a


Don’t _miss

Wire Festival

 

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Nullam blandit hendrerit faucibus turpis dui.

LANGUAGE

O que você está procurando?

Palestrantes

Ana Paula Wickert

Ana Paula Wickert

Cargo: Secretária de Planejamento
Instituição: Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Palestra: “Múltiplos olhares na participação popular: metodologia da revisão do plano diretor de Passo Fundo”


Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura e MBA em marketing FGV. Desde 2013 Secretária de Planejamento na Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Passo Fundo desde 2001. Palestrante na área de planejamento urbano patrimônio histórico.

Andréia Abrahão Sant’Anna

Andréia Abrahão Sant’Anna

Cargo: Coordenadora
Instituição: Smart Campus Newton
Palestra: “Gambiarra não! Solução Criativa (Urbanismo Sustentável nas Cidades)”


Engenheira Química, especialista em Automação Industrial e Engenharia de Segurança do Trabalho. Tem formação em Gestão de Projetos e é certificada como PMP. Trabalha no Centro Universitário Newton Paiva como coordenadora do programa de extensão Smart Campus Newton com desenvolvimento de projetos de inovação para as cidades (Smart Cities).

Caio Esteves

Caio Esteves

Cargo: Fundador
Instituição: Places for us
Palestra: “Cidade Antifrágil”


Arquiteto e urbanista, especialista em place branding. Fundador da places for Us, primeira consultoria especializada em Place Branding do Brasil. Autor do livro “Place Branding”. Coordenador do MBA Marcas, Design e Lugares das Faculdades Integradas Rio Branco. Membro de diversos institutos internacionais.

Carlos Eduardo Pires

Carlos Eduardo Pires

Cargo: CEO
Instituição: Fala Cidadão
Palestra: “Uma Rede Social para o seu Bairro”


Sócio-fundador da agência WPlay Marketing Interativo, onde desenvolveu projetos de interação digital para o Grupo RBS, Lojas Lebes, Pepsi, entre outros, atualmente é o CEO do Fala Cidadão, ferramenta que cria um canal de comunicação entre a gestão publica e a sociedade e tem como objetivo aumentar a eficiência da administração pública, através de um conjunto de serviços para o cidadão.

Carlos Guitti de Souza

Carlos Guitti de Souza

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Vísent
Palestra: “Informações para fins de Mobilidade Urbana de Modo Centralizado, independente de Tecnologia e qualquer momento”


Carlos Guitti atualmente é Diretor Executivo da empresa Vísent, empresa brasileira especializada em soluções de OSS e BSS no negócio em Telecomunicações, presente nas grandes empresas operadoras de telecomunicações. Tem larga experiência na área de estratégia, estudos de viabilidade, negócios e geração de soluções, com ênfase em mobilidade urbana, monetização de dados, customer experience e user experience; experiência em implementação de novas tecnologias de telecomunicações, tendo participado ativamente de todo o processo de telecomunicações móveis no Brasil nos serviços de voz e dados, fixos e móveis.

Cláudio Ricardo Gomes de Lima

Cláudio Ricardo Gomes de Lima

Cargo: Presidente
Instituição: Fundação de Ciência Tecnologia e Inovação – CITINOVA
Palestra: “Fortaleza +Inteligente”


Técnico em Química pela antiga Escola Técnica Federal do Ceará, é graduado em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (UFC) , com mestrado em engenharia civil (saneamento ambiental), também pela UFC, e doutorado em geografia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), foi reitor do IFCE e presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). Foi Secretário Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF). Atualmente é presidente da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação, também na PMF.

Daniel Enrique Castro

Daniel Enrique Castro

Cargo: Professor
Instituição: CEFET-MG
Palestra: “Projeto de Economia Circular para a Reciclagem de Veículos Em Fim de Vida Útil no Estado de Minas Gerais


