) e doutor (Poli/USP). Especialização IGT/Chicago.
Foi pesquisador e coordenador do Programa de Biotecnologia do IPT; diretor de
P&D&I na Vallée S.A.; presidente da Anpei; Sócio fundador do CGEE.
Recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico.
É coordenador Adjunto – Pesquisa para Inovação/Fapesp

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

04/set às 13h00
Espaço Villa Lobos – Workshop ABES em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 1: Try Non-Compliance: Riscos de Segurança Cibernética em Smart Cities


Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, tendo sido seu coordenador entre 2005 e 2006.
Desde 1980 é servidor público efetivo, fazendo parte do corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entre 2003 e 2009.
Antes de chegar ao Ministério das Comunicações, exercia desde 2007 a chefia do Centro de Capacitação do INMETRO.

ANA PAULA WICKERT

ANA PAULA WICKERT

04/set às 14h00
Palco Lapa – Cidades Resilientes e inclusivas
Painel 1: Políticas públicas para o desenvolvimento de cidades inclusivas e humanas


Arquiteta e Urbanista pela UFSM (1998), mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2002) e MBA em gestão de marketing pela FGV (2010). Atualmente é Secretária de Planejamento na Prefeitura Municipal de Passo Fundo, e Professora e pesquisadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UPF.

ANDRÉ GONZALEZ

ANDRÉ GONZALEZ

05/set às 10h00
Espaço Arena – Workshop Atech em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 1: Cidades um para um: Governo e Cidadão integrados com transparência, colaboração e tecnologia através do UX (User eXperience)


Analista de sistemas com quase 10 anos de experiência profissional e há quase 5 anos na Atech, empresa de desenvolvimento de sistemas críticos do Grupo Embraer. Atua na concepção de sistemas e softwares, nas áreas de Engenharia de Sistemas e Produtos de Defesa, oferecendo apoio técnico para as áreas comerciais na elaboração de propostas e como engenheiro de requisitos e engenheiro de produtos, para a definição dos produtos das áreas de Defesa, Governo e Segurança Pública. Também é o responsável pela área de Gestão do Conhecimento da empresa, apoiando em ações de identificação, manutenção e compartilhamento de conhecimentos críticos da empresa. André é bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de São Carlos e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Também é certificado em Engenharia de Requisitos pelo International Requirements Engineering Board e em Gestão do Conhecimento pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento.

ANDRE WONGTSCHOWSKI

ANDRE WONGTSCHOWSKI

05/set às 10h30
Espaço Ibirapuera – Workshop Avina
2º Bloco: Investimentos em acesso a água; Inovações e experiências de alianças de colaboração multistakeholder garantindo acesso à água


Andre é Gerente de Operações da World-Transforming Technologies (WTT), uma fundação dedicada à conectar inovadores a oportunidades de impacto social, ambiental e econômico. Economista e Mestre em Administração e Planejamento de Desenvolvimento, Andre é Eisenhower Fellow e MIT/D-Lab Innovation Ecosystem Builder Fellow.

ANDREA MATSUI

ANDREA MATSUI

05/set às 09h00
Espaço Ibirapuera – Workshop Avina
2º Bloco: Investimentos em acesso a água; Inovações e experiências de alianças de colaboração multistakeholder garantindo acesso à água


Andrea Matsui é gerente de sustentabilidade da Ambev, à frente de programas sociais, desenvolvimento de comunidades e programas de consumo responsável de álcool. É uma das responsáveis por AMA, água mineral da Ambev que reverte 100% do lucro obtido com suas vendas a projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro e o primeiro negócio social de uma grande empresa no Brasil. É formada em Engenharia Elétrica pela Unicamp e possui MBA pela Kellogg School of Management, Northwestern University nos EUA. Iniciou a carreira na indústria automotiva com estágios na Alemanha e Japão e tem vasta experiência no mercado financeiro, onde atuou por muitos anos. Na Ambev, já trabalhou com projetos ligados a meio-ambiente, água, e resíduos.

ANNIE GRACIE AMICCI

ANNIE GRACIE AMICCI

04/set às 15h50
Espaço Arena – Workshop Panorama da Mobilidade Urbana no Brasil
Bloco 3 – Painel 2: Mecanismos de financiamento e planejamento de obra e infraestrutura


Anie Amicci, gerente do departamento de mobilidade urbana do BNDES, trabalha desde 2008 com financiamento a projetos de mobilidade urbana para os setores público e privado. Formada em administração de empresas e com mestrado em ciência ambiental.

APARECIDO HOJAJI

APARECIDO HOJAJI

05/set às 16h30
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 4: Cidades Inteligentes, meio ambiente e saúde: desafios no Brasil


É presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), entidade que reúne quase dois mil municípios associados com serviços próprios de saneamento. Bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Barão de Mauá, e especialista em Engenharia de Saneamento Básico pela Universidade Federal de São Carlos, Aparecido Hojaij é diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Jaboticabal (SAAEJ), em São Paulo. Com mais de 30 anos de experiência no setor, também atua como coordenador da Câmara Técnica de Gestão e Planejamento do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Mogi-Guaçu.

BARJAS NEGRI

BARJAS NEGRI

05/set às 16h20
Espaço Villa Lobos – Workshop Panorama do Saneamento Básico no Brasil
Bloco 4: Case 1: PPP Saneamento Básico


Barjas Negri é economista e professor universitário. Formou-se em Economia pela Unimep e mestre pela Unicamp. Está no seu 3.º mandato como prefeito de Piracicaba. Já ocupou outros cargos nas esferas estadual e federal, incluindo o de ministro da Saúde (2002); secretário de Habitação do Estado e presidente do FDE. É presidente do Comitê PCJ.

BEATRIZ CODAS

BEATRIZ CODAS

04/set às 15h10
Workshop CTE em Parceria com o Connected Smart Cities
Experiências práticas inovadoras de manejo sustentável de recursos hídricos


Engenheira civil com mestrado em Hidráulica e saneamento, professora em curso de engenheira ambiental e pôs graduação. Especialista em concepção e projetos executivos de infraestrutura urbana com conceitos de sustentabilidade, consultora de processo de tratamentos de efluentes, Coordenadora de projetos multidisciplinares, Especialista em hidráulica.
Sócia Diretora da GEASANEVITA, empresa de projetos de infraestrutura e saneamento.
Experiência de coordenação de projetos no Brasil, Paraguai, Panamá, Peru, México e Estados Unidos

BRUNA BOA SORTE

BRUNA BOA SORTE

05/set às 11h30
Workshop Smart Innovation
Painel 2: Parques Tecnológicos, incubadoras e startups: papel no desenvolvimento das cidades inteligentes


Advogada, especializada na formatação de parques tecnológicos e ambientes de inovação desde 2006. Atua na criação e gestão jurídico-administrativa de entidades do terceiro setor e Negócios para sustentabilidade. Vice-Presidente da Associação Terras Altas, voltada ao fortalecimento e desenvolvimento do turismo de negócios, tecnologia, artes e serviços. Co-Fundadora do Instituto Inova. Desenvolveu estudos e trabalhos para outros ecossistemas de inovação no País, a serviço de alguns municípios brasileiros. Em 2013 coordenou o projeto de Criação do Instituto Damha Agro Sustentável – iDas. Nas horas vagas, estuda o mercado do luxo e sensações. Conselheira do CITESC. Atualmente, é Diretora Geral do Inova-Ecotec Damha. Investidora de startups. Fundadora do Programa Bulbine (Empoderamento da Mulher, nos negócios e na inovação). Sócia da Casacerrado Gestão e Investimentos e Diretora de Inovação do CIEC. Presidente da Rede Paulista de Ambientes de Inovação – SP Rede.

BRUNO RONDANI

BRUNO RONDANI

04/set às 14h00
Workshop Smart Innovation
 Abertura: Apresentação do Cenário do Ecossistema Empreendedor de Cidades Inteligentes no Brasil


Bruno Rondani é fundador e CEO do 100 Open Startups. É engenheiro eletricista e mestre pela Unicamp, e doutor em Estratégia, Inovação e Empreendedorismo pela FGV. Atuando como empreendedor e investidor, Bruno participou da criação de 16 startups, e obteve duas saídas por aquisição corporativa e um IPO. Bruno é Eisenhower Fellow, presidente do IVP – Inova Venture Participações, presidente do Wenovate, chairman da Oiweek, membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP, professor da Fundação Instituto de Administração e pesquisador associado da Fundação Getúlio Vargas.

CAIO PORTUGAL

CAIO PORTUGAL

04/set às 14h50
Workshop CTE em Parceria com o Connected Smart Cities
O desafio da inclusão das melhores práticas de sustentabilidade no mercado de lotes urbanizados- uma visão prática


Administrador de Empresas pela FGV/SP – Turma 1993
Bacharel em Direito pela PUC/SP – Turma 1998
Presidente Reeleito da AELO (Terceiro Mandato) – Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano
Vice-Presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do SECOVI/SP desde 2005
Presidente da GP Desenvolvimento Urbano – empresa Loteadora com mais de 65 empreendimentos realizados – com mais de 33 anos de atuação.

CAIO VASSÃO

CAIO VASSÃO

05/set às 09h00
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
PAINEL: 1: Urbanismo contemporâneo: cidades inteligentes como reflexo de uma sociedade inteligente


Caio Vassão é arquiteto e urbanista doutorado pela FAUUSP (Universidade de São Paulo).
Coordena o grupo de estudos Cenários Urbanos Futuros e membro da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas. Educador em diversas instituições no país, desenvolvendo métodos educacionais inovadores.
Head de inovação na Kyvo, Design Driven Innovation.

CARLOS EDUARDO PIRES

CARLOS EDUARDO PIRES

04/set às 14h00
Palco Morumbi – Cidades Participativas e Engajadas
Painel 1: Cultura de participação nas cidades: governança proativa para a criação de cidades participativas


Sócio-fundador da agência WPlay Marketing Interativo, onde desenvolveu projetos de interação digital para o Grupo RBS, Lojas Lebes, Pepsi, entre outros, atualmente é o CEO do Fala Cidadão, ferramenta que cria um canal de comunicação entre a gestão publica e a sociedade e tem como objetivo aumentar a eficiência da administração pública, através de um conjunto de serviços para o cidadão.

CARLOS VENICIUS FREES

CARLOS VENICIUS FREES

05/set às 09h00
Palco Lapa – Cidades Conectadas

Painel 1: O papel das cidades para o desenvolvimento de uma sociedade digital e conectada


Líder de projeto na Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI para as temáticas de Redes e Cidades inteligentes, onde atua como, desde 2009.
Especializado nas de áreas de Sistema e Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC. Possui mais de 20 anos de experiência no setor, sendo 8 anos dedicados para o setor elétrico brasileiro pela ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica e 8 anos ao desenvolvimento da indústria brasileira pela ABDI.
Sua titulação é a de – Mestre em Administração pela UNB/DF (aplicação de tecnologias de informação e gestão do conhecimento organizacional); – Especialista em Gestão Estratégica de Organizações pela URI/RS e; – Bacharel em Informática pela PUC/RS.
Suas atividades estão relacionadas ao desenvolvimento da Industria no Brasil pela avaliação, promoção e execução da instrumentos e projetos no contexto de: “Cidades inteligentes” / “Redes Inteligentes”; “Legislação em Tecnologia da Informação e Comunicação”; “Equipamentos, Sistemas e Serviços em TI”; “Microeletrônica, Displays e Semicondutores” e “Conteúdos Digitais”.
É responsável pelo projeto de “AMBIENTE DE DEMONSTRAÇÂO DE TECNOLOGIAS PARA CIDADES INTELIGENTES” em parceria da ABDI com INMETRO, com o objetivo de fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua competitividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Desenvolve o projeto de implantação de “LABORATÓRIOS DE FABRICAÇÃO DIGITAL E INTERNET DAS COISAS” a ser implantado em ecossistemas de inovação no Brasil.
Realizou “MAPEAMENTO DA CADEIA FORNECEDORA DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES NO BRASIL PARA SUBSÍDIOS A POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA”, com a avaliação de cases nacionais e internacionais que impactam no Brasil.
Carlos Frees coordena um grupo de trabalho governamental para desenvolvimento das Redes e Cidades Inteligentes no Brasil, com parceria de instituições públicas e privadas.
Atua com a “Frente parlamentar Mista de apoio ao Desenvolvimento de Cidades Inteligentes”, subsidiando na definição e discussão dos temas relevantes para o Brasil.
É membro da “Camara de IoT” do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), apoiando o desenvolvimento do “Plano Nacional de IoT” no Brasil.
Colabora com a “Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas” para os temas de promoção da participação das empresas nacionais e desenvolvimento de tecnologias no desenvolvimento de Cidades Inteligentes.
Participou de eventos e levantamentos internacionais nas temáticas no Canada, Portugal, Alemanha, Holanda, Japão, Itália, Espanha, França, Coreia do Sul, Dinamarca e Reino Unido além da avaliação de cases nos EUA, Finlândia, Taiwan e Austrália, entre outros.
Participou como especialista convidado em congressos e workshops para avaliação, debate e definição de estratégias setoriais em áreas e rotas tecnológicas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
Liderou e coordenou o encontro de colaboração internacional entre Brasil e Japão (MDIC x METI) para Eficiência Energética, Conservação de Energia e “Smart Communities”.
Representou o Brasil para as iniciativas de colaboração internacional em Smart Grid entre Brasil x Japão, Coreia do Sul e EUA.

CAROLINA RIVAS

CAROLINA RIVAS

05/set às 16h00
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Spotlight Talks: Redesenhando padrões de mobilidade para cidades humanas


Carolina Rivas, 32 anos, é gerente de Relacionamento e Projetos Especiais e Eventos da Tembici, empresa especializada em soluções para mobilidade urbana, tendo como principal área de atuação o planejamento, implantação e operação logística de sistemas automatizados de bicicletas compartilhadas e estacionamento de bikes. Maior empresa do ramo na América Latina, em 2018 a Tembici expandiu sua atuação para o Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina) e contabiliza mais de 3 milhões de usuários, desde sua fundação em 2010.
Formada em Relações Públicas e Comunicação Social e Gestão Estratégica de Projetos (FGV-SP), Carolina atua na área de mobilidade urbana desde 2011.

CASSIO SPINA

CASSIO SPINA

05/set às 09h00
Workshop Smart Innovation
Painel 1: 
Desafios dos investimentos em Startup de cidades inteligentes


Engenheiro eletrônico formado pela Escola Politécnica da USP, foi empreendedor por 25 anos na área de tecnologia, atualmente exercendo a atividade de advisor em M&A e Corporate Venture, atua ainda como investidor anjo para startups e conselheiro de empresas. É o fundador da Anjos do Brasil organização sem fins lucrativos de fomento ao investimento anjo e da Altivia Ventures. Também é colunista/colaborador de diversas publicações, mentor da Endeavor, autor dos livros “Dicas e Segredos para Empreendedores” e “Investidor-Anjo – Como Conseguir Investimento para seu Negócio”.

CELSO KEPPE

CELSO KEPPE

04/set às 15h20
Espaço Arena – Workshop Panorama da Mobilidade Urbana no Brasil
Bloco 2 – Painel 3: StrateGIS: Inteligência geográfica para tomadas de decisão?


Diretor adjunto da área de Rodovias e Aeroportos da Egis Brasil
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Engenharia Urbana pela mesma instituição, Celso é diretor adjunto da área de Rodovias e Aeroportos na Egis Brasil, atuando em contratos de operações rodoviárias, como fiscalização de veículos de carga, serviços de atendimento ao usuário, radares fixos e móveis, OCR, gestão de operações rodoviárias e fiscalização eletrônica de tráfego. Celso também dirige a área de Integração Digital da empresa, que presta serviços de videomonitoramento, segurança pública, instalação de CCO (Centro de Controle Operacional) em rodovias e aplicação de ferramentas de ITS em rodovias e hidrovias. Desde 1997, quando integrou o Grupo Egis, Celso tem reunido experiências nas áreas de projeto, gerenciamento e operação.

CLARISSE CUNHA LINKE

CLARISSE CUNHA LINKE

05/set às 16h30
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
PAINEL: 4: Mudança da realidade urbana para a mobilidade: como otimizar a utilização do espaço público e tornar o transporte mais eficiente para as pessoas.


Clarisse Cunha Linke trabalha em planejamento e implementação de políticas e programas sociais desde 2001, com experiência no Brasil, Moçambique e Namíbia. É mestre em Políticas Sociais, ONGs e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science, onde recebeu o prêmio “Titmuss Examination Prize”. É também pós graduada em Terceiro Setor pelo Instituto de Economia da UFRJ. Faz parte do ITDP Brasil desde janeiro de 2012. Desde então, se tornou membro conselheira da Rede Sustainable Low Carbon Transport (SLoCaT), Associação Nacional de Transporte Público (ANTP), Instituto Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte (MDT), Associação Transporte Ativo e Casa Fluminense. Clarisse também tem assento no Conselho Municipal de Transportes do Rio de Janeiro e no Conselho de Desenvolvimento Urbano da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

CLAUDIA VALENZUELA

CLAUDIA VALENZUELA

04/set às 14h00
Palco Penha – Cidades Prósperas
Painel 1: Como desenvolver uma cidade que possibilite habitabilidade para os cidadãos, empregabilidade para as empresas e sustentabilidade para a cidade


Foi Diretora de Governo e Setor Público de uma grande multinacional de consultoria e auditoria, onde também atuou como líder de governo para as Américas (América do Sul e Central) e Caribe. Previamente a esta experiência, a executiva teve uma exitosa carreira nas Nações Unidas, onde desempenhou a função de Oficial de Programas no PNUD, desenvolvendo programas nas áreas de gestão pública, educação, esportes, desenvolvimento social e outras áreas. Também foi da Diretoria Nacional do Programa Interlegis, iniciativa de modernização do poder legislativo no Senado Federal.
Claudia é chilena e brasileira, graduada em comunicação social, com mestrado em educação e estudos de especialização em gestão social, responsabilidade empresarial e coaching.

CLAUDINEI WALKER

CLAUDINEI WALKER

05/set às 09h00
Palco Lapa – Cidades Conectadas
Painel 1: O papel das cidades para o desenvolvimento de uma sociedade digital e conectada


Há 24 anos na área de Ciências da Computação e Tecnologia da Informação, conduziu sua carreira de forma híbrida em três frentes, atuando corporativamente como Desenvolvedor, Especialista em Bancos de Dados e Business Intelligence, Coordenador de Desenvolvimento e mais recentemente como Especialista em Engenharia de Sistemas, concebendo e especificando sistemas críticos fortemente baseados em conceitos de integração de dados nas áreas de Segurança Pública, OSINT, Smart Cities, Data Analysis e Big Data.
Academicamente obteve o título de Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Mackenzie e posteriormente Doutor em Computação Aplicada pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na área de Processamento de Imagens e Reconhecimento de Padrões.
Na docência, ministrou aulas em cursos de nível superior e orientou trabalhos acadêmicos. Coordenou projetos de cooperação na área de Data Analysis, e atualmente vem trabalhando na concepção de produtos e soluções de análise de dados para os mercados de Defesa, Segurança Pública e Cidades Inteligentes.

CONRADO GRAVA DE SOUZA

CONRADO GRAVA DE SOUZA

04/set às 14h20
Espaço Arena – Workshop Panorama da Mobilidade Urbana no Brasil
Bloco 1 – Painel 2: Déficit de Mobilidade sobre trilhos e soluções para acelerar os investimentos


Conrado Grava de Souza é Diretor de Planejamento da ANPTrilhos.
Brasileiro, 69 anos, formado em Engenharia Elétrica, modalidade Eletrotécnica, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1973, com pós-graduação na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo nas disciplinas “Sistema de Potência” e “Proteção por Relés”, em 1974, curso de Especialização em Administração da Fundação Getúlio Vargas, em 1985 e curso de TQM – Total Quality Management, pela AOTS – Association for Overseas Technical Scholarship, em 1998, no Japão. Trabalhou no Metrô de São Paulo, de 1984 a 2018. No período de 2007 a 2010 foi Diretor de Operações. De 1973 a 1974 trabalhou na TELESP como engenheiro de estações telefônicas, de 1974 a 1975 trabalhou na CESP como engenheiro de usinas e subestações e de 1975 a 1984 trabalhou na Enerconsult como engenheiro de projeto do setor elétrico. Participa dos grupos técnicos da Divisão de Metrôs e Comissão de Segurança da UITP – União Internacional de Transportes Públicos, da Alamys – Associação Latinoamericana de Metrôs e Subterrâneos e da ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos.

Daniel Blanco

Daniel Blanco

Cargo: KAM – Divisão de Energia e Smart Grid
Instituição: Furukawa
Palestra: “A Internet das Coisas (IoT) tem o potencial de adicionar US $ 352 bilhões à economia brasileira até o final de 2022, segundo estudo recente realizado pela Cisco. Qual é o seu papel na inovação das cidades?


Mais de 14 anos trabalhando em empresas multinacionais com excelente background técnico. Trabalhou na área de desenvolvimento na Siemens, como Gerente de Projetos na Huawei e hoje está como Head of Sales Department for Smart Solution na Furukawa, abrindo novos mercados com foco em Smart Grid e Smart City.

DANIEL GIL

DANIEL GIL

05/set às 11h30
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel 2: Sistemas de transporte inteligentes: segurança, gestão de tráfego e redução do congestionamento nas cidades


Diretor na Prefeitura Municipal de Barueri
Ciências da Computação
Engenheiro de Software
Formado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DANIELA REDONDO

DANIELA REDONDO

05/set às 10h30
Espaço Ibirapuera – Workshop Avina
2º Bloco: Investimentos em acesso a água; Inovações e experiências de alianças de colaboração multistakeholder garantindo acesso à água


Daniela Redondo acredita no poder de transformação de indivíduos e organizações para reduzir a desigualdade social. Hoje, é Diretora Executiva do Instituto Coca-Cola, que ajuda no desenvolvimento de comunidades pelo Brasil, através dos programas: Coletivo Jovem e Aliança Água+ Acesso, que já impactaram mais de 200 mil pessoas em 125 comunidades.

DANILO DO NASCIMENTO LEITE

DANILO DO NASCIMENTO LEITE

05/set às 14h00
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel: Elétricos, compartilhados e autônomos: o papel do automóvel no novo contexto de mobilidade


“Engenheiro eletricista formado pela Unicamp com MBA e especialização em gestão de projetos pelo INSPER. Mais de 10 anos de experiência nas áreas de Estratégia Corporativa, Inteligência de Mercado, Inovação e Desenvolvimento de Novos Negócios em empresas multinacionais dos setores de Energia, terceirização de processos de negócio e consultoria estratégica, liderando projetos multifuncionais com forte interface com equipes de Finanças, Comercial, Desenvolvimento de Negócios e de Pesquisa e Desenvolvimento.

DAVID ADELMAN

DAVID ADELMAN

05/set às 14h00
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel: Elétricos, compartilhados e autônomos: o papel do automóvel no novo contexto de mobilidade


David Adelman é vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Via, fornecedora líder mundial de tecnologia de passeio compartilhada “on-demand” para cidades, agências de trânsito e operadoras. David é responsável por estabelecer parcerias inovadoras sob demanda em todo o mundo. Antes da Via, David liderou a BD e a Corp Dev na Snagajob, fundou uma startup apoiada por capital de risco, trabalhou na Bain Consulting e em private equity. David recebeu seu diploma de graduação na Harvard University e seu MBA em gestão empresarial na Wharton School. Mora em Washington, DC com sua esposa Melissa e dois garotos Griffin e Archer.

DENIS SILVA

DENIS SILVA

05/set às 11h30
Palco Lapa – Cidades Conectadas
Painel 2: Plataformas de dados abertos nas cidades: Implementação de estratégia da gestão da informação na administração pública


Denis Silva de Oliveira,  Jornalista formado pela Universidade de Uberaba – MG, CEO da Codiub – Inteligência Digital , companhia de economia mista do município mineiro que vem ganhando destaque em desburocratização do serviço público, com novas sistemáticas para Licenciamento Ambiental Online, Licenças Prévias, Agendamentos Eletrônicos, Prontuário Eletrônico da Saúde, Cidade Vigiada (Segurança Pública) dentre outros. Foi Secretário Municipal de Comunicação Social, foi ainda repórter, editor, de vários veículos de imprensa;  Criador do Canal Câmara, do Legislativo Uberabense, publicitário.

EDISON CARLOS

EDISON CARLOS

05/set às 16h00
Espaço Villa Lobos – Workshop Panorama do Saneamento Básico no Brasil
Bloco 4: Situação do Saneamento no Brasil


Édison Carlos é Presidente Executivo do Instituto Trata Brasil. Químico industrial de formação, por muitos anos atuou em áreas ligadas à Comunicação e Relações Institucionais nos setores químico e petroquímico.  Além de formado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz, o executivo é pós-graduado em Comunicação Estratégica.  Atuou por quase 20 anos em várias posições no Grupo Solvay, sendo que nos últimos anos foi responsável pela área de Comunicação e Assuntos Corporativos da Solvay Indupa. Em 2012, Édison Carlos recebeu o prêmio “Faz  Diferença – Personalidade do Ano” do Jornal O Globo – categoria “Revista Amanhã” que premia quem mais se destacou na área da Sustentabilidade em todo o país. Entre 2014 e 2016, Édison atuou em parceria com a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na formatação da Campanha da Fraternidade Ecumênica que em 2016 divulgou a problemática do Saneamento Básico em todo o país.

EDUARDO KAPLAN

EDUARDO KAPLAN

04/set às 16h00
Workshop Smart Innovation
Painel 2: Oportunidades de fomento para projetos de inovação


Eduardo Kaplan Barbosa é economista formado pela UFRJ, com mestrados em planejamento urbano e regional pelo IPPUR/ UFRJ (2010) e políticas públicas e desenvolvimento econômico pela Harvard Kennedy School (2017). Atua no BNDES desde 2006, onde teve experiência com financiamentos a Estados e Municípios no Departamento de Desenvolvimento Urbano e também na avaliação e proposição de políticas para inovação e desenvolvimento regional, como assessor da Presidência. Atualmente trabalha no Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação como coordenador da Frente de Cidades do Estudo de IoT, conduzido em parceria pelo BNDES e MCTIC.

EDUARDO PACHECO

EDUARDO PACHECO

05/set às 16h30
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 4: Cidades Inteligentes, meio ambiente e saúde: desafios no Brasil


Engenheiro Sanitarista pela Escola de Engenharia Mauá, turma de 1987. Trabalhou como engenheiro de processos na Pertécnica Engenhara, Equipamentos Villares e Degrémont (atual SUEZ). Ocupou cargos de gerência e direção técnica na Hidrogesp (atual Opersan), Perenne, GE Water (atual Suez) e Nalco-Ecolab. Atualmente é diretor técnico do Portal Tratamento de Água e do Portal Saneamento Básico.

ELIAS DE SOUZA

ELIAS DE SOUZA

04/set às 14h40
Espaço Arena – Workshop Panorama da Mobilidade Urbana no Brasil
Bloco 1: Panorama da Mobilidade
Painel 3: O futuro da mobilidade


Advogado com mestrado em gestão e políticas públicas pela FGV-EAESP (2015) e MBA em gestão pela FUNCEFET-RJ (2001). Atualmente é diretor da Indústria de Governo e Serviços Públicos da Deloitte no Brasil. Tem mais de 20 anos de experiência na área de infraestrutura, com foco na estruturação de projetos que envolvam PPP, concessões e contratos de gestão. Trabalhou em projetos com financiamento de organizações multilaterais (BID, Banco Mundial, IFC, JBIC e Unesco). Prestou consultoria para administração pública, com ênfase em políticas e planejamento governamentais, bem como assessoria jurídica corporativa, consistente em assessoria legal (nacional e internacional) e contenciosa. Tem experiência em projetos de infraestrutura que envolvam planejamento urbano e mobilidade urbana com foco em desenvolvimento de cidades inteligentes.

FÁBIO PIRES

FÁBIO PIRES

04/set às 16h00
Workshop Smart Innovation
Painel 2: Oportunidades de fomento para projetos de inovação


Gerente de Inovação e Tecnologia do SENAI – Departamento Nacional. Mestre em Engenharia da Produção pelo ITA e Engenheiro de Controle e Automação pela UnB. É um estudante de assuntos relacionadas à indústria, inovação e empreendedorismo. Pai de dois filhos, acredita em um mundo em que a tecnologia será usada para auxiliar as pessoas a serem mais felizes e realizadas.

FABRO STEIBEL

FABRO STEIBEL

04/set às 16h45
Espaço Villa Lobos – Workshop ABES em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 4: Educação e empoderamento do cidadão das cidades inteligentes e conectadas


É afiliado do Berkman Klein Center, da Universidade de Harvard, professor de inovação e tecnologia na ESPM Rio (Brasil), Pesquisador Independente da Parceria de Governo Aberto no Brasil, e fellow em governo aberto pela Organização dos Estados Americanos. Foi pesquisador visitante na Universidade das Nações Unidas e na Universidade da Califórnia San Diego. Possui pós-doutorado em consultas públicas pela UFF (Brasil) e doutorado em Comunicação pela Universidade de Leeds (UK). Há mais de dez anos trabalha com pesquisa e projetos aplicados sobre tecnologia e sociedade para organizações como Unesco, Parlamento Europeu, Comissão Europeia, Mercosul e IDRC, além de publicar na área de Direitos Humanos, governo aberto e tecnologia. É diretor executivo do ITS Rio.

FELICIO RAMUTH

FELICIO RAMUTH

05/set às 14h00
Palco Santana – Cidades Empreendedoras
Painel 2: Porque as cidades devem atrair a inovação através do empreendedorismo e economia criativa?


Eleito em 2016, com 219.511 mil votos, em São José dos Campos, para o mandato de 2017-2020, Prefeito Felicio Ramuth, 49 anos, casado, é empresário, com MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Administração. Atualmente, é também Presidente do CONSAVAP – CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DO ALTO VALE DO PARAÍBA e Vice-Presidente de Mobilidade Urbana da FRENTE NACIONAL DE PREFEITOS. Foi Secretário de Transportes na Prefeitura de São José dos Campos e Presidente da URBANIZADORA MUNICIPAL S/A – URBAM.

FELIPE CARVALHO

FELIPE CARVALHO

05/set às 11h30
Workshop Smart Innovation
Painel 2: Parques Tecnológicos, incubadoras e startups: papel no desenvolvimento das cidades inteligentes


Felipe Carvalho é Diretor de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Turismo de Santo André – SP, liderando diversos projetos de fomento e integração do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo. Está à frente da criação do Parque Tecnológico da cidade que se inicia com um Centro de Inovação. Com um DNA empreendedor, atuou no processo de expansão do Grupo Educacional ETIP/ Tableau, com participação na abertura de novas unidade de educação básica e ensino técnico em 7 cidades; foi sócio da maior empresa especializada em pintura de instrumentos musicais da América Latina, a Music Kolor e da startup Poupe Cupom Móvel. Hoje, é sócio diretor da agência Organix, desenvolvendo trabalhos de branding e inovação para grandes empresas nacionais, multinacionais e associações de classe. É também membro fundador da Associação Mentores do Brasil.

FERNANDA CARABALLO

FERNANDA CARABALLO

05/set às 16h30
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel 4: Mudança da realidade urbana para a mobilidade: como otimizar a utilização do espaço público e tornar o transporte mais eficiente para as pessoas.
_

04/set às 15h00
Espaço Arena – Workshop Panorama da Mobilidade Urbana no Brasil
Painel 1: Promoção da mobilidade das grandes cidades: sistemas de pagamento eficiente, transparente e com redução de custos.


Graduada em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduada em Administração de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas -FGV, Fernanda construiu uma sólida carreira nas áreas de Desenvolvimento de Produtos e Negócios, Relacionamento com Clientes e Inteligência de Mercado na indústria de meios de pagamento.”

FERNANDA ELISA DEMORE PALANDI

FERNANDA ELISA DEMORE PALANDI

05/set às 16h00
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Spotlight Talks: Visão da economia circular para cidades inteligentes e competitivas


Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o foco de pesquisa em desmaterialização, desenvolvimento baseado em conhecimento, sustentabilidade e economias alternativas, tendo como título da dissertação de mestrado sendo ‘The cultural process of dematerialization for achieving sustainable outcomes in knowledge societies’ (A desmaterialização como processo cultural para atingir resultados sustentáveis nas sociedades do conhecimento). É integrante do Laboratório Internacional de Pesquisa em Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis (LabCHIS). É sócia proprietária da OCRES – Oficina de Criação em Engenharia Saudável, trabalhando com construções sustentáveis. É Engenheira de Materiais e Física, onde aplica esses saberes em busca de uma sociedade do conhecimento sustentável.