Engenheiro mecânico-aeronáutico, com doutorado em fractomecânica e fadiga de materiais na Universidade de Karlsruhe-Alemanha. Trabalhou nas áreas de manutenção, produção e projetos em diversas empresas do setor siderúrgico, setor de geração de energia e indústria aeroespacial na Alemanha, Brasil e Argentina. Especialização em TQC (Total Quality Control) na JUSE- Tóquio, Japão. Especialização em Técnicas de Reciclagem de Veículos na IREC (International Recycling Center), Kanazawa-Japão. Experiência prática na implantação de Manutenção Produtiva Total (Total Productive Maintenance), sistemas de manutenção com base na análise de Confiabilidade (RCM), implantação e desenvolvimento de soluções informatizadas nas áreas de gestão de manutenção, análise de confiabilidade e análise de falha. Palestrante internacional com atuação em congressos e seminários na Alemanha, Estados Unidos, Japão, Brasil, Chile e Ecuador.
Atualmente é Professor Titular do CEFET-MG e coordena o Projeto de implantação da primeira planta de reciclagem de veículos em América Latina no Campus II do CEFET-MG e de um Instituto Tecnológico para desenvolvimento de tecnológicas de reciclagem de materiais veiculares em parceria com a JICA (Japan International Cooperation Agency).

Felipi Barros

Felipi Barros

Cargo: Diretor de Estratégia
Instituição: China Fortune Land Development
Palestra: “De cidades fantasma à connected cities: Como a China transformou suas cidades em fundamentos do seu sucesso econômico”


Felipi é Estrategista de Cidades e atua como diretor de estratégia e cooperações da CFLD Internacional, maior incorporadora e operadora de cidades do mundo. Atualmente está desenvolvendo uma cidade de 2.000Ha em Jacarta. Com passagens pela Apple (HQ) e prefeitura de San Francisco, Felipi é graduado em Direito, especialista em Inovação por Stanford, com MBA pela Hult e, com orgulho, Curitibano.

Francisco Albuquerque

Francisco Albuquerque

Cargo: Sócio-cofundador
Instituição: Arco | Hub de Inovação
Palestra: “Smart Cities – A perspectiva do Design Estratégico”


Francisco Albuquerque é Designer Estratégico formado pelo Istituto Europeo di Design, onde também é coordenador e professor. Sócio-cofundador da Arco – Hub de Inovação, especializado na criação e aplicação de programas de cultura criativa e inovação. Atua em projetos de inovação em negócios há mais de 10 anos para grandes marcas. Atualmente tem agitado estudos etnográficos e grupos de discussões em temas como urban design, smart cities, economia de serviços, cultura criativa, tecnologias emergentes e negócios inovadores. Suas principais linhas de estudos são: A cultura do design aplicada às estratégias de negócios e Cidades do Futuro sob a perspectiva do Design Estratégico.

Gabriel Figueiredo

Gabriel Figueiredo

Cargo: Doutorando e mestre
Instituição: FAU-USP
Palestra: “Cidades inteligentes no contexto de metrópoles Latino-americanas”


Doutorando e mestre pela FAU-USP, estuda as práticas projetuais que produzem cenários urbanos futuros. Engenheiro Eletrônico pela POLI-USP, atualmente trabalha na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de SP. Fundou e coordena o Grupo de Cenários Urbanos Futuros da FAU-USP e é membro do grupo de pesquisa RITe: Representações, Imaginário e Tecnologia (CNPq).

Gustavo Maia

Gustavo Maia

Cargo: Fundador e CEO
Instituição: Colab Tecnologia e Serviços de Internet SA
Palestra: “Gamificação para engajamento cidadão”


Gustavo Maia é graduado em Comunicação Social, estudou Advertising Design no Istituto Europeo Di Design em Barcelona, cursou MBA em Marketing na FGV, Certificates in Business Administration no Insper e Criação de Soluções Colaborativas para Governo na Universidade de Harvard. É fundador e CEO do Colab, rede social para cidadania premiada como melhor aplicativo urbano do mundo, top 5 apps de governo e participação do mundo, startup de maior impacto social e maior potencial global pelo BID. Em 2017, pelo Colab, foi selecionado pelo Departamento de Estado Americano no Unreasonable Goals, processo de aceleração para16 empresas do mundo selecionadas por trabalharem pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O Colab tem 200.000 usuários no Brasil e 100 prefeituras como parceiras. Gustavo é Empreendedor de Impacto Social pela Endeavor; representando o Colab, em 2014, foi eleito Cidadão Sustentável de São Paulo pela CBN, Catraca Livre e Rede Nossa São Paulo, é Empreendedor Cívico da RAPS (Rede de Ação Política pela Sustentabilidade) e membro do Movimento Agora!