GABRIELA VIEIRA

GABRIELA VIEIRA

05/set às 09h00
Espaço Ibirapuera – Workshop Avina
1º Bloco : Panorama do acesso a água no Brasil; Gestão comunitária de água e medição de impacto


Engenheira Sanitarista e Ambiental militante do Saneamento Rural e da Gestão de Sistemas Comunitários de Água. Desde 2015, atua como Gerente Geral da CENTRAL, Ass. Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento, em Seabra, Bahia. Em 2016, entrou para a Diretoria de CLOCSAS, rede de organizações presente em 15 países da América Latina e Caribe.

GUILHERME AMORIM

GUILHERME AMORIM

05/set às 14h00
Palco Lapa – Cidades Conectadas
Painel 3: Tecnologias Disruptivas: governo experimental
_
04/set às 15h30
Espaço Villa Lobos – Workshop ABES em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 3: Desenvolvimento de Tecnologias e Financiamento


Planejamento e gestão de projetos de marketing internacional e promoção comercial, com mais de 17 anos de experiência. Lidera atividades de pesquisa e análises de inteligência de mercado, marketing, gestão, captação de investimentos, fusões e aquisições e relações institucionais e governamentais.
Atua desde 2002 com análises de cenário competitivo, estudos e pesquisas de mercado, marketing analítico e relatórios econômicos para os setores de Higiene Pessoal, Perfumaria, Cosméticos, Têxtil, Confecção, e de Tecnologia. Dedicado em análises de mercado para fusões e aquisições de empresas de tecnologia, fund raising e inovação tecnológica.
Especialista em Analyst Relations, interações com analistas de mercado de tecnologia, dos institutos Gartner, Forrester e IDC. É porta-voz de entidades setoriais junto a imprensa, investidores, CiO’s e outros influenciadores de mercado de tecnologia.
Pós-Graduado em Negócios Internacionais pela Universidade Mackenzie, especialização em Economia, pela Fundação Getúlio Vargas e em Fusões e Aquisições, pelo IBMEC. Analista de mercado independente do Euromonitor e Membro do Conselho do Venture Builder S.Match.

GUSTAVO MENEZES

GUSTAVO MENEZES

05/set às 11h30
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 2:  PPP de iluminação pública:  Aprendizados e desafios para implementação de mais projetos de PPP´s


Diretor de Concessões e PPP, Prefeitura Municipal de Salvador
– Co-autoria do maior programa de desenvolvimento do município de Salvador (www.360.salvador.ba.gov.br) com previsão de R$ 3 bi de investimentos em 360 ações alocadas em 8 eixos de atividades econômicas
– Desenvolvimento do 1o Programa de PPP e Concessões do município
– Coordenador do Conselho Gestor de PPP (constituído pelo Secretários e Chefes da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, Casa Civil, Fazenda, Gabinete do Prefeito e Procuradoria Geral do Município)
– Estruturação, condução do processo licitatótio e road show dos projetos de PPP e Concessões, com destaque para: (i) PPP de Iluminação Pública (valor de contraro R$ 1,5 bi), (ii) Centro de Convenções de Salvador (R$ 130 MM entre a construção e Concessão) and (iii) Hub Salvador de Startups (estimados R$ 100 mm de investimentos pela iniciativa privada em startups ao longo de 5 anos)

GUTO INDIO DA COSTA

GUTO INDIO DA COSTA

05/set às 16h00
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Spotlight Talks: Redesenhando padrões de mobilidade para cidades humanas


Guto Indio da Costa, designer industrial, formado em 1993 pelo Art Center College of Design é hoje sócio-diretor da INDIO DA COSTA A.U.D.T, um think tank criativo fundado no Rio de Janeiro e tem forte atuação em projetos de design urbano e mobilidade urbana integrando tecnologia e conectividade através de internet das coisas. É autor do projeto de design do VLT do Rio de Janeiro, dos 7500 premiados abrigos de ônibus da Cidade de São Paulo, dos Quiosques de Praia da Orla do Rio de Janeiro e dos Postes de Iluminação do Parque Olímpico, entre outros.

HAMILTON AMADEO

HAMILTON AMADEO

05/set às 16h20
Espaço Villa Lobos – Workshop Panorama do Saneamento Básico no Brasil
Bloco 4: Case 1: PPP Saneamento Básico


Hamilton Amadeo, 57 anos, engenheiro civil graduado pela Escola de Engenharia de Lins, é o CEO da Aegea desde 2010, ano de início das operações da companhia. Ao longo de sua carreira, destacam-se a sua atuação junto às agências reguladoras, com a responsabilidade pela concepção e coordenação da implementação de modelos operacionais voltados para concessionárias de serviços públicos, e sua ampla experiência em aquisição do controle de empresas concessionárias no mercado secundário e participação em licitações públicas.

HELDER CORTEZ

HELDER CORTEZ

05/set às 09h00
Espaço Ibirapuera – Workshop Avina
1º Bloco : Panorama do acesso a água no Brasil; Gestão comunitária de água e medição de impacto


Diretor da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, onde é funcionário há 36 anos. Especialista em Saneamento rural, consolidou e replicou o modelo de gestão SISAR no Ceará, apresentou este trabalho para o Brasil, América Latina, Africa e Asia. Coordenador adjunto da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES.

HÉLIO LEMES COSTA JUNIOR

HÉLIO LEMES COSTA JUNIOR

04/set às 14h00
Palco Penha: Cidades Prósperas
Painel: 1: Como desenvolver uma cidade que possibilite habitabilidade para os cidadãos, empregabilidade para as empresas e sustentabilidade para a cidade


Professor, pesquisador, escritor e palestrante nas áreas de inovação e tecnologia. É professor da Universidade Federal de Alfenas, coordenador do mestrado em Administração Pública, leciona na Escola Nacional de Administração Pública. Chefe do Laboratório de Políticas Públicas para Cidades mais Inteligentes, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifal-MG.

HENRIQUE CASTILHO

HENRIQUE CASTILHO

04/set às 13h30
Workshop Prático de Iluminação Pública
Case 1: BHIP – Prefeitura de Belo Horizonte


Graduado em Engenharia Civil, tem sólida experiência como empresário no segmento de engenharia civil.
Na PBH, ocupou os cargos de Diretor de Operações e de Diretor de Iluminação Pública, ambos na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
Atualmente é Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital – SUDECAP.

HILTON MORENO

HILTON MORENO

05/set às 14h00
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 3: O papel das cidades na promoção da transição para a energia limpa


Hilton Moreno, Engenheiro Eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; Sócio-Diretor do Grupo HMNews, que publica a Revista Potência, a Revista da Instalação e organiza o Fórum Potência; Membro do Comitê Brasileiro de Eletricidade da ABNT; Cocriador e professor do Curso de Pós-graduação em Instalações Elétricas Prediais, Comerciais e Industriais, chancelado pela Facens – Faculdade de Engenharia de Sorocaba e reconhecido pelo MEC.; Em 2014, recebeu do CREA-SP o Diploma de Mérito da Engenharia, Arquitetura e Agronomia Paulista; Palestrante em congressos, seminários e cursos no Brasil e no exterior; Autor e coautor de várias publicações entre livros, manuais, guias e inúmeros artigos técnicos; Consultor técnico de entidades e empresas da área elétrica.

IVAN MARQUES

IVAN MARQUES

05/set às 14h00
Espaço Ibirapuera – Workshop: Cidades Seguras: Prevenção da Violência e Promoção da Segurança Cidadã
Painel 1: O Direito à cidade segura para todos, a realidade brasileira e o papel dos municípios na promoção da segurança urbana


Ivan Marques é advogado, formado pela PUC-SP, mestre em Relações Internacionais pela Unicamp e Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Science. Sua vida profissional intercalou passagens entre o setor público e privado trabalhando temas de relações institucionais, planejamento, segurança pública e direitos humanos.

JAMILE SABATINI

JAMILE SABATINI

04/set às 15h30
Espaço Villa Lobos – Workshop ABES em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 3: Desenvolvimento de Tecnologias e Financiamento


Jamile Sabatini Marques trabalha na área de Cidades Mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis por meio da Fecomércio/SC, onde atua como Presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação. Em esfera nacional, Jamile atua na ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software como Diretora de Inovação e Fomento e também é pesquisadora de Pós Doc em Desenvolvimento Baseado no Conhecimento no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e participa do Laboratório Internacional de pesquisa LabChis de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis.
Jamile é doutora pelo EGC/UFSC. A pesquisa tem o foco do Desenvolvimento Baseado no Conhecimento. Fez doutorado sanduíche na Queensland University of Technology – QUT, Austrália. É mestre em Gestão da Inovação pela École de Mines de St-Étienne (França), especialista em gestão de empresas pela Univali e graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas. Tem experiência na área de gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, fomento, fundos de investimento, cidades humanas inteligentes e representação institucional. É membro do conselho do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD) (www.inderscience.com/ijkbd); Membro do Comitê Assessor do Programa Start-up Brasil do MCTIC, participa do grupo de trabalho da Indústria 4.0 do MDIC; compõe a Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação da CNC e também membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis/SC.

JEAN MATTOS DUARTE

JEAN MATTOS DUARTE

05/set às 09h00
Palco Santana – Cidades Empreendedoras 
Painel 1: Empreendedorismo, inovação aberta, economia criativa e colaborativa. Você sabe o que isso quer dizer e como está diretamente relacionado ao desenvolvimento de cidades inteligentes?


Mestre em Administração Pública. MBA em Gestão Estratégica de Projetos. Empregado de carreira do Serviço Federal de Processamento de Dados cedido para a Prefeitura de Belo Horizonte, onde atua como Secretário Municipal Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, respondendo também pela Subsecretaria de Modernização da Gestão.

JONES H. MARTINS

JONES H. MARTINS

04/set às 16h30
Palco Morumbi – Cidades Participativas e Engajadas
Painel 2:  Novos paradigmas na gestão pública


Jones Henrique Martins é Diretor de Governo na Prefeitura de Jundiaí-SP. Graduado em Análise de Sistemas, pós-graduado em Gestão de Projetos e pós-graduado em Administração de empresas pela FGV.  Foi Consultor de implantação de sistemas em empresas públicas e privadas do país.

JOSÉ CALIJURI HAMRA

JOSÉ CALIJURI HAMRA

04/set às 14h00
Palco Morumbi – Cidades Participativas e Engajadas
Painel 1:  Cultura de participação nas cidades: governança proativa para a criação de cidades participativas


José Calijuri Hamra é Arquiteto e Urbanista (Universidade Mackenzie, 2012), mestre em Urbanismo bottom-up: sociedade em rede e processos de urbanização emergentes (IAU-USP 2018) e co-fundador do Wikilab Coworking. Possui premiações nos Concursos “Soluções para Cidades” e “Parque do Mirante”.

JOSÉ SÉRGIO DE SOUSA GUANABARA

JOSÉ SÉRGIO DE SOUSA GUANABARA

04/set às 16h30
Palco Penha – Cidades Prósperas
Painel 2: Desenho de plano diretor para o desenvolvimento econômico nas cidades


Economista. Auditor Fiscal do Estado da Bahia. Especialista em Gestão Tributária e em Administração de Negócios (MBA Executivo). Ex Diretor de Administração Tributária do Estado da Bahia. Atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo em Salvador.

JOSEP MARIA BUADES JUAN

JOSEP MARIA BUADES JUAN

05/set às 09h00
Palco Santana – Cidades Empreendedoras 
Painel 1: Empreendedorismo, inovação aberta, economia criativa e colaborativa. Você sabe o que isso quer dizer e como está diretamente relacionado ao desenvolvimento de cidades inteligentes?


Doutor em História, Licenciado em Direito e MBA por ESADE (Barcelona, 2000). Reside no Brasil desde 2000, onde exerce atividades de consultoria e gestão de projetos de comércio exterior. Em dezembro de 2010 assumiu o cargo de Diretor do Escritório Exterior de Comércio e Investimentos da Catalunha em São Paulo – Catalonia Trade & Investment, agência do Governo da Catalunha encarregada de incentivar a competitividade empresarial mediante o fomento da internacionalização e da inovação, bem como a atração de investimentos.

KEVIN ALIX

KEVIN ALIX

04/set às 15h00
Workshop Ibirapuera – Workshop Prático de Iluminação Pública
Spotlight: Soluções para IP

_

05/set às 11h30
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
PAINEL 2: Sistemas de transporte inteligentes: segurança, gestão de tráfego e redução do congestionamento nas cidades


Kevin Alix é gerente comercial sênior da Engie Rio de Janeiro.
Suas graduações incluem financiamento de projetos para energia e infraestrutura – curso executivo da ABDIB (Brasil), programa executivo da Fundação Dom Cabral (brasil), mestre de engenharia civil e planeamento da cidade (MSc) do INSA Rennes (França), bizelor de ciências da ingenharia (BSc) do INSA Rennes (França) e bacharelado científico francês, especialização em matemática.

LEANDRO GARCIA

LEANDRO GARCIA

05/set  às 11h30
Palco Lapa – Cidades Conectadas
Painel 2: Plataformas de dados abertos nas cidades: Implementação de estratégia da gestão da informação na administração pública

_

05/set às 11H30
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 2:  PPP de iluminação pública:  Aprendizados e desafios para implementação de mais projetos de PPP’s

 


Leandro Garcia é o atual Diretor-Presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte – PRODABEL. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Cotemig, pós-graduado em Gestão de Saúde Pública e em Engenharia de Software pela PUC Minas, especialista em Machine Learning e mestrando em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas. Membro do Conselho Técnico-científico do BHTec, vice presidente do Conselho da Fundação Mineira de Software e consultor do Instituto Smart City Business America.
Atua na área de TI desde 1999, passando por funções em toda cadeia de produção e gestão: desenvolvedor, analista de BI, engenheiro de software, gerente de projetos, consultor de integração em cenário de dados complexos, diretor de tecnologia e professor de informática e empreendedorismo. Também já foi empresário no setor e conquistou prêmios importantes, como a seleção para Case de sucesso do SEBRAE-MG e MCTIC.

LEANDRO MACHADO

LEANDRO MACHADO

04/set às 14h00
Palco Morumbi – Cidades Participativas e Engajadas
Painel 1:  Cultura de participação nas cidades: governança proativa para a criação de cidades participativas


Leandro Machado é um especialista em causas, engajamento cívico e advocacy. É formado em Ciência Política pela Universidade de Brasília – UnB, com especialização em Comunicação Internacional pela Syracuse/ABERJE e cursos de extensão na George Washington University e na National University of Singapore. É um dos fundadores e coordenador executivo do movimento Agora! e membro do júri internacional do Global Teacher Prize, considerado o Prêmio Nobel da Educação. É sócio-fundador da CAUSE, consultoria especializada em mobilização e advocacy. É um dos idealizadores do TemMeuVoto.com, plataforma tecnológica que ajuda os eleitores a encontrar seus candidatos ao legislativo. Em 2015, foi nomeado Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial, em reconhecimento pelos seus esforços para fortalecer a democracia e a participação cívica.

LIGIA ZOTINI MAZURKIEWICZ

LIGIA ZOTINI MAZURKIEWICZ

04/set às 16h45
Espaço Villa Lobos – Workshop ABES em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 4: Educação e empoderamento do cidadão das cidades inteligentes e conectadas


Ligia Zotini Mazurkiewicz possui uma carreira de 15 anos na Indústria de Tecnologia, foi Head de Marketing para CyberSecutiry e para Cloud na IBM LATAM e Diretora de Negócios Digitais na AAXIS Global. Formada em Administração pela FGV/ESAGS, Mestre em Global Talent Management pela PUC -SP com extensão na universidade de Wuhan China. Viveu em Nova York e India liderando projetos globais. Pensadora sobre Futuro e Global Traveler, em 2016 funda o Voicers, onde sua essência de professora pode co-criar um  ecossistema de educação cujo o foco é amplificar e dar acesso a Vozes que constroem realidades exponenciais através de 3 pilares: Tecnologia, Tendências e Pessoas para o Século XXI.

LUCAS PINZ

LUCAS PINZ

05/set às 14h00
Workshop Smart Innovation
Painel 3: Soluções Inovadoras de pequenas empresas e o relacionamento com poder público


Lucas Pinz é Diretor de Tecnologia responsável pelas ofertas de Transformação Digital e Internet das Coisas na LOGICALIS Latim América. É certificado pela escola de negócios do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em Educação Avançada para Executivos; pós-graduado pela FGV-RJ no curso MBA em Gestão Empresarial, MBA Pleno pela FGV-RJ e Ohio University – EUA e graduado em Gestão de Sistemas de Comunicação pela universidade Anhembi Morumbi-SP. Possui diversas certificações de mercado, como a Cisco Certified Internetwork Expert (CCIE) e a Business Architect pela Global Knowledge de Chicago-EUA. É, ainda, autor de diversas publicações e artigos ligados ao setor de Tecnologia da Informação e Comunicação. Atua há mais de 18 anos na indústria de TIC.