Isaque Regis Ouverney

Isaque Regis Ouverney

Cargo: Economista
Instituição: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Palestra: “Oportunidades para concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) no RJ”


Economista graduado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), graduando em Direito pela Universidade Estácio de Sá.
Economista na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e assessor do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Firjan. Experiência em competitividade industrial, infraestrutura e logística.
Coautor dos livros “Gargalos e soluções da infraestrutura de transportes” (IBRE/FGV), e “Mobilidade urbana sobre trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião” (ANPTrilhos).

Ivan Marques

Ivan Marques

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Instituto Sou da Paz
Palestra: “Cidades Seguras – Segurança Pública integrada e conectada”


Ivan Marques é advogado, formado pela PUC-SP, mestre em Relações Internacionais pela Unicamp e Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Science. Sua vida profissional intercalou passagens entre o setor público e privado trabalhando temas de relações institucionais, planejamento, segurança pública e direitos humanos. Nessa trajetória, contribuiu com a Prefeitura de São Paulo, Presidência da República, Amcham e Companhia Siderúrgica Nacional.  Desde 2014 é Diretor-Executivo no Instituto Sou da Paz.

Jean Mattos Duarte

Jean Mattos Duarte

Cargo: Secretário Municipal
Instituição: Prefeitura de Belo Horizonte
Palestra: “PBH APP – Plataforma móvel de relacionamento da Prefeitura de Belo Horizonte com o cidadão”


Secretário Municipal Adjunto de Planejamento, Orçamento e Gestão, e Subsecretário de Modernização da Gestão. Mestre em Administração Pública, MBA em Gestão Estratégica de Projetos e graduado em Administração com Habilitação em Negócios Internacionais. Empregado de carreira do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). Já ocupou outros cargos de direção no Governo do Estado de Minas Gerais nas áreas de Logística, Gestão de Projetos, Planejamento e Orçamento, atua também como Professor de cursos de graduação e pós graduação.

Juliana Mari Sakai

Juliana Mari Sakai

Cargo: Diretora de operações
Instituição: Transparência Brasil
Palestra: “Engajamento e participação cívica para melhoria da educação”


Diretora de operações da Transparência Brasil. Formada em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo e mestre em ciência política pela Leuphana Universität Lüneburg. Atuou junto ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Timor-Leste e à Transparency International.

Laís Rocha Leão

Laís Rocha Leão

Cargo: Diretora Executiva
Instituição: inCities
Palestra: “Como promover espaços urbanos e cidades mais seguros e inteligentes sob a perspectiva de gênero?”


Laís Leão é Arquiteta Urbanista, especialista em Administração Pública e Diretora Executiva da inCities – Rede para Cidades Inclusivas, que promove conexões em prol de cidades mais seguras para as mulheres. Representante brasileira no Programa de Jovens Líderes da Comissão Europeia de 2018, atua como consultora e palestrante em urbanismo e gênero, cidades inteligentes e liderança feminina.

Leonardo Tavares Ribeiro

Leonardo Tavares Ribeiro

Cargo: Mestre em Economia
Instituição: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Palestra: “Análise de viabilidade para Parcerias Público-Privadas (PPPs) de Saneamento Básico”


Economista graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de Economia Industrial.
Experiência em temas como Concessões e Parcerias Público-Privadas, Saneamento Básico, Infraestrutura de Transportes e Localização Industrial.
Atuação como coautor no livro “Mobilidade Urbana sobre Trilhos na ótica dos grandes formadores de opinião”, publicado pela ANPTrilhos, participando da elaboração do capítulo “Benefícios socioeconômicos do transporte de passageiros sobre trilhos”.

Luã Fergus Oliveira da Cruz

Luã Fergus Oliveira da Cruz

Cargo: Assistente de pesquisa
Instituição: Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS) da FGV DIREITO RIO
Palestra: “Governança de Dados em Cidades Inteligentes no Brasil”


Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense. Realizou intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa (NOVA) em Portugal (2016-2017). Atualmente é assistente de pesquisa do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO (CTS/FGV).