LUIS FERNANDO GUGGENBERGER

LUIS FERNANDO GUGGENBERGER

04/set às 14h00
Palco Lapa – Cidades Resilientes e inclusivas
Painel 1: Políticas públicas para o desenvolvimento de cidades inclusivas e humanas


Gerente de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit. Coordena as iniciativas de Inovação Aberta da empresa e o Instituto Vedacit. Formado em Publicidade e Pós-Graduado em Relações Públicas. Vem atuando nos últimos anos nos campos da Inovação e Empreendedorismo Social, de Tendências e dos Negócios de Impacto Social. Atuou em organizações como Fundação Telefônica Vivo, Projeto Arrastão, Projeto Casulo e Fundação Gol de Letra.

LUIZ EDUARDO LEÃO

LUIZ EDUARDO LEÃO

04/set às 14h30
Workshop Smart Innovation
Painel 1: Ensino, Pesquisa e Extensão: Cidades Inteligentes na Academia


Gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI – Departamento Nacional. Possui graduação em Projetos pela FATEC/UNESP (2006), especialização em MBA – Consultoria Empresarial pelo SENAI/SC (2011), e mestrado em Engenharia de Produção pelo ITA (2015). Desde 2008 atua na gestão de projetos das áreas de avaliação educacional como a WorldSkills (competição internacional de TVET), inovação, industria 4.0, estudo adaptativo, educação à distância e desenvolvimento de tecnologias educacionais.

LUIZ VIOTTI

LUIZ VIOTTI

05/set às 11h30
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel 2: Sistemas de transporte inteligentes: segurança, gestão de tráfego e redução do congestionamento nas cidades


Luiz Eduardo Viotti é sócio e Diretor Geral da Kido Dynamics no Brasil. Nesta função Viotti responde pela operação comercial e técnica da Kido Dynamics no país, relacionamento com operadoras de telecomunicações e clientes e pela integração com a matriz d Kido Dynamics na Suiça. Antes de ser o executivo responsável pela Kido, Viotti trabalhou por quase 30 anos em algumas das maiores empresas de consultoria do mundo tendo sido sócio destas empresas por mais de 17 anos. Neste período liderou os segmentos de Telecomunicações, Mídia e Tecnologia, sendo responsável pela definição da estratégia, desenvolvimento de mercado, abordagem técnica e comercial e liderança dos diversos grupos de profissionais. Viotti é formado em Economia e Ciências Contábeis pela PUC (MG), obteve seu MBA na Universidade do Texas em Austin e fez pós graduação em Direito Econômico pela GV Law. Viotti é também investidor e conselheiro em diversas start-ups de tecnologia e membro da Anjos do Brasil.

MAFOANE ODARA

MAFOANE ODARA

04/set às 16h30
Palco Lapa – Cidades Resilientes e Inclusivas
Painel 2: A cidade para todos os cidadãos


Psicóloga e mestre em Psicologia do Departamento de Psicologia Social da Universidade de São Paulo. Coordena a área de enfrentamento às violências contra as mulheres e meninas do Instituto Avon. Tem se dedicado ao apoio e aprimoramento de iniciativas sociais e serviços públicos relacionados ao enfrentamento das violências contra as mulheres e meninas e das políticas de redução das desigualdades, a consolidação de programas de diversidade e direitos humanos em empresas e ao fortalecimento das mulheres na política institucional. Integra as redes pela Diversidade da Avon e Líderes Políticos da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade), o Movimento Agora! e os Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e de Administração do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

MAÍRA FISCHER

MAÍRA FISCHER

04/set às 14h00
Palco Penha – Cidades Prósperas
Painel 1: Como desenvolver uma cidade que possibilite habitabilidade para os cidadãos, empregabilidade para as empresas e sustentabilidade para a cidade


Desde 2017 atua como Gerente Geral de Informações Estratégicas na Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, participando dos projetos com foco na desburocratização em curso na instituição. Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal em Pernambuco, com MBA em Gerenciamento de Cidades, é mestranda em Gestão na UAB de Portugal.
Servidora de carreira do Governo do Estado de Pernambuco, é Gestora Governamental de Planejamento, Orçamento e Gestão, tendo atuado até 2016 como Gerente de Desenvolvimento do Modelo de Gestão na Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de Pernambuco.

MANUELA NOGUEIRA

MANUELA NOGUEIRA

04/set às 17h00
Espaço Arena – Workshop Panorama da Mobilidade Urbana no Brasil
Bloco 4: Cidades e planos de Mobilidade
Plano de Mobilidade Cidade de Fortaleza


Engenheira Civil, graduada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), Manuela Nogueira possui três cursos de pós-graduação em seu currículo: pós-graduação com Especialização em Construção Civil, Tecnologia e Qualidade da Construção, pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduação em Gestão de Obras e Engenharia, pela Unifor, e pós-graduação em Avaliações e Perícias de Engenharia, pelo IPOGGO de São Paulo.
Ao longo de sua carreira como engenheira civil, trabalhou em uma empresa de consultoria de engenharia, onde atuou na elaboração, planejamento, desenvolvimento de projetos, orçamentos e execução de diversas obras públicas de infraestrutura.
Em 2013, passou a integrar a equipe da Secretaria da Infraestrutura de Fortaleza, onde exerceu o cargo de coordenadora de Projetos da Prefeitura de Fortaleza, estando à frente de projetos importantes para a Cidade, como os viadutos do Cocó, a restauração do Teatro São José, o novo IJF2, e outros projetos que também saíram de suas maquetes, como os novos Postos de Saúde do município, Policlínicas, Areninhas, Escolas de Tempo Integral e creches da rede municipal.
Em 2016, aos 35 anos de idade, Manuela Nogueira foi nomeada secretária municipal da infraestrutura, tornando-se a primeira mulher a exercer o cargo na Pasta da infraestrutura da Prefeitura de Fortaleza, função esta que exerce atualmente, sendo responsável por diversas obras de mobilidade urbana e viária da cidade, com destaque à nova Av. Aguanambi, primeira via da Capital totalmente acessível com passarela com elevadores, calçadas ecológicas e drenantes e corredores expresso de ônibus com estações no centro da via.

MARCELO MOSANER

MARCELO MOSANER

05/set às 09h00
Espaço Ibirapuera – Workshop Avina
1º Bloco : Panorama do acesso a água no Brasil; Gestão comunitária de água e medição de impacto


Marcelo Mosaner é mestre em Economia Política pela PUC-SP e é especialista em monitoramento e avaliação de projetos e programas sociais, com ênfase em sistemas de indicadores. Marcelo é o responsável técnico pelo programa Índice de Progresso Social da Fundação Avina.

MARCELO SATO

MARCELO SATO

05/set às 09h00
Workshop Smart Innovation
Painel 1: Desafios dos investimentos em Startup de cidades inteligentes


Fundador da Ciatech Soluções Digitais a maior provedora de soluções de e-learning corporativo, onde atuou por 15 anos como CTO e concebeu o ATENA LMS (Learn Management System), adotado por dezenas de empresas brasileiras (Itaú, Santander, Banco do Brasil , Claro, Bridgestone, UOL / Pagseguro, Cielo, etc).
Posteriormente atuou como CFO por 5 anos – período em que liderou a reestruturação da empresa, contribuindo nas operações de M&A, processo de otimização e integração de equipes.
Marcelo juntou-se à Astella Invest em 2017 e desde então tem sido responsável pela relação com empreendedores, stack de tecnologia e criação de valor do portfólio.

MARCELO SERRALHA

MARCELO SERRALHA

04/set às 15h20
Espaço Arena – Workshop Panorama da Mobilidade Urbana no Brasil
Bloco 2 – Painel 2: Estudo de caso do transporte de Londres


Marcelo Sarralha é diretor executivo de Produtos da Visa do Brasil, onde lidera a estratégia para o desenvolvimento de novas soluções e habilitação de novos tipos de pagamentos da empresa para o mercado local. Sua equipe é responsável por soluções que empregam novas plataformas transacionais, como aceitação de transações por aproximação pelo segmento de transporte público, suporte aos bancos para abrir suas APIs (Open Banking), gerenciamento das APIs da Visa e por soluções envolvendo assistentes virtuais, tanto por texto como por voz.
Sarralha também é responsável por apoiar as instituições financeiras no desenvolvimento de estratégias para o uso de soluções digitais, promovendo a introdução de novas tecnologias e soluções no mercado.
Na Visa desde 2006, foi tambem responsável pela área de Canais e Tecnologias Emergentes que incluía projetos como migração para chip, cartões por aproximação, habilitação de cartões de débito e pré-pagos para compras na internet, soluções de autenticação, pagamentos móveis – remoto e contactless (NFC).
Com experiência de mais de 20 anos, o executivo iniciou suas atividades na indústria de semicondutores, em seguida passou pela indústria de cartões.

MARCO ANTONIO ZANATTA

MARCO ANTONIO ZANATTA

04/set às 14h00
Palco Morumbi – Cidades Participativas e Engajadas
Painel 1: Cultura de participação nas cidades: governança proativa para a criação de cidades participativas


Arquiteto, com MBA em Construções Sustentáveis e experiência internacional através de intercâmbio na Temple University – EUA. Desde 2017, administra a Startup NextGOV, que desenvolveu o primeiro sistema de Aprovação de Projetos 100% Digital do Paraná, reduzindo o processo de 03 meses para 10 dias

MARIA TEREZA VELLANO

MARIA TEREZA VELLANO

04/set  às  15h30
Workshop CTE em Parceria com o Connected Smart Cities
Implantação de Redes Inteligentes – Smart Grids – em Comunidades Planejadas: Estratégias, Benefícios e Desafios


Maria Tereza Moysés Travassos Vellano é graduada em Engenharia Elétrica pela Universidade
Federal de Juiz de Fora com especialização em Planejamento do Setor Elétrico pela Universidade de
Campinas. Cursou também MBA em Controladoria pela Universidade de São Paulo e participou do
Leadership Development Program pela Universidade da Virginia-EUA.
Possui mais 36 anos de experiência profissional no setor de energia elétrica, incluindo a Eletropaulo
Eletricidade de São Paulo e AES Eletropaulo,onde exerceu os cargos de Diretora Vice Presidente,
Diretora Regional, Diretora de Gestão da Receita, Diretora de Tecnologia e Serviços e Diretora de
Planejamento, Engenharia e Obras da Distribuição, bem como coordenadora dos projetos de Smart
Grid.
Pelo seu trabalho no projeto piloto de implantação de Smart Grid na cidade de Barueri, obteve vários
reconhecimentos, entre eles: em 2013 pela revista Smart Grid Today como uma das 50 executivas
pioneiras do mundo em Smart Grid; em 2015 pela revista The Global Smart Energy Elites como
uma das 10 profissionais visionárias do mundo em Smart Grid e em 2015 e 2016 pelo Conselho
Executivo Hispânico de TI (HITEC) fez parte da lista dos 50 executivos mais influentes e
importantes que desenvolveram relações estratégicas de negócios incentivando o crescimento do
mercado de TI em nível mundial.
Atualmente possui sua própria empresa, a Vellano Smart Energy, uma consultoria com foco em
projetos de Smart Grids, Gestão da Receita, Transformação Digital, Eficiência Energética e
Fontes Renováveis.

MARIANA CALENCIO

MARIANA CALENCIO

04/set às 14h00
Palco Lapa – Cidades Resilientes e inclusivas
Painel 1: Políticas públicas para o desenvolvimento de cidades inclusivas e humanas


Mestrado Profissional em Gestão e Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (MPGPP/FGV). Bacharel em Gestão Ambiental, formada pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – Universidade de São Paulo (ESALQ/USP).  Atualmente, trabalha na Agenda Pública como Articuladora de Políticas Públicas, atuando como coordenadora de  projetos de dinamismo econômico e finanças públicas em diversos territórios.

MAURO SILVA RUIZ

MAURO SILVA RUIZ

04/set às 14h30
Workshop Smart Innovation
Painel 1: Ensino, Pesquisa e Extensão: Cidades Inteligentes na Academia


Doutor (PhD) em Planejamento em Recursos Naturais (Geografia), pela Southern Illinois University at Carbondale, IL, EUA, mestre em Administração e Política de Recursos Minerais pela Unicamp e bacharel em Geologia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Atualmente é coordenador e professor do Mestrado Profissional em Administração: Gestão Ambiental e Sustentabilidade (MPA-GeAS) e professor do Programa de Pós Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPG-CIS), ambos da Universidade Nove de Julho – Uninove. Também é fellow do programa Leadership for Environment and Develoment (LEAD).

MIGUEL NORONHA

MIGUEL NORONHA

04/set às 13h30
Workshop Prático de Iluminação Pública
Case 1: BHIP – Prefeitura de Belo Horizonte


Tem mais de 25 anos de experiência como gestor no setor de infraestrutura, onde desenvolveu toda sua carreira profissional.
Nas fases iniciais de sua trajetória como executivo, estruturou e foi o primeiro gerente do Departamento de Meio Ambiente da Eletropaulo, onde teve a oportunidade de desenvolver diversos projetos relacionados ao sistema de distribuição de energia
elétrica e sua sustentabilidade.
Foi também Diretor da Prática de Infraestrutura na consultoria estratégica Booz & Company, onde liderou vários projetos voltados para o setor, no Brasil e no exterior.
Na Angra Infraestrutura Investimentos – empresa gestora de fundos de private equity que investe inclusive em participações em empresas do setor de energia, atuou no período 2007-2013, sendo responsável pela execução e posterior supervisão de investimentos em empresas de infraestrutura.
Miguel foi membro de conselhos de administração de várias empresas e atualmente é membro do Conselho da BHIP – Belo Horizonte Iluminação Pública S.A., concessionária responsável por IP em Belo Horizonte (MG), projeto no qual participou desde a fase de licitação da PPP até o presente momento, sendo responsável pela supervisão deste investimento representando o acionista-lider BMPI. A BHIP constitui o maior projeto de
PPP de IP implantado no país e se configura como um dos maiores do mundo, tendo já se tornado referência nacional pela qualidade de sua modelagem pública e o desempenho verificado pela empresa em menos de um ano de operações.
Miguel também é Coordenador do Comitê de Iluminação Pública da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base, principal entidade da infraestrutura do país.
Na Brasil IP, atuando com Diretor Executivo, lidera processos de originação, execução de investimentos e gestão da investida BHIP, sempre com foco nas PPPs de Iluminação Pública.

MYRIAM TSCHIPTSCHIN

MYRIAM TSCHIPTSCHIN

04/set às 14h30
Workshop CTE em parceria com o Connected Smart Cities
Estratégias sustentáveis em comunidades planejadas: Oportunidades e desafios
_
04/set às 16h10

Workshop CTE em parceria com o Connected Smart Cities
Debate Aberto
_
05/set às 09h00

Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 1:  Urbanismo contemporâneo: cidades inteligentes como reflexo de uma sociedade inteligente


Myriam Tschiptschin é Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-USP (2007), especialista em Novas Tecnologias aplicadas à Arquitetura e a Cidades pela Universidad de Alcalá em Madri (2009) e é Mestre, também pela FAU-USP, na área de Planejamento Urbano e Regional (2016). Além de pesquisadora na área de sustentabilidade, em 2011, tornou-se LEED® Accredited Professional pelo US Green Building Council (USGBC) e, desde então, atua como consultora de diversos projetos sustentáveis em nível nacional e internacional, ministra cursos e palestras e participa de comissões julgadoras na área de sustentabilidade. Hoje coordena o Núcleo de Smart Cities e Infraestrutura Sustentável do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE) e curso de Smart Cities do Istituto Europeo de Design (IED).

CORONEL NELSON OSÓRIO DE CASTRO FILHO

CORONEL NELSON OSÓRIO DE CASTRO FILHO

05/set às 16h00
Workshop Ibirapuera Abese e Abrid – Cidades Seguras: Prevenção da violência e promoção da segurança cidadã
Painel 3: A importância da inovação para a Segurança Pública


Oficial Aviador da Força Aérea Brasileira – Posto Coronel Aviador R/R, formado em Ciências Aeronáuticas pela Escola de Comando e Estado Maior – Nível Doutorado, Analista de Inteligência pela Escola Nacional de Informações (ESNI) e Analista de Sistemas pelo Instituto Militar de Engenharia (IME).
Possui MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e pela Manchester Business School (Inglaterra)
o Curso de Organização & Métodos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Atua há mais de 25 anos como consultor na área de Comando e Controle coordenando e desenvolvendo projetos para os segmentos Publico e Privado em áreas como Segurança Pública, Defesa, Aeroportos, Portos e Cidades Inteligentes.