Luis Fernando Villaça Meyer

Luis Fernando Villaça Meyer

Cargo: Diretor de Operações
Instituição:Instituto Cordial
Palestra: “Mobilidade segura baseada em evidências”


Diretor de Operações do Instituto Cordial, arquiteto e urbanista graduado e mestrando pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, foi membro do Conselho Municipal de Política Urbana e assessor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, onde coordenou a elaboração dos Planos Regionais das Subprefeituras.

Marcos Boffa

Marcos Boffa

Cargo: Diretor
Instituição: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A – Belotur
Palestra: “Apresentação dos resultados do Laboratório de Experimentação do Carnaval de Belo Horizonte 2019”


Em Breve.

Maeva Dang

Maeva Dang

Cargo: Assistente de pesquisa e ensino
Instituição: UNIRIO & TUWIEN
Palestra: “Cultivando a paisagem da cidade do Rio de Janeiro”


Maeva é pesquisadora e Ph.D. estudante na Universidade de Tecnologia de Viena. Em 2018, no Laboratório de Aplicações Econômicas (UNIRIO), investigou o potencial de integração da agricultura de cobertura na cidade do Rio de Janeiro. Seu trabalho se concentra em soluções baseadas na natureza em design urbano.

Maria Águeda Muniz

Maria Águeda Muniz

Cargo: Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente
Instituição: Prefeitura Municipal de Fortaleza
Palestra: “Fortaleza Cidade Competitiva E Fortaleza Online: um novo olhar do licenciamento urbano e ambiental”


Cearense, de Fortaleza, Águeda Muniz, ao ingressar na faculdade de arquitetura nas disciplinas de urbanismo, entendeu que gostava mesmo era de trabalhar no “fazer cidade”, de fazer com que  as pessoas se sentissem melhor na sua cidade. E foi assim, que ao se graduar em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalhou na elaboração e coordenação de planos diretores municipais, planos de desenvolvimento regional, planos de governo e no gerenciamento de programas financiados por agências de fomento internacionais. Concomitantemente, sempre buscou aprimorar seus conhecimentos em cidade, seja na especialização em Finanças e Gestão Pública; seja no Mestrado e Doutorado em Arquitetura e Urbanismo, ambos com linha de pesquisa voltada para Urbanização e Políticas Públicas, tendo como objeto destas pesquisas a cidade de Fortaleza. Compõe, desde 2013, a equipe do Prefeito Roberto Cláudio a frente da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza (SEUMA), secretaria que tem por missão planejar e controlar o ambiente natural e o ambiente construído da cidade de Fortaleza. Além de compor a equipe do Prefeito Roberto Cláudio, divide suas atividades como Professora e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e ministra a disciplina Propriedade Urbana e Direito à Cidade no Mestrado em Direito do Centro Universitário 7 de setembro (UNI7).

Maria Andrea Triana

Maria Andrea Triana

Cargo: Coordenadora técnica
Instituição: Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS
Palestra: “Cidades Eficientes: O potencial de sustentabilidade na gestão dos edifícios públicos”


Maria Andrea Triana, arquiteta, mestre em arquitetura e doutora em engenharia civil pelo LabEEE-UFSC. Há mais de uma década trabalha como consultora e pesquisadora nas áreas de eficiência energética e arquitetura bioclimática. Coordenadora técnica do Projeto Cidades Eficientes, iniciado em 2018, pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS).

Mariane Silva de Castro

Mariane Silva de Castro

Cargo: Advogada e Mestranda em Direito Administrativo
Instituição: Universidade de Lisboa
Palestra: “A regulação das Smart Cities: Estudo comparado entre Brasil e Alemanha”


Advogada e Mestranda em Direito Administrativo na Universidade de Lisboa. Áreas de interesse: Inovação, Smart Cities e Governança.

Osni Augusto Souza da Silva

Osni Augusto Souza da Silva

Cargo: Secretário de Ciência e Tecnologia do Município de Piraí – RJ
Instituição: Prefeitura Municipal de Pirai
Palestra: “Piraí cidade inteligente e conectada.”


Graduado em projetos e gestão em redes de computadores, Pós-graduado em Gerencia segurança e tecnologia de redes convergentes, pela UNIFOA. Pós -MBA em administração pública e gerência de cidades, pela UNINTER. Atua como professor do curso de Sistemas de Informação do UNIFOA, Funcionário de Carreira da Prefeitura Municipal de Piraí e está secretário de Ciência e Tecnologia do Município de Piraí – RJ nas gestões 2013-2016 e 2017-2020.

Oswaldo Sanchez Júnior

Oswaldo Sanchez Júnior

Cargo: Pesquisador
Instituição: Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo – IPT
Palestra: “Harmonizando Gestão Energética com os ODSs no Plano Diretor Municipal”


Doutor em Ciências – Área de Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – IEE/USP, mestre em Tecnologia Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT e graduação (Bacharelado) em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo – IFUSP. É pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo, tem experiência na área de Física Aplicada e Engenharia Elétrica, com ênfase em aplicações para tecnologias de iluminação e usos finais de energia elétrica. Atua principalmente na área de caracterização e desenvolvimento de produtos, materiais e instalações com aplicação de conceitos de Avaliação do Ciclo de Vida e Ecoeficiência. Desenvolve trabalhos visando sustentabilidade urbana para usos finais de energia elétrica.

Pedro Lira

Pedro Lira

Cargo: Arquiteto e Urbanista
Instituição: Natureza urbana Planejamento Integrado
Palestra: “Parcerias público privadas como ferramenta de implantação, desenvolvimento e implantação de parques e espaços urbanos”


Pedro Lira é arquiteto e urbanista com mais de 15 anos de experiência no brasil e exterior. Possui ampla experiência no planejamento e projetos de equipamentos públicos, atrativos turísticos, parques urbanos e naturais, tendo participado de projetos relevantes no setor nos últimos anos.

Rafael Jó Girão

Rafael Jó Girão

Cargo: Diretor Executivo
Instituição: Instituto Agir Ambiental
Palestra: “Compostagem caseira incluída no IPTU Verde de Sertãozinho (SP)”


Gestor ambiental e mestre em políticas públicas pela USP/ESALQ, atualmente é Diretor Executivo do Instituto Agir Ambiental e consultor da Fundación Avina. No poder público, desenvolveu trabalhos com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de SP, os ministérios da Integração Nacional e do Meio Ambiente, e os Programas das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente).

Regiane Relva

Regiane Relva

Cargo: Diretora de Pesquisa & Extensão e Coordenadora Geral SCF
Instituição: UNIFACENS/ Smart Campus FACENS
Palestra: “Inovação na Educação: Como preparar a próxima geração para desenvolverem as Cidades Inteligentes, Humanas e Sustentáveis”


Coord.Geral Smart Campus FACENS. CEO VIP-Systems Informática. Professora Universitária (MBA: FGV, FIA, ESALQ, FDC e USP). Palestrante internacional. Consultora de inovação e tecnologias aplicadas aos negócios e às cidades inteligentes. Doutorado, mestrado, além de 5 pós-graduações em TIC e negócios.

Renato Atanazio

Renato Atanazio

Cargo: Coordenador
Instituição: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza
Palestra: “Soluções baseadas na Natureza para segurança hídrica”


Gestor Ambiental, Especialista em Geoprocessamento e Mestre em Planejamento e Governança Pública. Atualmente coordena a área de Soluções baseadas na Natureza (SbN) na Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com foco em recursos hídricos, governança ambiental e políticas públicas. Atua na produção de conteúdo técnico, elaboração de métodos e articulação em redes para que natureza seja considerada nas estratégias públicas e privadas, como solução a problemas sociais e econômicos.

Roberto Speicys Cardoso

Roberto Speicys Cardoso

Cargo: Fundador
Instituição: Scipopulis
Palestra: “Monitoramento em tempo real de emissões atmosféricas do transporte público (Urbanismo sustentável nas cidades)”


Roberto Speicys Cardoso é fundador da Scipopulis. Phd em Ciência da Computação pela Universidade de Paris 6-Sorbonne Universités e Mestre em Ciência da Computação pela USP. Trabalha com análise de dados de transporte há 5 anos. É membro dos comitês de Intelligent Transport Systems da ANTP e da UITP.