OTÁVIO VIEIRA DA CUNHA FILHO

OTÁVIO VIEIRA DA CUNHA FILHO

05/set às 11h30
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel 2: Sistemas de transporte inteligentes: segurança, gestão de tráfego e redução do congestionamento nas cidades


Otávio Vieira da Cunha Filho, Bacharel em Administração e Ciências Contábeis, membro do Conselho Diretor da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), é presidente da Diretoria Executiva da NTU.

PAULO FERNANDES DE OLIVEIRA

PAULO FERNANDES DE OLIVEIRA

05/set às 09h00
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel 1: Políticas públicas de mobilidade urbana e transportes sustentáveis


Engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), com especialização em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-CEAG) e em Logística pelo Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS). Curso de educação executiva no MIT, Boston, EUA (Supply Chain Excellence).
Mais de 15 anos de experiência na área de operações logísticas e supply chain, atuou em empresas nacionais (Grupo Abril, Sadia, Liquigás) e multinacionais (Souza Cruz, Unilever, Danone), sempre envolvido em projetos na cadeia de abastecimento, como distribuição, roteirização, indicadores de desempenho, planejamento e contratação/gestão de terceiros.
Atualmente é consultor do Banco Mundial em projetos de Logística Urbana, pesquisador no Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da FGV (FGVcelog), colunista na revista Mundo Logística e sócio da SCAMBO Consultoria. Desde 2011, é também professor no MBA na FGV em disciplinas como Gestão de Cadeia de Abastecimento, Logística Reversa e Logística do Varejo.

PEDRO SOETHE

PEDRO SOETHE

05/set às 09h00
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel 1: Políticas públicas de mobilidade urbana e transportes sustentáveis


Especialista Técnico Sênior na área de Infraestrutura da Autodesk, trabalha com urbanismo e projetos de infraestrutura desde 1996. Formado em Engenharia Civil, pós-graduado em Engenharia Rodoviária, Planejamento Urbano e Geodésia. Atuou como Eng. de Planejamento na construção da Hidroelétrica de Estreito/MA, como Gerente de Produção na obra da COMPERJ, em diversos projetos para o DER/DNIT, atuou como especialista em mobilidade urbana e projetos em prefeituras municipais e diversas concessões rodoviárias.

RAFAEL BURITY

RAFAEL BURITY

05/set às 10h00
Espaço Arena – Workshop Atech em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 1: Cidades um para um: Governo e Cidadão integrados com transparência, colaboração e tecnologia através do UX (User eXperience)


Designer com mais de 13 anos de experiência, focado em experiência do usuário e estratégias de negócio, atuando na Atech, empresa do Grupo Embraer, desde 2016, empresa que hoje exerce a liderança do time de UX atendendo as três diretorias de negócio com o desenvolvimento de produtos e a padronização da identidade visual da empresa. Se considera um evangelista da cultura de UX e busca sempre entregar soluções com qualidade e foco na satisfação do cliente e usuário, sempre mesclando as necessidades com a visão do negócio. Formado em Ciência da computação pela Universidade Veiga de Almeida do Rio de Janeiro, especializado em Arquitetura de Informação com ênfase em usabilidade e acessibilidade pela Faculdade Impacta de São Paulo, também é ilustrador.

RAFAEL VELASQUEZ

RAFAEL VELASQUEZ

05/set às 16h45
Workshop Ibirapuera Abese e Abrid – Cidades Seguras: Prevenção da violência e promoção da segurança cidadã
Painel 4: Videomonitoramento nas cidades inteligentes: como as novas tecnologias podem auxiliar na segurança


Graduado em Ciência da Computação com MBA em Gestão de Projetos e Gestão de Negócios (FGV e Ohio University)
Sócio e responsável pelo escritório de São Paulo
Soluções de investigação, perícia e auditoria para indústria militar, forças de lei, Indústria, Governo, Bancos, Telecom, Judiciário e Serviços.

RAQUEL KOBASHI GALLINATI

RAQUEL KOBASHI GALLINATI

Sep/05 at 02h00 pm
Ibirapuera Room – Workshop: Safes Cities: Violence Prevention And Promotion Of Citizen Safety
Panel 1: The right to a safe city for all, the brazilian reality and the municipalities role in the promotion of urban security


Delegada de Polícia desde 2012, é a primeira mulher a ser eleita presidente do SINDPESP, Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo fundado em 1989. É coautora de obras jurídicas e exerceu o magistério em cursos preparatórios às carreiras policiais. Trabalhou como Delegada em delegacias do Departamento de Polícia da Capital (DECAP).
Formada em Direito pelo Mackenzie , é pós graduada em ciências criminais , e Mestre em Filosofia , pela PUC-SP, em 2007. Foi advogada militante por 12 anos.

REGIANE RELVA

REGIANE RELVA

04/set às 14h30
Workshop Smart Innovation
Painel 1: Ensino, Pesquisa e Extensão: Cidades Inteligentes na Academia


Coord.Geral Smart Campus FACENS. CEO VIP-Systems Informática. Professora Universitária (MBA: FGV, FIA, ESALQ, FDC e USP). Palestrante internacional. Consultora de inovação e tecnologias aplicadas aos negócios e às cidades inteligentes. Doutorado, mestrado, além de 5 pós-graduações em TIC e negócios.

RENAN MARCONDES FACHINATTO

RENAN MARCONDES FACHINATTO

05/set às 14h40
Espaço Villa Lobos – Workshop Panorama do Saneamento Básico no Brasil
Painel 3: Aspectos jurídicos e regulatórios do saneamento básico no Brasil


APMG International / World Bank Certified PPP Professional”. Mestrando em Direito Administrativo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Direito da Infraestrutura pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (GVLaw -SP). Especialista em Direito Processual Civil pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Participante-ouvinte do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (GVLaw -SP). Advogado e Gestor Jurídico no Departamento Consultivo e Contencioso Administrativo no Dal Pozzo. Membro da Comissão Especial de Direito da Infraestrutura do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, do Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos da Infraestrutura (IBEJI) e do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).

RENATO DE CASTRO

RENATO DE CASTRO

04/set às 14h00
Palco Penha – Cidades Prósperas
Painel 1: Como desenvolver uma cidade que possibilite habitabilidade para os cidadãos, empregabilidade para as empresas e sustentabilidade para a cidade


Renato de Castro é expert em Cidades Inteligentes. É embaixador de Smart Cities do TM Fórum de Londres, membro do conselho consultivo global da ONG Leading Cities de Boston e Volunteer Senior Adviser da ITU, International Telecommunications Union, agência de Telecomunicações das Nações Unidas. Acumulou mais de duas décadas de experiência atuando como executivo global em países da Ásia, Américas e Europa. Fluente em 4 idiomas, é doutorando em Global Law pela UAB – Universidade Autônoma de Barcelona. Ele assina um blog semanal sobre smart cities e IoT urbano no renomado portal de noticias UOL tecnologia. Renato já esteve em mais de 30 países, dando palestras sobre cidades inteligentes e colaborando com projetos urbanos. Atualmente, reside em Barcelona onde atua como CEO de uma spinoff de tecnologia para Smart Cities.

RICARDO POPOV

RICARDO POPOV

05/set às 15h10
Espaço Villa Lobos – Workshop Panorama do Saneamento Básico no Brasil
Painel 2: Estudo de plano diretor e gestão de saneamento


Ricardo Popov, formado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, no curso de Saneamento Ambiental, possui especialização em Gestão de Projetos pela AESABESP. Está no Grupo há 8 anos, e atualmente é o Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da SUEZ Brasil, sendo responsável por desenvolver novas tecnologias, produtos e modelos de negócios aderentes ao mercado brasileiro.

RICARDO YOUNG

RICARDO YOUNG

04/set às 15h50
Workshop CTE em parceria com o Connected Smart Cities
O desafio da interdisciplinaridade, da transversalidade e da visão sistêmica na gestão sustentável


Ricardo Young Silva, empresário, nascido em São Paulo, Capital, foi um dos fundadores e presidente do Instituto Ethos e da ABF – Associação Brasileira de Franchising. Com visão empreendedora, transformou a empresa da família, a Escola de Idiomas Yázigi Internexus, num dos cases de franquias de destaque no mundo. Na juventude, participou do movimento estudantil pela democracia contra a ditadura. Iniciou o Pacto de Integridade de Combate à Corrupção. Destacou-se na defesa da Sustentabilidade, como um dos disseminadores da Carta da Terra no Brasil e signatário do Manifesto “Brasil com S”. Em 2010, foi candidato a Senadorpor São Paulo e obteve mais de 4 milhões de votos. Em 2012, foi eleito vereador da cidade de São Paulo. Hoje, é um dos principais líderes do empreendedorismo socioambiental no país. Integra iniciativas como o Movimento Nossa São Paulo, RAPS, IDS e Rede Cidades Sustentáveis, entre outros. É pesquisador-convidado no programa de Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados IEA-USP, onde se dedica ao tema da complexidade e visão sistêmica na gestão urbana e consultor na Avesso Sustentabilidade e na Oi CTI. Atualmente é presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos e do IDS – Instituto Democracia e Sustentabilidade.

RICARDO YUKIO HAYASHI

RICARDO YUKIO HAYASHI

05/set às 11h00
Espaço Arena – Workshop Atech em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 2: Uma solução simples e econômica de IoT para pequenas cidades


Profissional com mais de 20 anos de experiência atuando em toda a cadeia de desenvolvimento de sistemas de mercados como Geração e Distribuição de Energia, Energia Nuclear, Controle de Tráfego Aéreo e Defesa, ocupando cargos de perfis técnico e comercial, desde desenvolvedor, coordenador, até gerente, para clientes como a Eletropaulo, El Paso, Termo Norte, FINEP, e o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo – CTMSP. Responsável técnico pelas conquistas de contratos e pelas entregas de projetos e soluções como Projeto do Sistemas de Instrumentação e Controle do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica – LABGENE, Automação de mais de 100 Subestações de Distribuição de Energia, Implantação da Digitalização e Medição de Qualidade de Energia em mais de 20 Subestações, Implantação de Softwares de Coleta e Gestão de Dados de Medição, Desenvolvimento de Software de Gestão de Partidas em Aeroportos e Implantação de Redes MESH em duas concessionárias. Atuando hoje como Gerente de Produtos do B2B da ATECH, empresa do Grupo EMBRAER, com a responsabilidade pela estratégia, o roteiro, e a definição de recursos para produtos do portfólio de Conexões Inteligentes. Responsável também pelo marketing, análise das condições de mercado e competitivas, liderança de equipes multifuncionais como as de design, engenharia, vendas, marketing e suporte ao cliente, participando desde a concepção de produtos digitais até seu lançamento para o mercado. Formado em Engenharia Elétrica, ênfase em Computação, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

ROBERTO GALLO

ROBERTO GALLO

04/set às 13h00
Espaço Villa Lobos – Workshop ABES em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 1: Try Non-Compliance: Riscos de Segurança Cibernética em Smart Cities


Fundador, Cientista Chefe e CEO da KRYPTUS Segurança da Informação. Com mais de 18 anos de experiência em segurança cibernética e defesa, atualmente presente simultaneamente na indústria, na academia e institucionalmente com o Estado Brasileiro. Roberto concebeu e implementou com sucesso dezenas de projetos de defesa e segurança cibernética para demandas do governo, inclusive para o Exército.

ROBERTO SALDO

ROBERTO SALDO

05/set às 14h00
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel: Elétricos, compartilhados e autônomos: o papel do automóvel no novo contexto de mobilidade


Formado em eletrônica digital pela Fundação cale Paraibana de Ensino (São José dos campos), curso técnico. Estudou diversos temas, como o “Geração de energia através de células de combustível” (Universidade de Maryland – USA), o “Design of electric motors  drive systems and generators“ (MIT professional education – Whashington DC) e “Control and management of power source” (Virginia technical school – Virginia US). Também participou de palestras no Congresso nacional de Células de energia (California – US) e Green Energy & Expo (Maryland) US Navy.

RODOLFO RIBEIRO

RODOLFO RIBEIRO

04/set às 16h00
Workshop Smart Innovation
Painel 2: Oportunidades de fomento para projetos de inovação


Mestre em Estratégia e Inovação pela Universidade Nove de Julho com especialização em Inovação e Empreendedorismo e Gestão Cultural, ambas na França, possui mais de 10 anos de experiência em gestão da inovação, tendo protagonizado importantes projetos de impacto no ecossistema brasileiro pela Algar Telecom e pelo SEBRAE-SP.

RODRIGO BARROS

RODRIGO BARROS

05/set às 14h00
Palco Lapa – Cidades Conectadas
Painel 3: Tecnologias Disruptivas: governo experimental


Dos campos de futebol ao Vale do Silício, Rodrigo Barros é apaixonado por gente e por inovação, e vem decifrando o mindset das pessoas e dos ecossistemas mais inovadores do mundo para cumprir seu propósito maior – transformar sonhadores em realizadores. Agora em 2017, Rodrigo, aceita mais um desafio e, pela 1ª vez em sua trajetória, ingressa na gestão pública, alinhado ao seu propósito de deixar um legado de execução e transformação.
Com sua experiência como empresário e gestor, principalmente na área de inovação, Rodrigo está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação (SDCETI) de Guarulhos, propondo criar um ecossistema que sirva como plataforma de fomento à livre iniciativa, empreendedorismo e economia criativa e colaborativa. Parte desta proposta implica trazer para a cidade inovações que melhorem o serviço público e potencializem as iniciativas empresariais.
Na esfera empresarial, Rodrigo Barros é fundador da HandsOnTV, uma plataforma na vertical do empreendedorismo presente em mais de 130 países, que realiza a principal competição de Startups da Europa, o HandsOn Startup Tour. E ainda sócio da maior rede de restaurantes de alimentação saudável do Brasil, a Boali, atualmente com 40 restaurantes em 13 estados.

RODRIGO BRANDÃO

RODRIGO BRANDÃO

05/set às 14h00
Palco Santana – Cidades Empreendedoras
Painel 2: Porque as cidades devem atrair a inovação através do empreendedorismo e economia criativa?


Gerente de Advocacy & Políticas Públicas na Endeavor Brasil. Anteriormente, atuou como relações institucionais na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e coordenador-assistente de estudos e debates na Fundação FHC. É formado pela USP, com graduação em ciências sociais, especialização em economia e mestrado em ciência política.

RODRIGO REIS

RODRIGO REIS

05/set às 11h00 
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável
Spotlight Talks: Desafios e quebra de paradigmas nos projetos de PPP´s de iluminação pública


Bacharel em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Direto pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ocupou o cargo de Gerente de Desenvolvimento de Negócios na empresa Construcap CCPS Engenharia e Comércio S.A. (2013-2014), sendo responsável pelas iniciativas em PPPs e Concessões em que a organização atuou nesse período. Foi gerente do Projeto Copa pelo Governo do Estado de Minas Gerais (2009-2012), sendo um dos responsáveis pela modelagem e gestão do contrato do Complexo do Mineirão e da Arena Independência. Especialista em Direito Público, possui experiência em modelagem econômica e jurídica de projetos de infraestrutura. Responsável por realização de modelagem de projetos em Parcerias público-privada (Project Finance) no setor público e privado.

ROGÉRIO ALVES

ROGÉRIO ALVES

04/set às 15h00
Workshop Ibirapuera – Workshop Prático de Iluminação Pública
Spotlight: Soluções para IP


Engenheiro Eletricista formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, com Pós Graduação na FGV em Gestão Estratégica e Economica de Negócios. Experiência de 14 anos no segmento de iluminação atuando nos departamentos de engenharia de aplicação de produtos, marketing e vendas.

ROSANA JAMAL FERNANDES

ROSANA JAMAL FERNANDES

05/set às 09h00
Workshop Smart Innovation
Painel 1: 
Desafios dos investimentos em Startup de cidades inteligentes


Apaixonada por inovação, sempre atuou com as mais novas tecnologias em grandes empresas e no ecossistema de empreendedorismo nacional. Rosana é atualmente sócia fundadora da Baita Aceleradora de Startups e presidente do Conselho de Administração da Agrosmart.