Saide Kahtouni

Saide Kahtouni

Cargo: Consultora para projetos ambientais
Instituição: Conecticidade – Laboratorio de Cidades, Tecnologia e Urbanismo – Escola Politécnica da Usp
Palestra: “Modelagem sistêmica para cidades inteligentes na interação entre Urbanismo e tecnologias”


Arquiteta Urbanista, FAUUSP, 1986. Ex-Presidente Nacional da ABAP-Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (2009-2011). É Diretora técnica da LPK Arquitetura e Urbanismo desde 1994. Membro do Grupo de pesquisa CONECTICIDADE – Laboratório de Cidades, Tecnologia e Urbanismo (POLI-USP / PRO), coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Pessoa e do NUTAU-USP, onde atua como Consultora para projetos ambientais, desde 2015. Com mais de trinta anos de experiência acadêmica e profissional atua em diversos organismos e instituições na área ambiental e paisagística, é membro de diversas instituições e conselhos, inclusive consultora e pareceirista de periódicos científicos. Já publicou diversos artigos científicos em sua área de atuação.

Thomas Strasser

Thomas Strasser

Cargo: Diretor de Inovação e PPP
Instituição: Fundação Ezute
Palestra: “Cooperação entre organização da sociedade civil e administração pública para apoiar a estruturação e modelagem de projetos de concessão e/ou PPP em saneamento, com “funding” da iniciativa privada.”


Diretor de Inovação e PPP da Fundação Ezute, tem formação em Engenharia Elétrica, com mestrado em Informática – Eng.da Computação, especialização em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica e a certificação internacional Certified Public-Private Partnership Professional – Foundation.

Tomas Martins

Tomas Martins

Cargo: CEO
Instituição: Tembici
Palestra: “Intermodalidade – Integrando o sistema de bicicletas compartilhadas ao transporte público”


Tomás Petti Martins, 32 anos, CEO da Tembici, empresa líder em compartilhamento de bicicletas na América Latina, com entrada recente também no mercado de patinetes elétricos compartilhados. A principal área de atuação da empresa é o planejamento, implantação e operação logística de sistemas de bicicletas e patinetes compartilhados e de estacionamentos de bikes. Presente em 17 cidades, e países como Chile e Argentina, a Tembici contabiliza 34 projetos e mais de 3.5 milhões de usuários, desde sua fundação em 2010. Formado em Relações Internacionais pela Fundação Álvares Penteado/SP (FAAP), Tomás é membro do conselho do Instituto de Formação de Líderes desde 2014.

William Figueiredo

William Figueiredo

Cargo: Gerente de Sustentabilidade e Infraestrutura
Instituição: Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan)
Palestra: “Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF): ferramenta de avaliação de riscos financeiros para Parcerias Público-Privadas (PPPs) municipais”


Economista, especialista em Rio de Janeiro. Há 13 anos na FIRJAN – Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, Gerente de Sustentabilidade e Infraestrutura. Em 2012, participou da estruturação do IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal, ferramenta de acompanhamento da capacidade financeira dos municípios brasileiros.

Wilson Levy Braga da Silva Neto

Wilson Levy Braga da Silva Neto

Cargo: Diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis
Instituição: Universidade Nove de Julho
Palestra: “Cidades Inteligentes e Sustentáveis: conceitos e perspectivas para as cidades brasileiras”


Wilson Levy é advogado, doutor em Direito Urbanístico pela PUC-SP, com pós-doutorado em Urbanismo pelo Mackenzie. É membro efetivo da Comissão de Direito Urbanístico da OAB-SP e diretor do programa de pós-graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da UNINOVE.

Zilmara Aparecida Guilherme Ribeiro

Zilmara Aparecida Guilherme Ribeiro

Cargo: Diretoria de Vigilância Sanitaria
Instituição: Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte Horizonte
Palestra: “Simplificação do Processo de Emissão de Alvará de Autorização Sanitária Em Belo Horizonte”


Graduada em história pelo UNI-BH e especialista em Vigilância Sanitária e Epidemiológica pela UNAERP-SP. Certificação em planejamento e gerenciamento em vigilância sanitária pela UFMG e Fundação Dom Cabral. Atuou como coordenadora e gerente de vigilância sanitária e atualmente exerce o cargo de Diretora de Vigilância Sanitária de Belo Horizonte.

PATROCÍNIO DIAMANTE

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO APOIO

PARCEIROS ESTRATÉGICOS

APOIO INSTITUCIONAL ESTRATÉGICO

APOIO INSTITUCIONAL

REALIZAÇÃO

EVENTO PARALELO