SERGIO ANDRADE

SERGIO ANDRADE

05/set às 09h00
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 1: Urbanismo contemporâneo: cidades inteligentes como reflexo de uma sociedade inteligente


Fundador da Agenda Pública. Diretor Executivo da Escola de Políticas Públicas. Mestre em Gestão e Políticas Públicas (FGV/EAESP). Cientista Social pela USP, especialista em Negociações Internacionais pela UNESP. Possui 15 anos de experiência na área governamental e no setor privado, incluindo trabalhos para organizações como Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República; Secretaria Geral da Presidência; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; Controladoria Geral da União; Ministério de Minas e Energia; Secretaria do Tesouro Nacional; Ministério da Educação; Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia; Embaixada do Reino Unido; Frente Nacional de Prefeitos (FNP), além de várias prefeituras em todo o país. Foi eleito Empreendedor Social de 2015 (Folha de São Paulo) e um dos 12 empreendedores sociais de 2016 no mundo pela Schwab Foundation/ World Economic Forum.

SÉRGIO COSTA

SÉRGIO COSTA

05/set às 11h30
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 2:  PPP de iluminação pública:  Aprendizados e desafios para implementação de mais projetos de PPP’s


Engenheiro químico pela Universidade de São Paulo, com especialização em administração de marketing pela FGV. Experiência de mais de 25 anos em gestão de negócios, Vendas e Marketing em mercados B2C e B2B.

SIMONE GALLO

SIMONE GALLO

05/set às 16h30
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel 4: Mudança da realidade urbana para a mobilidade: como otimizar a utilização do espaço público e tornar o transporte mais eficiente para as pessoas.


Simone Gallo é Head de Relações Institucionais do Itaú Unibanco e ativista da causa de mobilidade urbana.
Advogada com MBA Executivo pela FGV e Ohio University, mestranda em Direito Humanos na PUC-SP, tem como propósito de vida colaborar para um mundo com melhor para esta e para as próximas gerações.
Com mais de 18 anos de experiência profissional no mundo Corporativo e há 5 anos atuando na área de relações institucionais é responsável pela plataforma de mobilidade urbana do Itaú Unibanco, que promove a bicicleta como meio de transporte nas cidades.

SURYA MENDONÇA

SURYA MENDONÇA

05/set às 14h00
Palco Morumbi –  Urbanismo Sustentável nas Cidades
Painel 3: O papel das cidades na promoção da transição para a energia limpa


Surya Mendonça é formado em Engenharia Mecânica pela UNICAMP e com MBA em Harvard. Em sua trajetória executou projetos e liderou equipes no Brasil, América Latina, Espanha e Estados Unidos. Desenvolveu carreira internacional em companhias globais como Dell, Mckinsey&Co e o Grupo Telefonica-VIVO. Nesse último, atuou por 14 anos, além da passagem pela empresa no Brasil, por quatro anos foi Diretor Global de M2M e IoT, na Espanha, e seu último cargo foi como Vice-Presidente de mercado B2B. No final de 2016, Mendonça assumiu um novo desafio, dessa vez no setor de energia renovável como CEO da Órigo Energia.

TACIANO MESSIAS MORAES

TACIANO MESSIAS MORAES

04/set às 16h30
Palco Morumbi – Cidades Participativas e Engajadas
Painel 2:  Novos paradigmas na gestão pública


Mestre em Gestão de Software pela Carnegie Mellon University – Silicon Valley (NASA campus) com bolsa integral de estudo. Possui curso em Design Thinking pela Stanford University. Atuou como Gerente de Produto na Coupa Inc (startup do Vale do Silício avaliada em mais de U$1B) e no Media Lab UFG (3º maior do mundo). Premiado pelo TED, entre os organizadores mais ativos do mundo, com uma viagem para o Oriente Médio, no encontro mundial de organizadores TEDx. Atualmente é Consultor de Tecnologia na Rede Pró-Aprendiz, Professor do Instituto de Informática da UFG e membro da Rede de Monitoramento Cidadão de Goiânia (projeto financiado pelo BID em 77 cidades da América Latina).

TAN YIGITCANLAR

TAN YIGITCANLAR

05/set às 16h00
Palco Lapa – Cidades Conectadas
Spotlight Talks: Quadro Multidimensional de Smart Cities


Tan Yigitcanlar é professor da Escola de Tecnologia do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis, Brasil, e professor associado da Escola de Engenharia Civil e Ambiente Construído da Universidade de Tecnologia de Queensland, Brisbane, Austrália. Junto com esses cargos, ele também desempenha um cargo de Diretor Executivo no Instituto da Capital Mundial, em Monterrey, no México, e um cargo de Professor Adjunto na Academia de Inovação Aberta, Daegu, Coréia.
Ele tem sido responsável por programas de pesquisa, ensino, treinamento e capacitação nas áreas de planejamento urbano e regional, desenvolvimento e gerenciamento nas prestigiadas universidades australianas, brasileiras, coreanas, finlandesas, japonesas e turcas.

TÂNIA FERNANDA PRADO PEREIRA

TÂNIA FERNANDA PRADO PEREIRA

05/set às 14h00
Espaço Ibirapuera – Workshop: Cidades Seguras: Prevenção da Violência e Promoção da Segurança Cidadã
Painel 1: O Direito à cidade segura para todos, a realidade brasileira e o papel dos municípios na promoção da segurança urbana


Tania Fernanda Prado Pereira. Delegada de Polícia Federal em São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. Mestre em Segurança Pública na Universidade Jean Moulin, em Lyon, na França. Diretora Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional em São Paulo. Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal em São Paulo.

TELMA ROCHA

TELMA ROCHA

05/set às 09h00
Espaço Ibirapuera – Workshop Avina
1º Bloco: Panorama do acesso a água no Brasil; Gestão comunitária de água e medição de impacto

_

05/set às 10h30
Espaço Ibirapuera – Workshop Avina
2º Bloco: Investimentos em acesso a água; Inovações e experiências de alianças de colaboração multistakeholder garantindo acesso à água


MBA em Gestão de Serviços/UFPE, especialização em Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável/UFBA e Gestão de Projetos pela FDC. Trabalha na Fundación Avina há 12 anos. Atua no Programa de Acesso a Agua e Cidades Sustentáveis, com experiência em processos de gestão comunitária de água, fortalecimento de redes, parcerias intersetoriais, inovação tecnológica, negócios de impacto e incidência política.

THOMAZ ASSUMPÇÃO

THOMAZ ASSUMPÇÃO

04/set às 16h00
Palco Penha – Cidades Prósperas
Spotlight Talks: Connected Smart Cities: conexão e desenvolvimento econômico sustentável


Engenheiro com cursos de Bioengenharia em Glasgow, Strathclide University e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador e CEO da Urban Systems, consultoria de inteligência de mercado e soluções estratégicas que atuou no seguimento de aviação, no desenvolvimento do plano urbanístico do Aeroporto de Viracopos, na elaboração de Master Plan do Sítio aeroportuário do Galeão, participando da equipe responsável pelo projeto de Master Plan do Aeroporto de Confins e em estudos de dimensionamento de demanda de passageiros e receitas acessórias na segunda e na atual rodada de concessões.

VENILTON TADINI

VENILTON TADINI

05/set às 11h30
Palco Morumbi – Urbanismo Sustentável
Painel 2: PPP de iluminação pública: Aprendizados e desafios para implementação de mais projetos de PPP´s


Presidente-executivo da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base desde janeiro de 2016.
Foi presidente do Banco Fator e é atual membro de seu Conselho de Administração. Atuou como Diretor das áreas de Infraestrutura e Planejamento do BNDES (1990-1992). Foi diretor da Secretaria do Tesouro Nacional. Economista e mestre em economia pela USP. Foi professor-coordenador do curso de Fusões e Aquisições da FGV-PEC.

VICTOR ANDRADE

VICTOR ANDRADE

05/set às 16h30
Palco Penha – Mobilidade e Acessibilidade nas Cidades
Painel 4: Mudança da realidade urbana para a mobilidade: como otimizar a utilização do espaço público e tornar o transporte mais eficiente para as pessoas.


Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Pós-doutorado pela Escola de Arquitetura da Academia Real Dinamarquesa de Belas Artes. Foi Especialista em Qualidade Ambiental Urbana no Ministério do Meio Ambiente e Professor Associado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Aalborg (Dinamarca). Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB) do Programa de Pós Graduação em Urbanismo (Prourb). Tem experiência na área de Urbanismo Sustentável, atuando principalmente com Mobilidade Ativa.

VITOR AMURI

VITOR AMURI

04/set às 16h00
Palco Santana – Programação ABDI
Painel 3: Cooperação e Assessoria a Municípios Brasileiros


Vitor Amuri Antunes possui ampla experiência na assessoria a entes públicos e privados no âmbito de projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (PPPs), desde a modelagem à execução contratual. Foi assessor jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro na estruturação da primeira PPP modelada pelo Governo Federal, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), participou da estruturação das Concessões dos Aeroportos Internacionais de Campinas, Brasília, Guarulhos, Galeão e Confins. Especializado em infraestrutura municipal, participou da estruturação de inúmeros projetos de Concessão e PPP nos setores de iluminação pública, gestão de ativos municipais, abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, unidades educacionais, unidades básicas de saúde, entre outros.
Juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE-USP), participou da concepção e estruturação jurídica das duas primeiras PPPs para Smart City no Brasil, a serem contratadas pelos Municípios de Itatiba/SP e Guarapuava/PR.
Fundador da SPIn – Soluções Públicas Inteligentes, principal think tank estruturador de projetos de Cidades Inteligentes no Brasil, assim reconhecido por seus Apoiadores Institucionais – dentre os quais o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a Caixa Econômica Federal e a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas.
Autor de “Parcerias Público-Privadas para Smart Cities” (Ed. Lumen Juris), obra de referência para o mercado de Cidades Inteligentes, que conta com o Apoio Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Caixa Econômica Federal e da Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas.

VIVIANE MALDONADO

VIVIANE MALDONADO

04/set às 14h15
Espaço Villa Lobos – Workshop ABES em parceria com o Connected Smart Cities
Painel 2: Direitos Fundamentais do Cidadão Cibernético e Compliance


Of Counsel da Antas da Cunha Ecija (Portugal). Graduada pela Universidade de São Paulo (Brasil) no ano de 1986, iniciou sua carreira na área de Direito Civil e Empresarial trabalhando para grandes empresas multinacionais. Em 1993, foi aprovada por concurso público para a Magistratura do Estado de São Paulo. Sua vida acadêmica sempre esteve voltada à área civil e de privacidade. Em 2002, concluiu sua primeira Pós-Graduação junto à Escola Paulista da Magistratura. Na sequência, obteve o título de Mestre em Direito Comparado junto à Universidade de Samford (USA) e também o título de especialista (MBA) em Relações Internacionais na Fundação Getúlio Vargas, além de haver frequentado diversos cursos em Data Protection, no Brasil e no exterior. Em 2017, publicou o livro “Direito ao Esquecimento”, ano em que idealizou e organizou o primeiro evento e o primeiro curso sobre o GDPR no Brasil. É autora de diversos artigos publicados em revistas acadêmicas no Brasil e no exterior, além de palestrante e professora na área de privacidade e proteção de dados.

ENCONTRO REGIONAL SUDESTE - BELO HORIZONTE/MG

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, tendo sido seu coordenador entre 2005 e 2006.

Desde 1980 é servidor público efetivo, fazendo parte do corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entre 2003 e 2009.

Antes de chegar ao Ministério das Comunicações, exercia desde 2007 a chefia do Centro de Capacitação do INMETRO.

BRUNO MIRANDA

BRUNO MIRANDA

Graduado em Odontologia e História. Foi assessor na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais de 2005 a 2008. Eleito vereador em Belo Horizonte em duas legislaturas (2009-2012 e 2013-2016), sendo autor de 47 Leis Municipais. Durante os anos de 2013 e 2014, licenciou-se do mandato na Câmara Municipal para exercer o cargo de Secretário Municipal de Esporte Lazer. Desde 2017 é Secretário Municipal Adjunto de Desenvolvimento Econômico da capital mineira.

CARLOS PASSOS

CARLOS PASSOS

Doutor na área de Computação e Automação Industrial pela Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Universidade Estadual de Campinas – FEEC/UNICAMP. Especialização em Automação da Manufatura realizada no Laboratoire d’Automatique et d’Analyse des Systèmes – LAAS/CNRS em Toulouse na França. Assessor Técnico de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo da Prefeitura Municipal de Campinas. Secretário do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campinas.. Ex-pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer do MCTIC, onde trabalhou por 30 anos. Ex-Vice Presidente da Fundação Fórum Campinas Inovadora. Consultor ad hoc do CNPq, Fapesp, Finep, BNDES e outros.

CARLOS VENICIUS FREES

CARLOS VENICIUS FREES

Líder de projeto na Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI para as temáticas de Redes e Cidades inteligentes, onde atua como, desde 2009.
Especializado nas de áreas de Sistema e Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC. Possui mais de 20 anos de experiência no setor, sendo 8 anos dedicados para o setor elétrico brasileiro pela ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica e 8 anos ao desenvolvimento da indústria brasileira pela ABDI.
Sua titulação é a de – Mestre em Administração pela UNB/DF (aplicação de tecnologias de informação e gestão do conhecimento organizacional); – Especialista em Gestão Estratégica de Organizações pela URI/RS e; – Bacharel em Informática pela PUC/RS.
Suas atividades estão relacionadas ao desenvolvimento da Industria no Brasil pela avaliação, promoção e execução da instrumentos e projetos no contexto de: “Cidades inteligentes” / “Redes Inteligentes”; “Legislação em Tecnologia da Informação e Comunicação”; “Equipamentos, Sistemas e Serviços em TI”; “Microeletrônica, Displays e Semicondutores” e “Conteúdos Digitais”.
É responsável pelo projeto de “AMBIENTE DE DEMONSTRAÇÂO DE TECNOLOGIAS PARA CIDADES INTELIGENTES” em parceria da ABDI com INMETRO, com o objetivo de fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua competitividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Desenvolve o projeto de implantação de “LABORATÓRIOS DE FABRICAÇÃO DIGITAL E INTERNET DAS COISAS” a ser implantado em ecossistemas de inovação no Brasil.
Realizou “MAPEAMENTO DA CADEIA FORNECEDORA DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES NO BRASIL PARA SUBSÍDIOS A POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA”, com a avaliação de cases nacionais e internacionais que impactam no Brasil.
Carlos Frees coordena um grupo de trabalho governamental para desenvolvimento das Redes e Cidades Inteligentes no Brasil, com parceria de instituições públicas e privadas.
Atua com a “Frente parlamentar Mista de apoio ao Desenvolvimento de Cidades Inteligentes”, subsidiando na definição e discussão dos temas relevantes para o Brasil.
É membro da “Camara de IoT” do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), apoiando o desenvolvimento do “Plano Nacional de IoT” no Brasil.
Colabora com a “Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas” para os temas de promoção da participação das empresas nacionais e desenvolvimento de tecnologias no desenvolvimento de Cidades Inteligentes.
Participou de eventos e levantamentos internacionais nas temáticas no Canada, Portugal, Alemanha, Holanda, Japão, Itália, Espanha, França, Coreia do Sul, Dinamarca e Reino Unido além da avaliação de cases nos EUA, Finlândia, Taiwan e Austrália, entre outros.
Participou como especialista convidado em congressos e workshops para avaliação, debate e definição de estratégias setoriais em áreas e rotas tecnológicas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
Liderou e coordenou o encontro de colaboração internacional entre Brasil e Japão (MDIC x METI) para Eficiência Energética, Conservação de Energia e “Smart Communities”.
Representou o Brasil para as iniciativas de colaboração internacional em Smart Grid entre Brasil x Japão, Coreia do Sul e EUA.

CÉLIO BOUZADA

CÉLIO BOUZADA

Brasileiro, casado, formado em Administração  de Empresas, Pós-graduado em nível de Especialização em Administração Financeira e Mestrado em Administração Pública – concentração em Gestão Econômica. Atualmente é Presidente da BHTRANS e Professor da Faculdade de Ciências Econômicas da  Universidade Fumec.

DANIEL ANNENBERG

DANIEL ANNENBERG

Daniel Annenberg é secretário municipal de Inovação e Tecnologia. Formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), comandou a reestruturação do Detran-SP, maior órgão de trânsito da América Latina, entre 2011 e 2016. É um dos idealizadores do programa Poupatempo, reconhecido pelo padrão de qualidade no atendimento ao cidadão, projeto do qual foi superintendente por dez anos, entre 1996 e 2006. Foi sócio-fundador da Res Pública, consultoria em serviços públicos na qual atuou por cinco anos (2006 – 2011). Trabalhou ainda na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e na Secretaria de Administração Federal, entre outros órgãos municipais como a Secretaria Especial da Reforma Administrativa da Prefeitura Municipal de São Paulo, onde contribuiu na elaboração do Guia de Serviços Públicos e na criação do projeto das subprefeituras.

GUILHERME NAVES

GUILHERME NAVES

Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental graduado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Atuou como Coordenador da Unidade Setorial de PPP do Estádio do Mineirão e foi Gerente do Projeto de Infraestrutura da Copa do Mundo, no Governo do Estado de Minas Gerais. Participou da modelagem da concessão de estádios, centros de convenções e parques de exposições e foi responsável pela elaboração do contrato de verificação independente do desempenho das respectivas concessionárias. Na Radar PPP, como sócio, lidera a frente de treinamentos – tendo coordenado a realização de cursos com instituições de ensino como Insper, Fundação Dom Cabral e Católica-Lisbon School of Business & Economics – e também a frente de eventos, como produtor dos principais encontros sobre Parcerias Público-Privadas no calendário brasileiro. Participou da modelagem de projetos do setor de Iluminação Pública, Saúde e Saneamento, entre outros.

HENRIQUE CASTILHO

HENRIQUE CASTILHO

Graduado em Engenharia Civil, tem sólida experiência como empresário no segmento de engenharia civil.
Na PBH, ocupou os cargos de Diretor de Operações e de Diretor de Iluminação Pública, ambos na Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.
Atualmente é Superintendente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital – SUDECAP.

JEAN MATTOS DUARTE

JEAN MATTOS DUARTE

Mestre em Administração Pública. MBA em Gestão Estratégica de Projetos. Empregado de carreira do Serviço Federal de Processamento de Dados cedido para a Prefeitura de Belo Horizonte, onde atua como Secretário Municipal Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, respondendo também pela Subsecretaria de Modernização da Gestão.

JONATAS MENDONÇA DOS SANTOS

JONATAS MENDONÇA DOS SANTOS

Assistente Sênior na CAIXA, onde atua desde 2006, é bacharel e mestre em Geografia pela Universidade de São Paulo e candidato ao título de Doutor pelo departamento de Sociologia da mesma instituição, onde estuda os impactos sociais das tecnologias nos grandes centros urbanos.

LEANDRO GARCIA

LEANDRO GARCIA

Leandro Garcia é o atual Diretor-Presidente da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte – PRODABEL. Bacharel em Sistemas de Informação pela Faculdade Cotemig, pós-graduado em Gestão de Saúde Pública e em Engenharia de Software pela PUC Minas, especialista em Machine Learning e mestrando em Engenharia e Gestão de Processos e Sistemas. Membro do Conselho Técnico-científico do BHTec, vice presidente do Conselho da Fundação Mineira de Software e consultor do Instituto Smart City Business America.
Atua na área de TI desde 1999, passando por funções em toda cadeia de produção e gestão: desenvolvedor, analista de BI, engenheiro de software, gerente de projetos, consultor de integração em cenário de dados complexos, diretor de tecnologia e professor de informática e empreendedorismo. Também já foi empresário no setor e conquistou prêmios importantes, como a seleção para Case de sucesso do SEBRAE-MG e MCTIC.

LEONARDO FARES

LEONARDO FARES

Leonardo Fares Menhem possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1978) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982). Atualmente, é Vice-Presidente da Concert Technologies S.A. e Presidente da FUMSOFT – Sociedade Mineira de Software.

LUCIANO REZENDE

LUCIANO REZENDE

Luciano Rezende tem 55 anos, formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), pós-graduado em Medicina Esportiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É casado com Marina e tem dois filhos pequenos (Davi, 9, e Artur, 7). Foi membro do Comitê Olímpico Internacional antidoping.
Foi atleta de remo e representou o Brasil em competições internacionais. Foi vereador de Vitória por quatro mandatos. Secretário de Saúde e de Educação da capital, secretário estadual de Esportes. Foi deputado estadual.
Luciano foi eleito prefeito de Vitória, em 2012, depois de ter vencido os dois turnos das eleições. Em 2016, venceu novamente os dois turnos das eleições para exercer um segundo mandato à frente do Poder Executivo Municipal da capital.

MIGUEL NORONHA

MIGUEL NORONHA

Tem mais de 25 anos de experiência como gestor no setor de infraestrutura, onde desenvolveu toda sua carreira profissional.
Nas fases iniciais de sua trajetória como executivo, estruturou e foi o primeiro gerente do Departamento de Meio Ambiente da Eletropaulo, onde teve a oportunidade de desenvolver diversos projetos relacionados ao sistema de distribuição de energia
elétrica e sua sustentabilidade.
Foi também Diretor da Prática de Infraestrutura na consultoria estratégica Booz & Company, onde liderou vários projetos voltados para o setor, no Brasil e no exterior.
Na Angra Infraestrutura Investimentos – empresa gestora de fundos de private equity que investe inclusive em participações em empresas do setor de energia, atuou no período 2007-2013, sendo responsável pela execução e posterior supervisão de investimentos em empresas de infraestrutura.
Miguel foi membro de conselhos de administração de várias empresas e atualmente é membro do Conselho da BHIP – Belo Horizonte Iluminação Pública S.A., concessionária responsável por IP em Belo Horizonte (MG), projeto no qual participou desde a fase de licitação da PPP até o presente momento, sendo responsável pela supervisão deste investimento representando o acionista-lider BMPI. A BHIP constitui o maior projeto de
PPP de IP implantado no país e se configura como um dos maiores do mundo, tendo já se tornado referência nacional pela qualidade de sua modelagem pública e o desempenho verificado pela empresa em menos de um ano de operações.
Miguel também é Coordenador do Comitê de Iluminação Pública da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base, principal entidade da infraestrutura do país.
Na Brasil IP, atuando com Diretor Executivo, lidera processos de originação, execução de investimentos e gestão da investida BHIP, sempre com foco nas PPPs de Iluminação Pública.

RODOLFO RIBEIRO

RODOLFO RIBEIRO

Mestre em Estratégia e Inovação pela Universidade Nove de Julho com especialização em Inovação e Empreendedorismo e Gestão Cultural, ambas na França, possui mais de 10 anos de experiência em gestão da inovação, tendo protagonizado importantes projetos de impacto no ecossistema brasileiro pela Algar Telecom e pelo SEBRAE-SP.

THOMAZ ASSUMPÇÃO

THOMAZ ASSUMPÇÃO

Engenheiro com cursos de Bioengenharia em Glasgow, Strathclide University e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador e CEO da Urban Systems, consultoria de inteligência de mercado e soluções estratégicas que atuou no seguimento de aviação, no desenvolvimento do plano urbanístico do Aeroporto de Viracopos, na elaboração de Master Plan do Sítio aeroportuário do Galeão, participando da equipe responsável pelo projeto de Master Plan do Aeroporto de Confins e em estudos de dimensionamento de demanda de passageiros e receitas acessórias na segunda e na atual rodada de concessões.

ENCONTRO REGIONAL CENTRO-OESTE - BRASÍLIA/DF

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, tendo sido seu coordenador entre 2005 e 2006.

Desde 1980 é servidor público efetivo, fazendo parte do corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entre 2003 e 2009.

Antes de chegar ao Ministério das Comunicações, exercia desde 2007 a chefia do Centro de Capacitação do INMETRO.

CARLOS VENICIUS FREES

CARLOS VENICIUS FREES

Líder de projeto na Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI para as temáticas de Redes e Cidades inteligentes, onde atua como, desde 2009.
Especializado nas de áreas de Sistema e Tecnologias da Informação e Comunicação-TIC. Possui mais de 20 anos de experiência no setor, sendo 8 anos dedicados para o setor elétrico brasileiro pela ANEEL – Agencia Nacional de Energia Elétrica e 8 anos ao desenvolvimento da indústria brasileira pela ABDI.
Sua titulação é a de – Mestre em Administração pela UNB/DF (aplicação de tecnologias de informação e gestão do conhecimento organizacional); – Especialista em Gestão Estratégica de Organizações pela URI/RS e; – Bacharel em Informática pela PUC/RS.
Suas atividades estão relacionadas ao desenvolvimento da Industria no Brasil pela avaliação, promoção e execução da instrumentos e projetos no contexto de: “Cidades inteligentes” / “Redes Inteligentes”; “Legislação em Tecnologia da Informação e Comunicação”; “Equipamentos, Sistemas e Serviços em TI”; “Microeletrônica, Displays e Semicondutores” e “Conteúdos Digitais”.
É responsável pelo projeto de “AMBIENTE DE DEMONSTRAÇÂO DE TECNOLOGIAS PARA CIDADES INTELIGENTES” em parceria da ABDI com INMETRO, com o objetivo de fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua competitividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.
Desenvolve o projeto de implantação de “LABORATÓRIOS DE FABRICAÇÃO DIGITAL E INTERNET DAS COISAS” a ser implantado em ecossistemas de inovação no Brasil.
Realizou “MAPEAMENTO DA CADEIA FORNECEDORA DE REDES ELÉTRICAS INTELIGENTES NO BRASIL PARA SUBSÍDIOS A POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA”, com a avaliação de cases nacionais e internacionais que impactam no Brasil.
Carlos Frees coordena um grupo de trabalho governamental para desenvolvimento das Redes e Cidades Inteligentes no Brasil, com parceria de instituições públicas e privadas.
Atua com a “Frente parlamentar Mista de apoio ao Desenvolvimento de Cidades Inteligentes”, subsidiando na definição e discussão dos temas relevantes para o Brasil.
É membro da “Camara de IoT” do Ministério da Ciência Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), apoiando o desenvolvimento do “Plano Nacional de IoT” no Brasil.
Colabora com a “Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas” para os temas de promoção da participação das empresas nacionais e desenvolvimento de tecnologias no desenvolvimento de Cidades Inteligentes.
Participou de eventos e levantamentos internacionais nas temáticas no Canada, Portugal, Alemanha, Holanda, Japão, Itália, Espanha, França, Coreia do Sul, Dinamarca e Reino Unido além da avaliação de cases nos EUA, Finlândia, Taiwan e Austrália, entre outros.
Participou como especialista convidado em congressos e workshops para avaliação, debate e definição de estratégias setoriais em áreas e rotas tecnológicas nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Distrito Federal.
Liderou e coordenou o encontro de colaboração internacional entre Brasil e Japão (MDIC x METI) para Eficiência Energética, Conservação de Energia e “Smart Communities”.
Representou o Brasil para as iniciativas de colaboração internacional em Smart Grid entre Brasil x Japão, Coreia do Sul e EUA.

GILBERTO PERRE

GILBERTO PERRE

Engenheiro eletricista pela Universidade de São Paulo – Campus de São Carlos – com especialização em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Foi Diretor Financeiro e Secretário Municipal de Fazenda de São Carlos/SP (2001-2008). Desde março de 2008 exerce a função de Secretário-executivo da Frente Nacional de Prefeitos.

GUILHERME NAVES

GUILHERME NAVES

Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental graduado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Atuou como Coordenador da Unidade Setorial de PPP do Estádio do Mineirão e foi Gerente do Projeto de Infraestrutura da Copa do Mundo, no Governo do Estado de Minas Gerais. Participou da modelagem da concessão de estádios, centros de convenções e parques de exposições e foi responsável pela elaboração do contrato de verificação independente do desempenho das respectivas concessionárias. Na Radar PPP, como sócio, lidera a frente de treinamentos – tendo coordenado a realização de cursos com instituições de ensino como Insper, Fundação Dom Cabral e Católica-Lisbon School of Business & Economics – e também a frente de eventos, como produtor dos principais encontros sobre Parcerias Público-Privadas no calendário brasileiro. Participou da modelagem de projetos do setor de Iluminação Pública, Saúde e Saneamento, entre outros.

JOUBERT FORTES FLORES FILHO

JOUBERT FORTES FLORES FILHO

Engenheiro Eletricista formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1978; Eletrotécnico pelo CEFET-RJ (1973) e MBA em Gerência de Energia da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (2002). No MetrôRio desde 01 de outubro de 1974, exerceu, entre outros, o cargo de Diretor de Engenharia, Gerenciamento e Desenvolvimento; Diretor de Relações Institucionais e Recursos Humanos (2005 a 2011) e, atualmente, trabalha na diretoria do MetrôRio. Joubert também é Presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos), Presidente da Comissão Metroferroviária da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e representante da América Latina do Comitê Mundial de Metrôs da UITP (União Internacional de Transportes Públicos).

MIGUEL NORONHA

MIGUEL NORONHA

Tem mais de 25 anos de experiência como gestor no setor de infraestrutura, onde desenvolveu toda sua carreira profissional.
Nas fases iniciais de sua trajetória como executivo, estruturou e foi o primeiro gerente do Departamento de Meio Ambiente da Eletropaulo, onde teve a oportunidade de desenvolver diversos projetos relacionados ao sistema de distribuição de energia
elétrica e sua sustentabilidade.
Foi também Diretor da Prática de Infraestrutura na consultoria estratégica Booz & Company, onde liderou vários projetos voltados para o setor, no Brasil e no exterior.
Na Angra Infraestrutura Investimentos – empresa gestora de fundos de private equity que investe inclusive em participações em empresas do setor de energia, atuou no período 2007-2013, sendo responsável pela execução e posterior supervisão de investimentos em empresas de infraestrutura.
Miguel foi membro de conselhos de administração de várias empresas e atualmente é membro do Conselho da BHIP – Belo Horizonte Iluminação Pública S.A., concessionária responsável por IP em Belo Horizonte (MG), projeto no qual participou desde a fase de licitação da PPP até o presente momento, sendo responsável pela supervisão deste investimento representando o acionista-lider BMPI. A BHIP constitui o maior projeto de
PPP de IP implantado no país e se configura como um dos maiores do mundo, tendo já se tornado referência nacional pela qualidade de sua modelagem pública e o desempenho verificado pela empresa em menos de um ano de operações.
Miguel também é Coordenador do Comitê de Iluminação Pública da ABDIB – Associação Brasileira de Infraestrutura e Indústrias de Base, principal entidade da infraestrutura do país.
Na Brasil IP, atuando com Diretor Executivo, lidera processos de originação, execução de investimentos e gestão da investida BHIP, sempre com foco nas PPPs de Iluminação Pública.

THOMAZ ASSUMPÇÃO

THOMAZ ASSUMPÇÃO

Engenheiro com cursos de Bioengenharia em Glasgow, Strathclide University e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador e CEO da Urban Systems, consultoria de inteligência de mercado e soluções estratégicas que atuou no seguimento de aviação, no desenvolvimento do plano urbanístico do Aeroporto de Viracopos, na elaboração de Master Plan do Sítio aeroportuário do Galeão, participando da equipe responsável pelo projeto de Master Plan do Aeroporto de Confins e em estudos de dimensionamento de demanda de passageiros e receitas acessórias na segunda e na atual rodada de concessões.

ENCONTRO REGIONAL NORDESTE - SALVADOR/BA

ÁGUEDA MUNIZ

ÁGUEDA MUNIZ

É Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Ceará, especialista em Finanças e Gestão Pública, Mestre e Doutora em Arquitetura e Urbanismo. Desde 2013, atua a frente da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza e divide suas atividades como Professora e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e professora no Mestrado do Centro Universitário 7 de Setembro.

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

AMÉRICO TRISTÃO BERNARDES

Diretor do Departamento de Inclusão Digital da Secretaria de Telecomunicações do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1977), Mestre em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1989). Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Colônia, Alemanha, em 1995. Foi membro da Câmara de Ciências Exatas e Materiais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, tendo sido seu coordenador entre 2005 e 2006.

Desde 1980 é servidor público efetivo, fazendo parte do corpo docente da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Também foi membro do Conselho de Administração da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) entre 2003 e 2009.

Antes de chegar ao Ministério das Comunicações, exercia desde 2007 a chefia do Centro de Capacitação do INMETRO.

ANDRÉ GOMYDE

ANDRÉ GOMYDE

André Gomyde é Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, da Frente Nacional de Prefeitos; Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e Membro do Júri do World e-Government Awards, na Coreia do Sul.

ANDRÉ MOREIRA FRAGA

ANDRÉ MOREIRA FRAGA

Engenheiro Ambiental, pós-graduado com Master of Business Administration (MBA) em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), exerce atualmente a função de Secretário Municipal de Cidade Sustentável e Inovação em Salvador. É o mais jovem membro da equipe da gestão municipal, assumindo a liderança da secretaria em 2014 aos 30 anos e reconduzido em 2016, tendo seu escopo ampliado para inovação e mudanças climáticas. Representa Salvador na Rede C40 de cidades além de integrar o Conselho da Cidade, o Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e Presidir o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Salvador. É o atual coordenador nacional do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27.

ANTÔNIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES NETO – ACM NETO

ANTÔNIO CARLOS PEIXOTO DE MAGALHÃES NETO – ACM NETO

Nascido em Salvador no dia 29 de janeiro de 1979, Antônio Carlos  Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto, é a principal liderança política do Brasil de sua geração. Prefeito reeleito de Salvador com 74% dos votos, transformou a capital baiana em um modelo de administração pública, com a realização de obras estruturantes em todos os 163 bairros da cidade.

Advogado formado pela UFBa (Universidade Federal da Bahia), ACM Neto entrou na vida pública incentivado pelo avô, o senador Antonio Carlos Magalhães (1927-2007), o mais importante nome da política baiana dos últimos 50 anos. ACM Neto foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2003 e, depois, renovou mais duas vezes o mandato, sendo o deputado mais votado da Bahia. Antes, entre 1999 e 2002, foi assessor da Secretaria de Educação da Bahia, à época comandada por Eraldo Tinoco.

Em seu primeiro mandato na Câmara Federal, com apenas 23 anos, ACM Neto ganhou destaque nacional devido à sua participação na CPI dos Correios. Em Brasília, foi Corregedor da Câmara dos Deputados, integrante do Conselho de Ética e líder do partido. Em todas as pesquisas, sempre foi apontado como um dos parlamentares mais influentes do Congresso.

Aos 33 anos, em 2012, foi eleito prefeito de Salvador no segundo turno. Em 2016, Antônio Carlos Magalhães Neto foi reeleito para o cargo de prefeito de Salvador no primeiro turno, com um dos maiores índices de aprovação entre todas as cidades brasileiras.

Com um olhar voltado para o social, a administração de ACM Neto investiu 76% dos recursos do orçamento justamente nas áreas mais carentes. Em março de 2018, assumiu a presidência nacional do Democratas.

BRUNO SCHWAMBACH

BRUNO SCHWAMBACH

Economista formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador do International Car Distibution Program entre 1997 e 2001.

Empreendedor por vocação, atuou por 25 anos no Grupo Parvi, maior grupo de Concessionária de veículos do Brasil.

Membro do Conselho do Porto Digital, do Porto Social e da ARIES (agência responsável pelo planejamento de longo prazo do Recife 500 anos).

Desde 2017, atua como Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente na Prefeitura do Recife.

FÁBIO RIOS MOTA

FÁBIO RIOS MOTA

Baiano, de Salvador, Fábio Rios Mota é advogado, historiador e pecuarista, pós-graduado em processo civil. Atuou como advogado na Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), além da prestação de serviço de consultoria jurídica no setor privado. No setor público, Fábio Rios Mota foi presidente da Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (LIMPURB) em 2006; Secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP) entre 2007 a 2010: Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo entre 2011 a 2014; e Secretário de Urbanismo e Transporte em 2014. Desde janeiro de 2015,quando criada a Secretaria Municipal de Mobilidade, Fábio Rios Mota vem gerindo esta pasta. E também, atual presidente do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Órgãos de Mobilidade, eleito em 27 de abril de 2017.

 

FLÁVIO DE SOUZA MARINHO

FLÁVIO DE SOUZA MARINHO

Doutorando em Modelagem Computacional e Tecnologias Industriais, Mestre em Administração, Pós-graduado em Marketing e Graduado em Publicidade e Propaganda. Possui sólida experiência como executivo, consultor, empreendedor e professor nas áreas de Inovação, Competitividade, Desenvolvimento de Negócios, Empreendedorismo, Criatividade, Marketing e Estratégia. Atualmente, é Gerente de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC.

GUILHERME NAVES

GUILHERME NAVES

Bacharel em Direito, pela Universidade Federal de Minas Gerais e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental graduado pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Atuou como Coordenador da Unidade Setorial de PPP do Estádio do Mineirão e foi Gerente do Projeto de Infraestrutura da Copa do Mundo, no Governo do Estado de Minas Gerais. Participou da modelagem da concessão de estádios, centros de convenções e parques de exposições e foi responsável pela elaboração do contrato de verificação independente do desempenho das respectivas concessionárias. Na Radar PPP, como sócio, lidera a frente de treinamentos – tendo coordenado a realização de cursos com instituições de ensino como Insper, Fundação Dom Cabral e Católica-Lisbon School of Business & Economics – e também a frente de eventos, como produtor dos principais encontros sobre Parcerias Público-Privadas no calendário brasileiro. Participou da modelagem de projetos do setor de Iluminação Pública, Saúde e Saneamento, entre outros.

JOSÉ SÉRGIO DE SOUSA GUANABARA

JOSÉ SÉRGIO DE SOUSA GUANABARA

Economista. Auditor Fiscal do Estado da Bahia. Especialista em Gestão Tributária e em Administração de Negócios (MBA Executivo). Ex Diretor de Administração Tributária do Estado da Bahia. Atualmente exerce a função de Secretário Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo em Salvador.

LUCIANA CAPANEMA

LUCIANA CAPANEMA

Engenheira Química formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestre em Engenharia de Minas e Metalurgia pela mesma instituição. Trabalhou na na Área de Planejamento da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP de 2001 a 2003. Ingressou como funcionária do BNDES em 2003 e atuou no apoio ao Complexo Industrial da Saúde, à Agroindústria e à Inovação. Atualmente, responde pela gerência setorial de saneamento básico.

MIGUEL NORONHA

MIGUEL NORONHA

Diretor da Brasil IP, empresa holding de participações em Equity em empresas e projetos de Iluminação Pública.
Tem mais de 25 anos de experiência como gestor no setor de infraestrutura, onde desenvolveu toda sua carreira  profissional.
Nas fases iniciais de sua trajetória como executivo, estruturou e foi o primeiro gerente do Departamento de Meio Ambiente da Eletropaulo, onde teve a oportunidade de desenvolver diversos projetos relacionados ao sistema de distribuição de energia elétrica e sua sustentabilidade.
Foi também Diretor da Prática de Infraestrutura na consultoria estratégica Booz & Company, onde liderou vários projetos voltados para o setor, no Brasil e no exterior.
Na Angra Infraestrutura Investimentos – empresa gestora de fundos de private equity que investe inclusive em participações em empresas do setor de energia, atuou no período 2007-2013, sendo responsável pela execução e posterior supervisão de investimentos em empresas de infraestrutura.
Miguel foi membro de conselhos de administração de várias empresas e atualmente é membro do Conselho da BHIP – Belo Horizonte Iluminação Pública S.A., concessionária responsável por IP em Belo Horizonte (MG), projeto no qual participou desde a fase de licitação da PPP até o presente momento, sendo responsável pela supervisão deste
investimento representando o acionista-lider BMPI. A BHIP constitui o maior projeto de PPP de IP implantado no país e se configura como um dos maiores do mundo, tendo já se tornado referência nacional pela qualidade de sua modelagem pública e o desempenho verificado pela empresa em menos de um ano de operações.
Miguel também é Coordenador do Comitê de Iluminação Pública da ABDIB – Associação Brasileira de infraestrutura e Indústrias de Base, principal entidade da infraestrutura do país.
Na Brasil IP, atuando com Diretor Executivo, lidera processos de originação, execução de investimentos e gestão da investida BHIP, sempre com foco nas PPPs de Iluminação Pública.

PEDRO ALCANTRA JÚNIOR

PEDRO ALCANTRA JÚNIOR

Graduado em Engenharia Elétrica, com MBA em Gestão Empresarial e em Gestão de Negócios em Energia. Com sólida trajetória no segmento de distribuição de energia, eficiência energética e iluminação pública, especialista no desenvolvimento de Projetos de Parceria Público-Privadas de Iluminação Pública.

ROBERTO SILVA

ROBERTO SILVA

Roberto é Gerente Sênior da EY de Serviços de Consultoria, com foco em planejamento estratégico, tecnologia da informação e gestão de portfolios, programas e projetos.

São 20 anos de experiência com os principais projetos na área de melhoria de  desempenho e tecnologia da informação.  Sua base é o escritório de Salvador e atua como ponto focal em projetos de Governo e Setor Público na Região Nordeste.

RODOLFO RIBEIRO

RODOLFO RIBEIRO

Mestre em Estratégia e Inovação pela Universidade Nove de Julho com especialização em Inovação e Empreendedorismo e Gestão Cultural, ambas na França, possui mais de 10 anos de experiência em gestão da inovação, tendo protagonizado importantes projetos de impacto no ecossistema brasileiro pela Algar Telecom e pelo SEBRAE-SP.

THOMAZ ASSUMPÇÃO

THOMAZ ASSUMPÇÃO

Engenheiro com cursos de Bioengenharia em Glasgow, Strathclide University e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador e CEO da Urban Systems, consultoria de inteligência de mercado e soluções estratégicas que atuou no seguimento de aviação, no desenvolvimento do plano urbanístico do Aeroporto de Viracopos, na elaboração de Master Plan do Sítio aeroportuário do Galeão, participando da equipe responsável pelo projeto de Master Plan do Aeroporto de Confins e em estudos de dimensionamento de demanda de passageiros e receitas acessórias na segunda e na atual rodada de concessões.

ENCONTRO REGIONAL SUL - FLORIANÓPOLIS/SC

ANDRÉ GOMYDE

ANDRÉ GOMYDE

André Gomyde é Presidente da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas, da Frente Nacional de Prefeitos; Membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia da Presidência da República e Membro do Júri do World e-Government Awards, na Coreia do Sul.

EDUARDO KAPLAN BARBOSA

EDUARDO KAPLAN BARBOSA

Eduardo Kaplan Barbosa é economista formado pela UFRJ, com mestrados em planejamento urbano e regional pelo IPPUR/ UFRJ (2010) e políticas públicas e desenvolvimento econômico pela Harvard Kennedy School (2017). Atua no BNDES desde 2006, onde teve experiência com financiamentos a Estados e Municípios no Departamento de Desenvolvimento Urbano e também na avaliação e proposição de políticas para inovação e desenvolvimento regional, como assessor da Presidência. Atualmente trabalha no Departamento de Tecnologia de Informação e Comunicação como coordenador da Frente de Cidades do Estudo de IoT, conduzido em parceria pelo BNDES e MCTIC.

EDUARDO MOREIRA DA COSTA

EDUARDO MOREIRA DA COSTA

Dr. Eduardo Moreira da Costa é fundador e Diretor Presidente da Pi-Academy (www.piacademy.com.br), empresa internacional de consultoria em empreendedorismo e inovação, e diretor do laboratório acadêmico LabCHIS (Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis) na UFSC. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Autor do livro Global E-commerce Strategies for Small Businesses (MIT Press, 2001), escrito e publicado em Inglês e depois traduzido para Chinês e Japonês (2001 a 2003). Criador e coordenador do primeiro MBA em e-Gov do país, o MeGA. Consultor do BID (na área de e-commerce), Banco Mundial (coordenador de avaliação do Programa InfoDev) e do World Economic Forum na área da inovação. Nos EUA, foi “visiting scholar” na Universidade de Harvard de 1997-2002. No Brasil, foi Diretor de Inovação da FINEP (2007-2010), criador dos programas PRIME, JURO ZERO e 14Bis (com forte presença na Casa Brasil em Johannesburgh na Copa 2010 e na Exposição na Embaixada Brasileira durante as Olimpíadas de Londres de 2012); Diretor do CNPq (1993-1997), criador do programa SOFTEX 2000 de incentivo à exportação brasileira de software; Pesquisador do CPqD da TELEBRÁS e consultor do IEL-Nacional (onde escreveu o primeiro manual brasileiro sobre o comércio eletrônico, ainda em 1998) e dezenas de empresas e organizações. Dr. Eduardo Costa é engenheiro eletricista e M.Sc. em Ciência da Computação pela UFMG e Ph.D. em eletrônica pela Universidade de Southampton, na Inglaterra. Membro da Ordem do Mérito Científico do Governo Brasileiro (2010). Conselheiro de entidades e membro do Conselho de Administração de 3 empresas (SENIOR Sistemas – Blumenau, e SABIA e HOPLON – Florianópolis); foi membro do CA do grupo ALGAR. É palestrante conhecido no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação; Empreendedorismo; Cidades Humanas, Inteligentes e Sustentáveis; Novas Políticas Públicas e Organizacionais; e Capital de Risco.

JAMILE SABATINI

JAMILE SABATINI

Jamile Sabatini Marques trabalha na área de Cidades Mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis por meio da Fecomércio/SC, onde atua como Presidente da Câmara de Tecnologia e Inovação. Em esfera nacional, Jamile atua na ABES – Associação Brasileira das Empresas de Software como Diretora de Inovação e Fomento e também é pesquisadora de Pós Doc em Desenvolvimento Baseado no Conhecimento no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC e participa do Laboratório Internacional de pesquisa LabChis de Cidades mais Humanas, Inteligentes e Sustentáveis.

Jamile é doutora pelo EGC/UFSC. A pesquisa tem o foco do Desenvolvimento Baseado no Conhecimento. Fez doutorado sanduíche na Queensland University of Technology – QUT, Austrália. É mestre em Gestão da Inovação pela École de Mines de St-Étienne (França), especialista em gestão de empresas pela Univali e graduada em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Ibero-Americana de Letras e Ciências Humanas. Tem experiência na área de gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, fomento, fundos de investimento, cidades humanas inteligentes e representação institucional. É membro do conselho do International Journal of Knowledge-Based Development (IJKBD) (www.inderscience.com/ijkbd); Membro do Comitê Assessor do Programa Start-up Brasil do MCTIC, participa do grupo de trabalho da Indústria 4.0 do MDIC; compõe a Câmara Brasileira de Tecnologia da Informação da CNC e também membro do Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis/SC.

KEVIN ALIX

KEVIN ALIX

Kevin Alix é gerente comercial sênior da Engie Rio de Janeiro.
Suas graduações incluem financiamento de projetos para energia e infraestrutura – curso executivo da ABDIB (Brasil), programa executivo da Fundação Dom Cabral (brasil), mestre de engenharia civil e planeamento da cidade (MSc) do INSA Rennes (França), bizelor de ciências da ingenharia (BSc) do INSA Rennes (França) e bacharelado científico francês, especialização em matemática.

MARCUS J. ROCHA

MARCUS J. ROCHA

Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura de Florianópolis, Professor universitário, Empreendedor, e Conselheiro da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Tem 22 anos de experiência profissional, é Mestre em Gestão e Inovação em Organizações, MBA em Gestão da Inovação e Bacharel em Ciências da Computação.

THOMAZ ASSUMPÇÃO

THOMAZ ASSUMPÇÃO

Engenheiro com cursos de Bioengenharia em Glasgow, Strathclide University e extensão universitária em Marketing pela Universidade da Califórnia nos Estados Unidos. Fundador e CEO da Urban Systems, consultoria de inteligência de mercado e soluções estratégicas que atuou no seguimento de aviação, no desenvolvimento do plano urbanístico do Aeroporto de Viracopos, na elaboração de Master Plan do Sítio aeroportuário do Galeão, participando da equipe responsável pelo projeto de Master Plan do Aeroporto de Confins e em estudos de dimensionamento de demanda de passageiros e receitas acessórias na segunda e na atual rodada de concessões.

VITOR AMURI ANTUNES

VITOR AMURI ANTUNES

Vitor Amuri Antunes possui ampla experiência na assessoria a entes públicos e privados no âmbito de projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas (PPPs), desde a modelagem à execução contratual. Foi assessor jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, do Ministério da Defesa e do Exército Brasileiro na estruturação da primeira PPP modelada pelo Governo Federal, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), participou da estruturação das Concessões dos Aeroportos Internacionais de Campinas, Brasília, Guarulhos, Galeão e Confins. Especializado em infraestrutura municipal, participou da estruturação de inúmeros projetos de Concessão e PPP nos setores de iluminação pública, gestão de ativos municipais, abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão de resíduos sólidos, mobilidade urbana, unidades educacionais, unidades básicas de saúde, entre outros.

Juntamente com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da Universidade de São Paulo (FIPE-USP), participou da concepção e estruturação jurídica das duas primeiras PPPs para Smart City no Brasil, a serem contratadas pelos Municípios de Itatiba/SP e Guarapuava/PR.

Fundador da SPIn – Soluções Públicas Inteligentes, principal think tank estruturador de projetos de Cidades Inteligentes no Brasil, assim reconhecido por seus Apoiadores Institucionais – dentre os quais o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial), a Caixa Econômica Federal e a Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas.

Autor de “Parcerias Público-Privadas para Smart Cities” (Ed. Lumen Juris), obra de referência para o mercado de Cidades Inteligentes, que conta com o Apoio Institucional do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, da Caixa Econômica Federal e da Frente Parlamentar Mista em Apoio às Cidades Inteligentes e Humanas.

REALIZAÇÃO